Buscar

Atividades de Páscoa para Sala de Aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividades de Páscoa para Sala de Aula, Escolas e Professores
O Mapa do Tesouro da Páscoa
Esta é uma brincadeira que pode ser aplicada em crianças de várias idades, o principal objetivo é oferecer uma atividade lúdica para exercitar o raciocínio lógico dos alunos com uma boa dose de aventura e caça ao tesouro.
Onde a atividade deve ser feita: Por ser uma brincadeira de caça ao tesouro se recomenda que seja realizada em um lugar aberto, pode ser no pátio da escola ou em qualquer lugar que haja espaço suficiente. Como é uma caça ao tesouro é necessário ter espaço para esconder as pistas e o tesouro.
Material: Cartões coloridos onde serão escrito as pistas que levarão ao tesouro. Folha de papel para desenhar um mapa do tesouro. Sugerimos que o mapa seja dividido em várias partes espalhadas com as pistas para que o grupo vá encontrando ele por partes e unindo as partes para encontrar o tesouro.
Como realizar a atividade: Esta é uma dinâmica de páscoa que pode ser realizada em escolas do ensino fundamental e médio e também em catequeses e escolas bíblicas. O professor ou coordenador deverá escolher um local amplo onde possa esconder as pistas, os pedaços do mapa e o tesouro principal que pode ser uma cesta com ovinhos de chocolate ou uma caixa de bombom.
1º Fazer um reconhecimento do local onde será realizada a brincadeira identificando pontos estratégicos para esconder as pistas e as partes do mapa bem como o tesouro, este por sua vez deve ficar bem escondido para que só seja encontrado após as crianças terem encontrado as pistas e o mapa.
2º O professor, catequista ou coordenador deverá fazer uma série de cartões com pistas dando dicas de onde está o tesouro ou as partes do mapa. Da mesma maneira deverá desenhar um mapa grande com a planta do local e depois dividi-lo em 4 ou mais partes, sendo que cada parte estará escondida em um lugar diferente.
3º Realizado os procedimentos acima, o coordenador da brincadeira de páscoa deverá dividir os alunos em grupos 3 de participantes para que juntos possam explorar o local como uma equipe a fim de encontrar as pistas e as partes do mapa.
4º Deve ser feita uma introdução sobre a atividade explicando aos grupos de alunos que eles deverão andar pelo local procurando as pistas e as partes dos mapas e somente quando todas as pistas e partes forem encontradas é que o mistério será resolvido. O objetivo é que o grupo trabalhe unido percebendo que só poderão encontrar o tesouro se unirem todas as partes do mapa.
5º Quando o tesouro for encontrado este deve ser dividido em partes iguais entre os participantes, por isso é importante que o coordenador saiba o número exato de participantes para que não falte chocolate ou ovinhos.
6º No final o coordenador deverá reunir todos os alunos e explicar sobre o verdadeiro significado da páscoa, o que é comemorado nesta data e sugerimos a leitura do artigo Como é Calculada a Data da Páscoa, para explicar aos participantes por que todo ano é comemorada num dia diferente.
Observação final e sugestões: Para atividades em catequese e células evangélicas, os cartões podem ter passagens bíblicas ou algum texto que explique esta data comemorativa, esta é uma maneira de estimular a aprendizagem durante a brincadeira.
Pega, Pega Coelhinho
Objetivo: Integrar alunos das mais variadas idades numa atividade divertida utilizando um dos principais símbolos da páscoa, o coelhinho.
Material: Elástico e Cartolina para desenhar o rosto de um coelhinho ou utilizar uma máscara pronta. Opcional: 1 caixa de bombom ou ovinhos de chocolate.
Como fazer a brincadeira: O professor ou coordenador desta dinâmica deverá escolher um local onde as crianças possam sentar no chão e que haja espaço livre em volta. Com a cartolina e o elástico deverá desenhar uma mascar com a cara do coelhinho da páscoa. Se tiver 1 caixa de bombom ou ovinhos de chocolate estes devem ser colocados dentro de uma caixa que pode ser enfeitada como se fosse um presente e esta será colocada no centro da roda como um objeto misterioso e no final da brincadeira o professor abre a caixa e distribui os chocolates para as crianças.
1º Reúna todos os alunos e peça para que sentem no chão em forma de círculo. Em seguida o coordenador explica que uma aluno será escolhido para começar a brincadeira e deverá colocar a máscara do coelhinho e andar em volta da roda, do lado de fora, e escolher um colega e tocar em seu ombro e dizer, pega, pega coelhinho.
2º Ao tocar o ombro do colega aquele que está com a máscara do coelhinho sai correndo e o que foi tocado se levanta e sai correndo atrás. São dois objetivos nesta brincadeira. 1º o coelhinho (aluno com máscara) deverá voltar e se sentar no lugar do coleguinha que foi tocado no ombro, tendo assim escapado, se conseguir escapar aquele que foi tocado pegará a máscara do coelhinho e começará andar em volta da roda e novamente tocar o obro de outro coleguinha e repetir o processo. 2º aquele que recebeu o toque no ombro deverá perseguir o coelhinho e tentar tocá-lo antes que este sente em seu lugar, se assim conseguir ele pegou o coelho e este perdeu, deverá voltar a andar na roda e tocar outro colega e iniciar a perseguição novamente, se não conseguir tocar o coelho fujão este pegará a máscara e começará a brincadeira novamente.
3º Importante que o coordenador oriente as crianças para sempre tocarem em alguma outra criança que ainda não brincou para que todos possam participar.
4º Para deixar a brincadeira de páscoa mais divertida pode orientar os participantes que o colega só pode levantar e sair correndo atrás aquele que estiver com a máscara disser pega, pega coelhinho, se ele só tocar e não disser nada a criança não pode levantar, é só um suspense, para criar uma espectativa.
5º No final o coordenador deverá reunir o grupo e abrir a caixa com os bombons ou ovinhos de chocolate e distribuir para todos os participantes, também pode ser lido um Poema ou Conto de Páscoa.
Corrida da Colher com ovos de páscoa
A corrida da colher com ovos já é conhecida de todos, aqui acrescentamos um dos elementos prediletos de todas as crianças nesta época do ano, ovos de páscoa, o que dá uma emoção maior devido à recompensa final.
Objetivos desta brincadeira: integrar os participantes e incentivar o trabalho em equipe.
Material: ovinhos de chocolate, colheres, giz, cestinhas ou caixinhas, relógio para marcar o tempo.
Como fazer: O professor ou coordenador deverá dividir os participantes em grupos de 3 ou mais. Feito isso, com o giz deverá ser desenhado no chão uma pista, que pode ser reta ou sinuosa, através da qual os participantes deverão percorrer o percurso com o ovinho de chocolate sobre a colher. Cada equipe terá um tempo determinado de 1 ou mais minutos para levar o maior número de ovinhos até a linha de chegada.
1º Dividir em grupos de 3 ou mais participantes. Cada grupo receberá uma cestinha ou caixa onde depositará os ovos e uma colher.
2º O coordenador desenhará no chão uma linha de partida e uma linha de chegada e também deverá ser desenhada a pista que poderá ser reta ou sinuosa. A sugestão é que tenha pelo menos 2 pistas para que pelo menos 2 equipes corram ao mesmo tempo, quanto mais pistas e mais sinuosa for mais divertida é a brincadeira. Cada pista deverá ter pelo menos 1 metro de largura.
3º Na linha de partida deverá ter uma grande caixa ou cesto cheio de ovinhos de chocolate onde cada equipe pegará um, colocará na colher e um por vez sairá correndo até a linha de chegada onde depositará os ovinhos em uma caixa.
4º As regras: Todos os participantes da equipe deverão participar da corrida, um de cada vez.
a. O coordenador marcará o dento e dará o sinal de largada e finalizará a atividade.
b. Dada a largada, o primeiro participante ou aquele que estiver com a colher na mão irá até o cesto na linha de largada, pegará um ovinho e o colocará sobre a colher e deverá iniciar o percurso dentro da linha da pista que foi desenhada no chão.

Continue navegando