Buscar

A Antropologia estuda o homem e suas caracterisiticas de evolução

Prévia do material em texto

A Antropologia estuda o homem e suas caracterisiticas de evolução
Ela procura a ligação entre o homem moderno com seus ancestrais, baseado nisso houve um grande interesse pelo homem primitivo referente aos seus costume, caracteristicas e cultura
Baseado nesses estudos chegaram a seguinte conclusão que o homem é uma criação da natureza e não de Deus
http://antropo-rp.blogspot.com.br/2012/08/etnocentrismo-e-relativismo-cultural.html
Um indivíduo etnocêntrico considera as normas e valores da sua própria cultura melhores do que as das outras culturas. Isso pode representar um problema, porque frequentemente dá origem a preconceitos e ideias infundamentadas.
Uma visão etnocêntrica demonstra, por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente, originando em seus casos mais extremos, atitudes preconceituosas, radicais e xenófobas.
o etnocentrismo tem uma vertente de confronto
Na Unidade I, o nosso objetivo reside em investigar de que maneira a Antropologia, baseando-se na diversidade cultural existente entre os seres humanos, opõe-se à perspectiva etnocêntrica. Enquanto a primeira enxerga a diferença de maneira positiva, a segunda parte do princípio de que certas sociedades ou culturas são mais “civilizadas” ou “evoluídas” que outras. Como você enxerga essa questão? Existem de fato diferenças entre grupos que precisam ser entendidas como sinônimo de superioridade ou inferioridade?
Na minha visão mesmo se tratando de culturas diferentes seja ela superior ou inferior as pessoas não devem achar que a sua cultura é melhor que a outra e com isso descriminar tal, na verdade cada pessoa tem que enxergar a sua cultura de uma forma diferente e não achar que pelo fato de você ser de um país pobre isso irá influenciar na sua cultura. Existe na verdade formas diferentes de se pensar e temos a obrigação de entender isso e não ver as pessoas que tenham culturas diferentes como rivais, existe sim diferenças mas não que isso seja enxergado como uma superioridade ou inferioridade,.
Tem que haver sempre o respeito porque cada país, região, pessoas, povos tem a sua própria cultura que é uma coisa passada muitas vezes dos pais para os filhos uma coisa que vem dos seus descendentes, um exemplo claro são os índios que tem a sua própria cultura seja nas suas vestimentas ,na sua linguagem própria, caça, pesca, vivem com bem menos recursos que uma pessoa que vive em uma cidade grande que tem outros hábitos. Cabe a essas pessoas respeitar esse modo de vida até porque quando você viaja para um outro país você querendo ou não acaba tendo que aceitar ou adaptar-se aquele tipo de cultura e hoje em pleno século XXl o que se houve bastante são pessoas que querem sair do seu país de origem para conhecer novas culturas.
http://antropo-rp.blogspot.com.br/2012/08/etnocentrismo-e-relativismo-cultural.html

Continue navegando