Buscar

Trabalho de Contabilidade de Custos

Prévia do material em texto

Trabalho de Contabilidade de Custos
ABC (Activity Based Costing)
Nome: Felipe Ewerton de Oliveira Rodrigues
N° USP: 8966090
Questões
O que é o ABC?
É um método de custeio onde os custos são separados por atividades, a principal função de uma atividade é converter recursos (material, mão-de-obra e tecnologia) em produtos e serviços. Para cada atividade são descritas seus custos e seu desempenho (tempo e qualidade). Dessa forma, o critério de rateio dos custos indiretos é de acordo com quantidade de recursos gastos em cada atividade.
Com isso, é possível se determinar quais são os produtos subcusteados e quais são os supercusteados, possibilitando uma melhoria nas decisões gerenciais.
Qual a diferença do ABC, em relação ao Absorção e o Variável?
O ABC rateia os custos indiretos de acordo com as atividades que são necessárias para a produção do bem ou serviço, enquanto que o custeio por Absorção rateia com base em outros critérios como por exemplo mão-de-obra, matéria prima ou energia consumida e também, no custeio por absorção, os custos indiretos podem ser rateados entre os departamentos da empresa podendo seguir os mesmos critérios citados anteriormente. 
Já o custeio variável considera os custos indiretos como despesas, pois são tidos mais como um custo para que a empresa possa realizar suas atividades do que um custo para obtenção do bem ou serviço e também porque esses custos independem se a empresa está produzindo ou não, por exemplo, o aluguel é pago independente se a empresa produziu ou não e se produziu não depende da quantidade produzida.
Para qual realidade empresarial o ABC se torna mais adequado?
Com o surgimento da globalização da economia, as empresas evoluíram para a produção de enormes variedades de produtos personalizados e com alta uso da tecnologia. 
Além disso a nova abordagem da administração, voltada para a máxima produtividade e à necessidade de maior controle sobre os custos indiretos, que hoje são muito mais significativos.
Nessa realidade, as empresas nas quais os custos indiretos constituem a maior parte dos seus gastos o ABC se torna mais adequado, por exemplo, uma empresa que produz processadores para computador, seus custos diretos são muito baixos, mas seus custos indiretos como por exemplo, a tecnologia, são altíssimos. 
Desse modo, separar os custos entre as atividades revela informações mais muito mais relevantes e menos distorcidas para os fins gerencias.
Bibliografia: 
Contabilidade de Custos - Elizeu Martins, Ed. 9.
O uso do custeio baseado em atividades - ABC (Activity Based Costing) nas maiores empresas de Santa Catarina - Ilse Maria Beuren; Ari Roedel

Continue navegando

Outros materiais