Buscar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃ AULA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – AULA II
A HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO
Podemos citar como principais orientações metodológicas relativas à produção do conhecimento histórico produzidas pela concepção dos Annales:
Resposta correta: A passagem da "história-narração" para a "história-problema". O contato e debate com outras ciências sociais. A ampliação da noção de fonte para além da escrita.
Em 1929, a História recebe uma grande contribuição com o chamado grupo dos Annales. Assinale a única opção que NÃO apresenta ideias compatíveis com os Annales: 	
 Resposta correta: Os Annales priorizaram descrever o documento em si ao invés de problematizá-lo.
A história da educação é uma disciplina, ou melhor, uma área de conhecimento, que busca compreender os processos que envolvem o desenvolvimento educacional no tempo e no espaço. Ao longo do tempo a própria disciplina transformou-se e incorporou elementos analíticos de outras áreas de conhecimento. Esta compreensão se deu principalmente a partir da chamada Escola dos Annales. A linha historiográfica pode ser entendida como sendo:
Resposta correta: Uma disciplina que busca analisar o passado a partir das fontes disponíveis, ampliando estas fontes a qualquer vestígio documental, seja ele escrito, pictórico, oral entre outros. Estabelece um diálogo permanente com outras ciências como a geografia, a sociologia, a antropologia, a matemática e com qualquer área que possa contribuir para a construção histórica.
História, termo da origem grega, cujo significado é buscar, investigar. Não existe um entendimento único quanto ao termo história, porém, há uma aceitação de que a história é a "ciência da mutação e da explicação dessa mudança". O texto refere-se a: 
Resposta correta: Jacques Le Goff.
	
Uma nova concepção de história surge a partir das pesquisas efetuadas por historiadores franceses e criada em 1929 por Marc Bloch e Lucien Febvre que compreendem a história como uma ciência em constante construção; em que as fontes históricas devem ir além dos documentos escritos e buscam, além de narrar, explicação dos fatos históricos contando com o auxílio de outras ciências. Assinale a alternativa que se refere à concepção tratada na afirmativa acima.
Resposta correta: Escola dos Annales
	
Assinale a afirmação correta referente à comunidade primitiva.
Resposta correta: O principal objetivo da educação nas comunidades primitivas era a adaptação do sujeito aos ambientes físico e social. Através da educação, a criança era 
De acordo com as concepções positivistas a história é vista de uma forma específica. Assinale a alternativa que se relaciona com as ideias do positivismo.
Resposta correta: Os fatos se explicam por si só, não precisam de interpretações e valoriza-se os vencedores, heróis, militares e políticos na narrativa histórica.
	
Na interseção entre História e Educação podemos identificar como elementos característicos os seguintes aspectos:
I. Através da Educação se mantém viva a memória de um povo, através exclusivamente do estudo da trajetória dos indivíduos letrados dessa sociedade.
II. As questões educacionais não devem ser concebidas como um fenômeno neutro, mas sim engendradas nas relações sociais e históricas.
III. No século XIX é que vamos contar com uma produção sistemática de historiadores sobre os fatos da educação e seus condicionantes econômico-sociais.
Assinale a opção que apresenta a (s) afirmativa (s) correta (s)
Resposta correta: Somente as afirmativas II e III estão corretas.

Outros materiais