Buscar

Resenha Livro O que é ciencia afinal Cap 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Metodologia Científica
Nome: Jéssica Ingrid Faria de Souza
Curso: ABI - Ciências Biológicas 
TEORIAS COMO ESTRUTURAS: OS PARADIGMAS DE KUHN
Neste capitulo o autor se utiliza da teoria da ciência de Thomas Khun, para poder ter um suporte a se basear nas suas ideias de teorias mais complexas. Khun vê a progressão dá ciência através de fatores sociológicos e propõe um esquema em que existe a pré-ciencia, a ciência normal, a crise-revolução, a nova ciência normal e a nova crise e explica o conceito de paradigma: "Um paradigma é composto de suposições teóricas gerais e de leis e técnicas para a sua aplicação adotadas por uma comunidade científica específica". Esse conceito vai ser importante na fases do progresso da ciência. 
A pré-ciência é uma atividade diversificada e até mesmo desorganizada que precede a formação da ciência e que vai ser estruturada e guiada pela comunidade cientifica para a formação de um paradigma. Então a ciência normal vai ser trabalhos baseados nesse paradigma, que terá teorias, leis, padrões, técnicas de aplicação e os cientistas desenvolverão o paradigma na tentativa de explicar os resultados das experiências. 
A crise-revolução é a fase em que os cientistas se deparam com falsificações durante a explicação dos resultados citados acima. Caso essas falsificações sem mostrem insuperáveis eles passarão por uma crise que somente será solucionada quando surgir um novo paradigma, capaz de refutar o paradigma anterior e atrair vários cientistas. Quando todos os cientistas forem capazes de abandonar o paradigma antigo e consequentemente aceitarem o novo, ocorrerá a revolução cientifica.
A nova ciência normal será orientada pelo paradigma superior, que foi aceito pela comunidade cientifica com novas formas de aplicações de lei e novos tipos de situação. E a nova crise acontece quando a nova ciência normal se deparar com problemas insuperáveis e surgir a necessidade de um novo paradigma superior, ocasionando uma nova revolução cientifica.

Outros materiais