Buscar

Aula 4 Infanticidio

Prévia do material em texto

Direito Penal III
Aula 4
Infanticídio
Artigo 123 CP
O que é o infanticídio?
Princípio da especialidade e o infanticídio
Obs: é classificado como uma forma especial de homicídio
Não cabe a lei 9.099
Sujeitos do crime: 
Sujeito ativo: a mãe – crime próprio –no estado puerperal
Concurso de agentes = maioria doutrinária reconhece, fundamento do artigo 30 CP –divergência da doutrina por parte dela considerar o estado puerperal condição personalíssima da mãe (para essa corrente, o que auxilia responde por homicídio) = Noronha afirma que o estado puerperal condição especial e como tal se comunica (artigo 30 CP)
 “Elementares são os dados fundamentais de uma conduta criminosa. São os fatores que integram a definição básica de uma infração penal. No homicídio simples (CP, art. 121, caput), por exemplo, as elementares são “matar” e “alguém”.
Circunstâncias, por sua vez, são os fatores que se agregam ao tipo fundamental, para o fim de aumentar ou diminuir a pena. Exemplificativamente, no homicídio, que tem como elementares “matar” e “alguém”, são circunstâncias o “relevante valor moral” (§ 1ª), o “motivo torpe” (§ 2º, I) e o “motivo fútil (§ 2ª II), dentre outras.
Três situações em analises:
A parturiente e o médico executam o núcleo (co autores do infanticídio)
A parturiente, auxiliada pelo médico; executa o verbo; (ambos respondem por infanticídio porem o médico na qualidade de participe; 
O médico induzido pelo parturiente, executa o verbo. Divergência: Respondem por homicídio autor e participe, para uma linha Damásio, Delmanto respondem por infanticídio para outra linha Frederico Marques respondem por homicídio e infanticídio.
Sujeito passivo é o ser humano durante ou logo após o parto. Vida biológica.
Erro sobre a pessoa: não isenta o agente de pena (artigo 20 § 3º)
Conduta: Causar a mãe a morte do filho, durante ou logo após o parto (elemento cronológico) sob influência do estado puerperal (elemento etiológico)
A morte pode ser causada de forma livre por ação ou omissão.
Tempo : e elemento constitutivo do tipo: Antes é aborto e se não se observar o logo após será homicídio.
Para alguns autores logo após pode consistir em um tempo entre inicio do parto até o retorno da mulher ao estado pre-gravidez.
Analisado por médicos
Dependo do caso poderá a mulher ser aplicado a causa de exclusão de culpabilidade do artigo 26, caso seja demonstrado que o grau de desiquilíbrio manifestamente é de saúde.
Voluntariedade:
Dolo
E qual a consequência de uma mae que sob o efeito de estado puerperal mata imprudentemente seu filho?
1 corrente: fato atípico (Damásio)
2 corrente: responde por homicídio culposo (Bittencourt, Capez, Hungria)
Consumação e tentativa:
Com a morte
É possível tentativa.
Ação Penal: Pública incondicionada

Continue navegando