Buscar

Aula_02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Cultura Empreendedora
Prof. Alcebiades Dantas LÔBO Junior
Aula 2
OBJETIVO DESTA AULA
1. O Processo Empreendedor
2. O Histórico do Empreendedorismo
3. Empreendedorismo no Brasil e no Mundo
2
O Processo Empreendedor 
A decisão de tornar-se empreendedor pode também ocorrer aparentemente por acaso. Isso pode ser testado fazendo-se uma pergunta básica a qualquer empreendedor que você conhece: o que o levou a criar sua empresa? Não se surpreenda se a maioria das respostas for: não sei, foi por acaso... Na verdade, essa decisão ocorre por fatores externos, ambientais e sociais, por aptidões pessoais ou devido a um somatório de todas essas condições, que são críticas para o surgimento e o crescimento de uma nova empresa.
3
Principais fatores...
  FATORES PESSOAIS: Auto-realização, valores pessoais, preferências, educação, experiência, insatisfação com o trabalho, demissão, idade.
  FATORES SOCIOLÓGICOS: Networking, equipes, influência familiar, modelos de sucesso.
  FATORES AMBIENTAIS: Oportunidade, impulso criativo, competição, recursos, políticas públicas.
  FATORES ORGANIZACIONAIS: disponibilidade de equipe, estratégia, estrutura, cultura, produtos & serviços entrantes ou inéditos.
4
Fases do Processo Empreendedor
Reunidos esses fatores (ou boa parte deles), podemos então entender as fases do processo empreendedor: 
 
1. Identificar e avaliar a oportunidade;
 
2. desenvolver o plano de negócios;
 3. determinar e captar os recursos necessários;
4. gerenciar a empresa criada. 
5
Fases do Processo Empreendedor
IDENTIFICAR E AVALIAR AS OPORTUNIDADES: 
Criação e abrangência da oportunidade; 
Valores percebidos e reais da mesma; 
Riscos e retornos; 
Oportunidade X habilidades e metas;
Situação dos competidores.
6
Fases do Processo Empreendedor
GERENCIAR O EMPREENDIMENTO:
Estilo de gestão
Fatores críticos de sucesso
Identificação de problemas atuais e potenciais
Implementação de sistemas de controle
Profissionalização da gestão
Entrada em novos mercados
Marketing
7
Fases do Processo Empreendedor
DESENVOLVER O PLANO DE NEGÓCIO:
 
Sumário executivo
Conceituação do empreendimento
Equipe de gestão
Mercado e competidores
Marketing e vendas
Estrutura e operação
Análise estratégica
Plano financeiro
Apêndices e anexos
8
Fases do Processo Empreendedor
PLANO DE VIABILIDADE ECONÔMICA E CAPTAR RECURSOS:
Recursos pessoais
Recursos de amigos e parentes
Angels
Capitalistas de risco (investidores)
Bancos 
Incubadoras
Governo
9
O histórico do empreendedorismo
 Dornellas (2005), faz uma análise histórica do empreendedorismo segundo o uso das diferentes definições da palavra empreendedorismo em diferentes épocas da humanidade.
10
O histórico do empreendedorismo
 1.	Marco Pólo (1254 a 1324): 
 Marco Pólo, juntamente com o seu pai, Nicolau Polo, e o seu tio, Matteo, foi uma das primeiras pessoas do mundo ocidental a percorrer a Rota das Sedas (Wikipédia, 2009). Para tanto, Marco Pólo pegava a mercadoria daqueles que no futuro receberiam o nome de capitalista, e as vendia durante a execução da sua rota. Ao fazer isso Marco Pólo estava assumindo a posição de um empreendedor, que como vimos nas definições ele foi arrojado, organizou e gerenciou um negócio de risco visando lucro.
11
O histórico do empreendedorismo
 2.	Idade Média:
 Nesta época o empreendedor não assumia muitos riscos e apenas tinham por responsabilidade a gerência de projetos de produção que eram financiados por dinheiro de terceiros.
12
O histórico do empreendedorismo
 3.	Século XVII e XVIII: 
 
 Em XVII Richard Cantillon definiu pela primeira vez a diferença entre empreendedor (aquele que assumi riscos) e capitalista (aquele que fornece o capital) e essa diferença ganhou força no século XVIII.
13
O histórico do empreendedorismo
 4.	Séculos XIX e XX:
 Nestes séculos grandes confusões começaram a se configurar no que tange o administrador e o empreendedor. Donerllas (2005) diz: “todo empreendedor necessariamente deve ser um bom administrador, nem todo bom administrador é um empreendedor”, ou seja, o empreendedor é um administrador com algumas características adicionais, como por exemplo assumir riscos calculados.
14
O Empreendedorismo no Mundo e seu significado
 Segundo Salim e Silva (2009), o empreendedorismo vem crescendo no mundo inteiro e, mais que isso, cada vez mais é tratado como uma questão fundamental para a realização das pessoas (visão dos humanistas) e para o desenvolvimento econômico (visão dos economistas). Dentro dessa ótica é que o Empreendedorismo vem obtendo maior apoio de governos, universidades e da sociedade em geral.
15
O Empreendedorismo no Mundo e seu significado
 Tornou-se necessário avaliar o conjunto de medidas que cada país adota para difundir o Empreendedorismo e estudar o interesse na sua aplicação, na medida em que seus resultados sejam positivos. Em razão disso, foram criadas organizações para difundir o Empreendedorismo e transformá-lo em uma vantagem competitiva naquele país que adotasse a cultura.
16
O Empreendedorismo no Mundo e seu significado
É possível medir o grau de empreendedorismo de um país?
GEM – Global Entrepreneurship Monitor 
É uma organização internacional dedicada à pesquisa do assunto 
 Anualmente, mede o grau de empreendedorismo de diversos países levando em conta fatores que influenciam no sucesso das iniciativas empreendedoras.
17
Empreendedorismo no Brasil
 No entanto, os dados continuam a revelar o lado sombrio de nosso alto índice de empreendedorismo, que coloca o país em uma situação desfavorável. Uma grande parcela de brasileiros que empreendem, não o fazem voluntariamente, mas por necessidade.
 
 GEM Brasil
18
Empreendedorismo no Brasil
 Os empreendedores por necessidade são aqueles que iniciam um empreendimento autônomo por não possuírem melhores opções de ocupação, abrindo um negócio a fim de gerar renda para si e suas famílias. Já os empreendedores por oportunidade são os que identificaram uma chance de negócio e decidiram empreender, mesmo possuindo alternativas de emprego e renda.
19
Empreendedorismo no Brasil
 No caso brasileiro, a preocupação com a criação de pequenas empresas duradouras e a necessidade da diminuição das altas taxas de mortalidade desses empreendimentos são, sem dúvida, motivos para a popularidade do termo empreendedorismo que tem recebido especial atenção por parte do governo e de entidades de classe. Isso porque nos últimos anos, após várias tentativas de estabilização da economia e da improvisação advinda do fenômeno da globalização, muitas grandes empresas brasileiras tiveram de procurar alternativas para aumentar a competitividade, reduzir os custos e manter-se no mercado.
20
Finalizando
O que é ser empreendedor ?
O que leva alguém a ter o próprio negócio?
 O empreendedor confia em si mesmo ?
 Você é capaz de delegar ?
21
REFLEXÃO
Cultura Empreendedora
Aula 2
Prof. Alcebiades Dantas LÔBO Junior

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais