Buscar

TEORIA DA COR TURENKO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DESIGN E TEORIA DA COR
Profº ANIBAL TURENKO BEÇA
Design [Ingl.]
1. Concepção de um projeto ou modelo; planejamento. 
2. O produto desse planejamento.
3. Restr. Desenho industrial.
4. Restr. Desenho de produto.
5. Restr. Programação visual.
Designer [Ingl.]
1. Indivíduo que planeja ou concebe um projeto ou modelo
2. Restr. Desenhista industrial.
3. Restr. Desenhista de produto. 
4. Restr. Programador visual.
Desígnio [Do b.-lat. designiu.]
1. Intento, intenção, plano, projeto, propósito
Designador [Do lat. designatore.]
1. Que ou aquele que designa ou indica; designante.
Baseado no material do professor de Design da Universidade Anhembi Morumbi - Andrej Grujic
Designar [Do lat. designare.]
1. Dar a conhecer; nomear; indicar 
2. Ser o sinal, o símbolo de 
3. Fixar, determinar; marcar, assinalar 
4. Nomear (para cargo ou emprego) 
5. Fixar, determinar; marcar, assinalar 
6. Qualificar; denominar; classificar
Desenho [Dev. de desenhar.]
1. Representação de formas sobre uma superfície, por meio de linhas, pontos e manchas, com objetivo lúdico, artístico, científico, ou técnico
2. A arte e a técnica de representar, com lápis, pincel, pena, etc., um tema real ou imaginário, expressando a forma e geralmente abandonando a cor 
3. Toda obra de arte executada segundo as condições acima descritas
4. A disciplina relativa à arte e à técnica do desenho (1 e 2) 
5. Versão preparatória de um desenho artístico ou de um quadro; esboço, estudo 
6. Traçado, risco, projeto, plano 
7. Forma, feitio, configuração 
8. Fig. Delineamento, esboço; elaboração 
9. Fig. Intento, propósito, desígnio
DESIGN: ETIMOLOGIA DA PALAVRA
CONCEITOS DE DESIGN
	Para se fazer um bom design é necessário conhecer muito bem o produto que se está trabalhando, dominar técnicas e ter bom senso para aplicar o seu conhecimento na hora de expressar as suas idéias. Um bom designer deve saber escutar, observar e destacar coisas que pessoas comuns não percebem, deve procurar expressar suas idéias através de formas e cores, a fim de mostrar o óbvio sem ser óbvio. Abaixo, selecionamos alguns conceitos de Designers famosos:
	
	Projetar a forma significa coordenar, integrar e articular todos aqueles fatores que, de uma maneira ou de outra, participam no processo constitutivo da forma do produto (...) Isto se refere tanto a fatores relativos ao uso, fruição e consumo individual ou social do produto (fatores funcionais, simbólicos ou culturais) quanto aos que se referem à sua produção (fatores técnico-econômicos, técnico-construtivos, técnico-sistemáticos, técnico-produtivos e técnico-distributivos) 
(ICSID, 1958)
ICSID - Conselho Internacional das Organizações de Design Industrial 
CONCEITOS DE DESIGN
	Design é uma atividade projetual que consiste em determinar as propriedades formais dos objetos a serem produzidos industrialmente. Por propriedades formais entende-se não só as características exteriores, mas, sobretudo, as relações estruturais e funcionais que dão coerência a um objeto tanto do ponto de vista do produtor quanto do usuário.  (Tomás Maldonado, 1961)
	
	O que se exige para poder considerar que um objeto pertence ao desenho industrial é: 1) a sua fabricação em série; 2) a sua produção mecânica, e 3) a presença nele de um quociente estético, devido ao fato de ter sido inicialmente projetado e não a uma sucessiva intervenção manual. Eis por que razão não é lícito pensar em desenho industrial em relação aos objetos pertencentes a épocas anteriores à revolução industrial, (...) em cuja base existe sempre um momento de projeto, de criação pelo desenho, e um momento repetitivo de produção mecanizada e em série. (Gillo Dorfles, 1963)
CONCEITOS DE DESIGN
	Design é o processo de adaptação do entorno objetual às necessidades físicas e psíquicas dos indivíduos da sociedade. (...) Design de produto é o processo de adaptação de produtos de uso de fabricação industrial às necessidades físicas e psíquicas dos usuários e grupos de usuários.  (Bernd Löbach, 1976)
	O desenho industrial é uma atividade projetual, responsável pela determinação das características funcionais, estruturais e estético-formais de um produto, ou sistemas de produtos, para fabricação em série. É parte integrante de uma atividade mais ampla denominada desenvolvimento de produtos. Sua maior contribuição está na melhoria da qualidade de uso e da qualidade estética de um produto, compatibilizando exigências técnico-funcionais com restrições de ordem técnico-econômicas.  (Gui Bonsiepe, 1982)
	Design é a tentativa de conjugar a satisfação do cliente com o lucro da empresa, combinando de maneira inovadora os cinco principais componentes do design: performance, qualidade, durabilidade, aparência e custo. O domínio do design não se limita aos produtos, mas inclui também sistemas que determinam a identidade pública da empresa (design gráfico, embalagens, publicidade, arquitetura, decoração de interiores das fábricas e dos pontos de vendas).  (Philip Kotler, 1989)
	O design é o domínio no qual se estrutura a interação entre usuário e produto, para facilitar ações efetivas. Design industrial é essencialmente design de interfaces.  (Gui Bonsiepe, 1992)
	O design é uma atividade especializada de caráter técnico-científico, criativo e artístico, com vistas à concepção e desenvolvimento de projetos de objetos e mensagens visuais que equacionem sistematicamente dados ergonômicos, tecnológicos, econômicos, sociais, culturais e estéticos, que atendam concretamente às necessidades humanas.  (Projeto de Lei nº 1.965, de 1996, que visa regulamentar a profissão no Brasil)
	Design é uma atividade criativa cujo propósito é estabelecer as qualidades multi-facetadas de objetos, processos, serviços e seus sistemas de ciclos de vida. Assim, design é o fator central da humanização inovadora das tecnologias e o fator crucial das trocas econômicas e culturais. (...) Design trata de produtos, serviços e sistemas concebidos através de ferramentas, organizações e da lógica introduzidas pela industrialização – não somente quando são produzidos em série. (ICSID, 2000)
CONCEITOS DE DESIGN
	Design gráfico é uma atividade intelectual, técnica e criativa concernente não somente à produção de imagens, mas à análise, organização e métodos de apresentação de soluções visuais para problemas de comunicação. Informação e comunicação são as bases de um modo de vida global interdependente, seja na esfera dos negócios, cultural ou social. Ao designer gráfico cabe a tarefa de fornecer respostas aos problemas de comunicação de todo tipo em todos os setores da sociedade.  (Icograda, 2001)
	(Design-Ciência) Design não é e nem será uma ciência. Houve muita inserção de teorias e de um desenvolvimento metodológico acentuado especialmente durante a década de 60. A tendência dessas contribuições (Teoria dos conjuntos, Teoria dos Sistemas, Teoria da Informação, Teoria da Tomada de Decisões, métodos da ergonomia psicanálise e da psicologia) era a de separar o Design da esfera das artes de aproximá-lo da ciência, aperfeiçoar as atividades e de conferir-lhe maior rigor técnico e metodológico.
	(Design-Arte) Design não é e nem será arte. Não há justificativa para uma interpretação do design como uma atividade artística, supostamente intuitiva. A arte, através de seus arquétipos há muito hegemônicos (pintura, escultura, desenho etc.), não é a única possibilidade da experiência estética. O mundo do design está ligado ao da estética, mas não necessariamente ao da arte. (Gui Bonsiepe)
CONCEITOS DE DESIGN
Georg Hans Max Bonsiepe ou, simplesmente, Gui Bonsiepe (Gluecksburg, Alemanha, 23 de março de 1934) é designer formado pela Hochschule für Gestaltung, deUlm, onde lecionou até 1968, quando a escola fechou.
Trabalhou no Chile, na Argentina e também no Brasil, onde foi pesquisador do CNPq, e criou o Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial, em Florianópolis, Santa Catarina.
Em 1965, influenciado pela visão restritiva da escola de Ulm, propôs uma unificação das atividades ligadas
ao design, sob o termo "design visual". Foi uma tentativa de atualizar a profissão, excluindo áreas que eram então consideradas sob a influência de um design mais artesanal e artístico, como ilustração e o ensino da gravura.1Atualmente, esse termo não tem, necessariamente, o mesmo sentido.
Bonsiepe é um pioneiro em diferentes campos da teoria do design, entre eles, o uso da retórica na análise da propaganda.
7
A COR
	Cor é a impressão que a luz refletida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A cor preta é a inexistência de cor ou ausência de luz.
	O termo "cor" é aplicado em diferentes contextos. Pode se referir à cor do cabelo, à cor dos olhos ou à cor da pele. Neste último caso, a expressão "de cor" indica alguém com tom de pele escuro.
	No sentido figurado, "ficar sem cor" exprime a palidez súbita de um indivíduo seja por um susto, por doença ou por alguma emoção. "Mudar de cor" pode indicar palidez ou ruborização da pele.
	Em diversas expressões populares surge o termo, por exemplo:
- "dar cor à vida" se refere a uma mudança de atitude de alguém que deseja viver mais intensamente, com mais alegria;
- "cor de burro quando foge" significa uma cor indefinida;
- "não ver a cor do dinheiro" pode indicar um calote sofrido por alguém ou não ter recursos financeiros.
Georg Hans Max Bonsiepe ou, simplesmente, Gui Bonsiepe (Gluecksburg, Alemanha, 23 de março de 1934) é designer formado pela Hochschule für Gestaltung, deUlm, onde lecionou até 1968, quando a escola fechou.
Trabalhou no Chile, na Argentina e também no Brasil, onde foi pesquisador do CNPq, e criou o Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial, em Florianópolis, Santa Catarina.
Em 1965, influenciado pela visão restritiva da escola de Ulm, propôs uma unificação das atividades ligadas ao design, sob o termo "design visual". Foi uma tentativa de atualizar a profissão, excluindo áreas que eram então consideradas sob a influência de um design mais artesanal e artístico, como ilustração e o ensino da gravura.1Atualmente, esse termo não tem, necessariamente, o mesmo sentido.
Bonsiepe é um pioneiro em diferentes campos da teoria do design, entre eles, o uso da retórica na análise da propaganda.
8
	Cores são percepções visuais através das células cones, que transmitem ao nervo ótico as impressões que vão direto ao sistema nervoso.
	A cor tem a ver com os olhos, com a retina e com a informação presente no cérebro. É a impressão produzida na retina do olho pela luz depois de esta ser emitida, difundida ou refletida pelos objetos. Por isso, dizemos que os objetos não tem cor, pois a cor corresponde a uma sensação interna que é provocada por estímulos físicos da natureza.
	A cor tem muito a ver com a iluminação, e com o período do dia, quando estamos acostumados com uma determinada cor, o nosso cérebro vai corrigir esta cor automaticamente pela cor já existente. Embora a radiação mude, a mente humana reconhece os padrões que constam nos estímulos perceptivos. 
	A ciência que estuda a medida das cores é a colorimetria, ela estuda a quantificação da cor, o tom, a saturação que mostra se a cor é natural ou pigmentada artificialmente e a intensidade da cor que é caracterizada pela força da cor.
O QUE SÃO AS CORES? 
Georg Hans Max Bonsiepe ou, simplesmente, Gui Bonsiepe (Gluecksburg, Alemanha, 23 de março de 1934) é designer formado pela Hochschule für Gestaltung, deUlm, onde lecionou até 1968, quando a escola fechou.
Trabalhou no Chile, na Argentina e também no Brasil, onde foi pesquisador do CNPq, e criou o Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial, em Florianópolis, Santa Catarina.
Em 1965, influenciado pela visão restritiva da escola de Ulm, propôs uma unificação das atividades ligadas ao design, sob o termo "design visual". Foi uma tentativa de atualizar a profissão, excluindo áreas que eram então consideradas sob a influência de um design mais artesanal e artístico, como ilustração e o ensino da gravura.1Atualmente, esse termo não tem, necessariamente, o mesmo sentido.
Bonsiepe é um pioneiro em diferentes campos da teoria do design, entre eles, o uso da retórica na análise da propaganda.
9
	A ciência da cor está relacionada com os diversos aspectos da cor em várias áreas, como iluminação, pintura, artes gráficas, arquitetura, cinema, etc.
	Na Antiguidade, vários pensadores como Aristóteles e Platão fizeram várias  hipóteses relacionadas com a cor e a natureza da luz. Posteriormente, Isaac Newton foi o primeiro a identificar os espectros da cor e a formular uma teoria científica a esse respeito. Newton fez várias experiências com a luz branca incidindo sobre um prisma, que se decompunha nas cores do arco-íris.
	As diferentes cores têm efeitos psicológicos, por exemplo, o vermelho estimula e o azul acalma, podendo mesmo alterar a pressão sanguínea. Por esse motivo foi criada a cromoterapia, usada em vários contextos nos dias de hoje.
	Como têm um efeito nas pessoas, as cores são frequentemente no mundo da publicidade e marketing. Alguns restaurantes de fast food adotam cores vivas na sua decoração, pois elas estimulam os seus clientes, fazendo com que comam e saiam rapidamente do restaurante, dando lugar a novos clientes
O QUE SÃO AS CORES? 
Georg Hans Max Bonsiepe ou, simplesmente, Gui Bonsiepe (Gluecksburg, Alemanha, 23 de março de 1934) é designer formado pela Hochschule für Gestaltung, deUlm, onde lecionou até 1968, quando a escola fechou.
Trabalhou no Chile, na Argentina e também no Brasil, onde foi pesquisador do CNPq, e criou o Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial, em Florianópolis, Santa Catarina.
Em 1965, influenciado pela visão restritiva da escola de Ulm, propôs uma unificação das atividades ligadas ao design, sob o termo "design visual". Foi uma tentativa de atualizar a profissão, excluindo áreas que eram então consideradas sob a influência de um design mais artesanal e artístico, como ilustração e o ensino da gravura.1Atualmente, esse termo não tem, necessariamente, o mesmo sentido.
Bonsiepe é um pioneiro em diferentes campos da teoria do design, entre eles, o uso da retórica na análise da propaganda.
10
TEORIA DA COR
	Teoria das Cores são os estudos e experimentos relacionados com a associação entre a luz a natureza das cores, realizados por Leonardo Da Vinci, Isaac Newton, Goethe, entre outros.
	Leonardo Da Vinci, em suas pesquisas e formulações retratadas no livro "Tratado da Pintura e da Paisagem – Sombra e Luz", afirmava que a cor era uma propriedade da luz e não dos objetos.
	Mais tarde, o físico inglês Isaac Newton, nos seus experimentos estudou a influência da luz do sol na formação das cores. Newton estudou o fenômeno da difração, que consistia na decomposição da luz solar em várias cores quando atravessava um prisma, e denominou o conjunto de cores como espectro.
Georg Hans Max Bonsiepe ou, simplesmente, Gui Bonsiepe (Gluecksburg, Alemanha, 23 de março de 1934) é designer formado pela Hochschule für Gestaltung, deUlm, onde lecionou até 1968, quando a escola fechou.
Trabalhou no Chile, na Argentina e também no Brasil, onde foi pesquisador do CNPq, e criou o Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial, em Florianópolis, Santa Catarina.
Em 1965, influenciado pela visão restritiva da escola de Ulm, propôs uma unificação das atividades ligadas ao design, sob o termo "design visual". Foi uma tentativa de atualizar a profissão, excluindo áreas que eram então consideradas sob a influência de um design mais artesanal e artístico, como ilustração e o ensino da gravura.1Atualmente, esse termo não tem, necessariamente, o mesmo sentido.
Bonsiepe é um pioneiro em diferentes campos da teoria do design, entre eles, o uso da retórica na análise da propaganda.
11
	O espectro é formado pela união das cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. As sete cores que compõem a luz do sol e que formam o arco-íris.
	O círculo cromático
contém 12 diferentes cores, que ajudam a visualizar as cores primárias, secundárias e terciárias que formam o espectro visível.
	O branco e o preto (convencionalmente designados por cores) são apenas resultado da presença ou ausência de luz. A cor branca é a luz pura, em que há uma reflexão total das sete cores; a cor preta é ausência total de luz, pois as cores não se refletem, elas são absorvidas.
	Quando a luz do sol incide em um objeto branco, este reflete os raios solares enquanto um objeto preto absorve todos os raios solares.
TEORIA DA COR
Georg Hans Max Bonsiepe ou, simplesmente, Gui Bonsiepe (Gluecksburg, Alemanha, 23 de março de 1934) é designer formado pela Hochschule für Gestaltung, deUlm, onde lecionou até 1968, quando a escola fechou.
Trabalhou no Chile, na Argentina e também no Brasil, onde foi pesquisador do CNPq, e criou o Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial, em Florianópolis, Santa Catarina.
Em 1965, influenciado pela visão restritiva da escola de Ulm, propôs uma unificação das atividades ligadas ao design, sob o termo "design visual". Foi uma tentativa de atualizar a profissão, excluindo áreas que eram então consideradas sob a influência de um design mais artesanal e artístico, como ilustração e o ensino da gravura.1Atualmente, esse termo não tem, necessariamente, o mesmo sentido.
Bonsiepe é um pioneiro em diferentes campos da teoria do design, entre eles, o uso da retórica na análise da propaganda.
12
Matiz: é a cor pura, sem adição de branco ou preto.
Intensidade: quanto mais intensa uma cor, mais “viva” ela é. Podemos enfraquecer uma cor adicionando preto ou branco a ela, ou neutralizá-la adicionando cinza.
Valor: refere-se a luminosidade da cor, depende do escurecimento e do clareamento, mas não da saturação ou da matiz. Uma imagem colorida perde sua matiz ao ser convertida para preto e branco, mas não perde suas caracteristicas tonais.
Escurecimento: variação de matiz obtida através da adição de preto.
Clareamento: variação de matiz obtida através da adição de branco.
Saturação: também chamado de croma, refere-se a pureza da cor. Quanto mais cinza se adiciona a cor mais neutra ela se torna.
ASPECTOS DA COR
Georg Hans Max Bonsiepe ou, simplesmente, Gui Bonsiepe (Gluecksburg, Alemanha, 23 de março de 1934) é designer formado pela Hochschule für Gestaltung, deUlm, onde lecionou até 1968, quando a escola fechou.
Trabalhou no Chile, na Argentina e também no Brasil, onde foi pesquisador do CNPq, e criou o Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial, em Florianópolis, Santa Catarina.
Em 1965, influenciado pela visão restritiva da escola de Ulm, propôs uma unificação das atividades ligadas ao design, sob o termo "design visual". Foi uma tentativa de atualizar a profissão, excluindo áreas que eram então consideradas sob a influência de um design mais artesanal e artístico, como ilustração e o ensino da gravura.1Atualmente, esse termo não tem, necessariamente, o mesmo sentido.
Bonsiepe é um pioneiro em diferentes campos da teoria do design, entre eles, o uso da retórica na análise da propaganda.
13
	Isaac Newton, cientista inglês, descobriu que a luz branca é composta por um espectro de cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. Newton organizou estas cores em um círculo, conhecido hoje como circulo cromático.
	Através do circulo cromático, os designers tem uma excelente ferramenta para compor paletas de cores específicas para cada trabalho, vejamos as características do círculo cromático.
TEORIA BÁSICA DAS CORES
Podemos dividir as cores do círculo em:
Primárias: vermelho, azul e amarelo são cores puras que não podemos obter através de misturas. As demais cores descendem das primárias.
Secundárias: obtidas através da mistura de duas cores primárias, são o verde, violeta e o laranja.
Terciárias: obtidas através da mistura de uma secundária com uma primária. São exemplos o verde-amarelado e o laranja-avermelhado.
 Cores complementares, São as cores opostas no círculo cromático. Quando juntas produzem um forte efeito contrastante.
Georg Hans Max Bonsiepe ou, simplesmente, Gui Bonsiepe (Gluecksburg, Alemanha, 23 de março de 1934) é designer formado pela Hochschule für Gestaltung, deUlm, onde lecionou até 1968, quando a escola fechou.
Trabalhou no Chile, na Argentina e também no Brasil, onde foi pesquisador do CNPq, e criou o Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial, em Florianópolis, Santa Catarina.
Em 1965, influenciado pela visão restritiva da escola de Ulm, propôs uma unificação das atividades ligadas ao design, sob o termo "design visual". Foi uma tentativa de atualizar a profissão, excluindo áreas que eram então consideradas sob a influência de um design mais artesanal e artístico, como ilustração e o ensino da gravura.1Atualmente, esse termo não tem, necessariamente, o mesmo sentido.
Bonsiepe é um pioneiro em diferentes campos da teoria do design, entre eles, o uso da retórica na análise da propaganda.
14
TEORIA BÁSICA DAS CORES
Georg Hans Max Bonsiepe ou, simplesmente, Gui Bonsiepe (Gluecksburg, Alemanha, 23 de março de 1934) é designer formado pela Hochschule für Gestaltung, deUlm, onde lecionou até 1968, quando a escola fechou.
Trabalhou no Chile, na Argentina e também no Brasil, onde foi pesquisador do CNPq, e criou o Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial, em Florianópolis, Santa Catarina.
Em 1965, influenciado pela visão restritiva da escola de Ulm, propôs uma unificação das atividades ligadas ao design, sob o termo "design visual". Foi uma tentativa de atualizar a profissão, excluindo áreas que eram então consideradas sob a influência de um design mais artesanal e artístico, como ilustração e o ensino da gravura.1Atualmente, esse termo não tem, necessariamente, o mesmo sentido.
Bonsiepe é um pioneiro em diferentes campos da teoria do design, entre eles, o uso da retórica na análise da propaganda.
15
 Cores frias, remetem a falta de calor.
CORES FRIAS E CORES QUENTES
Cores quentes
As cores quentes são aquelas que exprimem a sensação de calor (!). São exemplos o vermelho, laranja e amarelo.
Obs: Você deve ter notado que o verde limão esta tanto nas cores quentes quanto nas frias. Isso porque ele não pertence a uma categoria fixa, quando inserido em um contexto quente, se comporta como uma cor quente e quando inserido em um contexto frio, age como cor fria.
Georg Hans Max Bonsiepe ou, simplesmente, Gui Bonsiepe (Gluecksburg, Alemanha, 23 de março de 1934) é designer formado pela Hochschule für Gestaltung, deUlm, onde lecionou até 1968, quando a escola fechou.
Trabalhou no Chile, na Argentina e também no Brasil, onde foi pesquisador do CNPq, e criou o Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial, em Florianópolis, Santa Catarina.
Em 1965, influenciado pela visão restritiva da escola de Ulm, propôs uma unificação das atividades ligadas ao design, sob o termo "design visual". Foi uma tentativa de atualizar a profissão, excluindo áreas que eram então consideradas sob a influência de um design mais artesanal e artístico, como ilustração e o ensino da gravura.1Atualmente, esse termo não tem, necessariamente, o mesmo sentido.
Bonsiepe é um pioneiro em diferentes campos da teoria do design, entre eles, o uso da retórica na análise da propaganda.
16
	Um sistema de cor pode ser aditivo ou subtrativo. Sistema aditivo é aquele formado por cor luz, em que as cores primárias juntas formam todos os matizes do espectro.
	Já um sistema subtrativo é aquele formado através de pigmentos. A cada pigmento que é misturado, mais luz é absorvida, assim, a mistura de todos os pigmentos primários resulta na ausência total de luz (preto).
MODELOS CROMÁTICOS
	
MODELOS CROMÁTICOS
RGB
Sistema aditivo usado em monitores, TVs, etc. É composto pelas cores vermelho, verde e azul (red, green, blue). Para formar uma imagem, diferentes porcentagens de cada cor se sobrepõem, como as retículas são muito pequenas não vemos os pontos de luz, mas sim a imagem formada. Uma imagem
exibida através do sistema RGB sofre alteração de acordo com cada monitor e a luz ambiente.
	É quando uma luz branca é interceptada por um prisma, e essa luz se divide em 30 cores, sendo predominantes das cores Vermelho, Verde e Azul. O nome dessas cores me inglês (Red, Green e Blue) geraram essa escala muito conhecida. 
	A escala RBG é usada em arquivos e imagens voltadas para Mídia Digital, aonde as cores são colocadas e adicionam-se umas as outras para formar novas cores.
	
MODELOS CROMÁTICOS
CMYK
Sistema subtrativo que usa ciano, magenta, amarelo e preto para impressão de imagens. Ciano, amarelo e magenta em 100% são capazes de produzir preto, no entanto isso resulta em um preto sujo, além de haver o risco do papel ficar com excesso de tinta. Por este motivo é utilizada uma retícula preta na impressão. A cores são influenciadas pela superfície e pela sua iluminação (uma imagem impressa em uma folha fosca não gera e mesma percepção de uma impressa em uma folha brilhante).
	Essa síntese funciona de maneira oposta, sendo que as cores são percebidas por radiações eletromagnéticas. Enxergamos algo com uma certa cor, como preto, por que ele absorve parte da luz que incide sobre e reflete um determinado número de ondas. Complicado não? Por exemplo, um objeto branco não absorve nenhuma onda e reflete todas as cores, enquanto o preto absorve toda luz e não reflete nenhuma cor. Como muitas pessoas dizem que usar cor preta no sol proporciona mais calor, por que é uma cor que recebe toda luz, lembra? 
O QUE É RETÍCULA?
	Para o Designer conseguir o produto final com maior controle da estética e qualidade, um dos pontos principais, é o processamento da seleção de cores, que acontece sempre que se trata de originais de tom contínuo (como fotos ou imagens digitais) que necessitam dessa transformação, de imagem contínua em retícula, para que, quando o material estiver pronto, o cliente que estiver olhando o material ter a impressão de a imagem ser contínua.
Cada uma das cores da escola CMYK, que serão impressas, são impressas separadamente, uma após a outra, e por isso precisam ser decompostas em lâminas ou fotolitos que irão gerar esses impressos.
Cada cor, então é coloca em um ângulo diferente, formado por uma linha de retículas, os chamados ângulos de retículas. Esses ângulos são definidos na reticulagem digital, e possui um valor para cada cor, cada cor possui um ângulo diferente
O QUE É RETÍCULA?
	
As retículas têm sua inclinação a cada cor processada, para evitar a justaposição dos pontos, e deixar as cores e tons de forma certa, chamado de formação em pontos em roseta. Quando isso não acontece, ocorre um fenômeno chamado moiré, aonde essa justaposição é alterada ou mal feita.
O QUE É RETÍCULA?
	
As retículas têm sua inclinação a cada cor processada, para evitar a justaposição dos pontos, e deixar as cores e tons de forma certa, chamado de formação em pontos em roseta. Quando isso não acontece, ocorre um fenômeno chamado moiré, aonde essa justaposição é alterada ou mal feita.
SIGNIFICADO DAS CORES
	
	A cor laranja significa alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso. É uma cor quente resultado da misturas das cores primárias vermelho e amarelo. Está associada à criatividade, pois o seu uso desperta a mente e auxilia no processo de assimilação de novas ideias.
	Energia, entusiasmo, comunicação e espontaneidade são palavras chave associadas ao laranja. O laranja é uma das tonalidades que lembra verão, calor, diversão, liberdade e atitudes positivas.
Algumas vibrações negativas da cor laranja são o nervosismo, ansiedade e descontentamento, motivo pelo qual não deve ser usada por pessoas estressadas ou que se irritam com facilidade.
	Um ambiente com a cor laranja pode provocar os mesmos efeitos que a cor vermelha no que se refere a estímulos do apetite e propensão para os diálogos. É recomendável para cozinhas, salas de jantar e salas de visitas, sempre sem haver excesso no seu uso.
SIGNIFICADO DAS CORES
	
	A cor verde significa esperança, liberdade, saúde e vitalidade. O verde simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude. 
	É cor da natureza viva. Está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude.
O verde acalma e traz equilíbrio ao corpo e ao espírito. O seu uso em momentos de depressão e tristeza pode ser reconfortante e estimulante.
	A cor verde está associada aos movimentos ecológicos e de preservação do meio ambiente. Nos semáforos, o verde é sinal indicativo para seguir em frente ou de trânsito livre.
	O verde é uma cor que harmoniza qualquer ambiente e traz boas energias. É recomendável o uso desta cor no banheiro para aumentar a energia do local. Apesar de ser uma cor neutra, não se aconselha a sua mistura com cores como vermelho ou amarelo para não criar um ambiente muito quente, em que predominam os sentimentos de inveja, posse ou mesmo raiva.
SIGNIFICADO DAS CORES
	
	A cor azul significa tranquilidade, serenidade e harmonia, mas também está associada à frieza, monotonia e depressão. Simboliza a água, o céu e o infinito.
	É a cor da realeza (sangue azul) e da aristocracia. É uma cor fria, considerada a mais fria entre os tons frios de azul, verde e violeta.
	Dentre os diferentes efeitos na saúde destaca-se a diminuição da circulação sanguínea, a redução da temperatura corporal e a baixa da pressão arterial.
	
A cor azul é utilizada na decoração dos mais variados espaços. Um ambiente azul favorece o exercício intelectual e tranquiliza. É a cor ideal para ambientes formais, escritórios ou mesmo para o quarto de crianças ou adolescentes agitados, devido ao seu efeito calmante.
O uso da cor azul em excesso pode trazer sonolência. Por isso, é aconselhável que seja combinada com outras cores para evitar a monotonia.
A cor azul estimula a criatividade. É a cor preferida de grande parte do povo ocidental.
SIGNIFICADO DAS CORES
	
	A cor vermelha significa paixão, energia e excitação. É uma cor quente. Está associada ao poder, à guerra, ao perigo e à violência. O vermelho é a cor do elemento fogo, do sangue e do coração humano. Simboliza a chama que mantém vivo o desejo, a excitação sexual e representa os sentimentos de amor e paixão.
	No contexto religioso, o vermelho é a cor da carne, do pecado, do diabo, da tentação; é a cor que provoca a paixão carnal e o desejo. Na política, a cor vermelha está associada ao espírito revolucionário. É a cor do Comunismo e da ideologia política de esquerda.
	A cor vermelha estimula o sistema nervoso, a circulação sanguínea, dá energia ao corpo e eleva a autoestima.
	Um ambiente pintado de vermelho se torna vibrante, com glamour, requinte e estimula a sexualidade. Em excesso, pode provocar inquietação, nervosismo e confusões. 
	Na sala e cozinha, o vermelho estimula o apetite e deixa o ambiente mais convidativo.
SIGNIFICADO DAS CORES
	
	A cor amarela significa luz, calor, descontração, otimismo e alegria. O amarelo simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio.
	O pintor holandês Vincent Van Gogh explorou em suas obras as tonalidades da cor amarela de forma muito intensa. 
	Um ambiente pintado de amarelo traz mais calor e iluminação. É ideal para dar a sensação de calor em ambientes frios e escuros. Também proporciona concentração e atenção, por isso, é recomendável para escritórios e salas de estudo. Em excesso, pode provocar distração e ansiedade.
	Nos semáforos, a cor amarela recomenda alerta e atenção. A cor amarelo-ouro (dourado) representa a riqueza, o dinheiro e o ouro. Está associada à nobreza, à inteligência e ao luxo.
SIGNIFICADO DAS CORES
	
	A cor roxa (ou púrpura) está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade, magia e mistério. O roxo transmite a sensação de tristeza e introspecção. Estimula o contacto com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente, e a libertação de medos e outras inquietações. É a cor da transformação.
O ambiente roxo é misterioso e místico, sendo a cor apropriada para um local de meditação. Pode ser uma cor depressiva e melancólica, se usada em excesso.
	O roxo é uma das cores litúrgicas na Igreja Católica que se usa no período da Quaresma ou nas missas pelos mortos. 
	Durante a Quaresma, a cor roxa é usada nos paramentos dos sacerdotes e na decoração das igrejas. Para os católicos, o roxo tem o significado de melancolia e penitência.
	A cor roxa é obtida através da mistura das cores primárias azul e vermelho. 
SIGNIFICADO DAS CORES
	
	A cor branca significa paz, pureza e limpeza. É também chamada de "cor da luz" porque reflete todas as cores do espectro. A cor branca reflete todos os raios luminosos proporcionando uma clareza total.
	O branco é símbolo da paz, da espiritualidade, da inocência e da virgindade. Na cultura ocidental a cor branca está associada à alegria, enquanto no oriente está associada à morte, ao luto e à tristeza.
	A cor branca também simboliza a virtude e o amor a Deus. É uma cor que sugere libertação, que ilumina o lado espiritual e restabelece o equilíbrio interior.
	Um ambiente branco proporciona frescura, calma e dá ideia de maior espaço, proporcionando a sensação de liberdade. Em excesso, pode dar a impressão de frieza, vazio e impessoalidade. 
	Por isso, sugere-se a conjugação com objetos coloridos. O branco oferece uma combinação perfeita com qualquer outra cor.
SIGNIFICADO DAS CORES
	
	Cor-de-rosa significa romantismo, ternura, ingenuidade e está culturalmente associada ao universo feminino. Aliás, outras características como beleza, suavidade, pureza, fragilidade e delicadeza manifestadas pela cor rosa, geralmente, são também atribuídas às mulheres.
	Existem muitas tonalidades de rosa quando se mistura a cor branca ao magenta ou vermelho. Aos tons de rosa claro são atribuídas conotações ligadas ao amor e ao romantismo. Os tons de rosa escuro estão associados à sensualidade e à sedução feminina.
	
	O rosa é a cor das emoções, dos afetos, da compreensão, do companheirismo e do romance. Representa os sentimentos ligados ao coração, como o amor verdadeiro.
	
	A cor-de-rosa é um tema tradicional dos quartos de meninas. Representa a fantasia, o encantamento e o mundo mágico vivido pelas princesas nos contos infantis. É a cor preferida das meninas e adolescentes, expressando meiguice, doçura e inocência.
	No sentido figurado, significa feliz, próspero ou alegre, por exemplo, "futuro cor-de-rosa" ou "sonhos cor-de-rosa".

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais