Buscar

GESTÃO DE SUPRIMENTOS 2ª. PARTE – FERRAMENTAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ref.: 201703453868
		
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	(CEHAP-PB - 2009) Um bom processo de compras deve levar em consideração proposições trazidas pelas áreas financeira, de produção e de vendas, com o objetivo de maximizar o resultado de uma organização. Acerca desse assunto, assinale a opção correta. 
		
	
	O grande objetivo da aquisição de materiais e insumos é comprar aos menores preços. 
	
	As sociedades de economia mista e as empresas públicas, por serem de direito privado, não precisam fazer licitações para fazerem suas aquisições. 
	
	O setor de compras e o contábil não mantêm qualquer tipo de comunicação, sendo setores totalmente independentes entre si na realização de suas atividades. 
	
	Atualmente, a função de comprador não é mais a de anotador de pedidos, mas sim a de um conhecedor das mercadorias e dos fornecedores e um bom negociador. 
	
	A qualificação dos fornecedores não se torna relevante para a análise, visto que o menor preço sempre é o que melhor atenderá os interesses da empresa compradora. 
	
	 
	Ref.: 201703617389
		
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Todos são indicadores de desempenho da gestão do estoque, EXCETO:
		
	
	Nível de serviço ao cliente 
	
	Giro de estoques 
	
	Acuraria dos estoques 
	
	Cobertura de estoques 
	
	Análise ABC 
	
	 
	Ref.: 201703955213
		
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	As empresas utilizam em seu dia a dia quatro indicadores de desempenho básicos para a gestão dos estoques. Trata-se de aspectos quantitativos da administração dos estoques. Assinale nas opções abaixo o indicador que mede o percentual de itens corretos, após o término do inventário físico, e que é medido pela fórmula: (estoque medido/ estoque teórico) x 100.
		
	
	Nível médio de estoque 
	
	Giro de estoques
	
	Acurácia dos estoques
	
	Nível de serviços
	
	Cobertura de estoques
	
	 
	Ref.: 201703625527
		
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	As empresas utilizam em seu dia a dia basicamente quatro indicadores para a gestão dos estoques, que analisam os aspectos quantitativos dos estoques. Dentre as opções abaixo assinale a única que não se enquadra como indicador quantitativo de estoque 
		
	
	Cobertura de Estoques 
	
	Analise ABC 
	
	Giro de estoques 
	
	Nível de serviço 
	
	Acurácia dos estoques 
	
	 
	Ref.: 201703620504
		
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Alguns produtos são mais importantes que outros e precisam ser tratados como tal. Tendo isto em mente, devemos direcionar recursos, esforços e pessoal para fazer com que os itens mais importantes, mais caros e os clientes mais rentáveis sejam atendidos com atenção especial. Uma ferramenta que auxilia os gestores nessa priorização é o(a):
		
	
	Planilha CIF
	
	Método PEPS 
	
	Classificação ABC
	
	Trade-Off 
	
	Rede PERT
	
	 
	Ref.: 201704236754
		
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	(ENADE 2009) Na maioria das organizações, observa-se que cerca de 20% da quantidade de itens cadastrados corresponde a aproximadamente 80% do valor financeiro dos estoques, enquanto os 80% dos itens cadastrados restantes vão representar apenas 20% do valor do inventário total. Em síntese, um número relativamente pequeno de itens vai ser responsável por grande participação no custo ou no valor dos estoques. Para gestores de varejo, é importante classificar, por meio da curva ABC, os itens que serão comercializados PORQUE os itens de categoria "A" devem receber uma forma de controle menos rígida dos estoques e os itens "B" e "C" devem receber um controle mais rígido. Considerando-se essas frases, é CORRETO afirmar que:
		
	
	A primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	A primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	As duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	As duas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	As duas são falsas.
	
	 
	Ref.: 201703453879
		
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	(CREA - RJ - 2005) A forma de compra eletrônica que se utiliza de computadores ligados diretamente aos computadores dos fornecedores, com software específico para comunicação e tradução dos documentos, denomina-se: 
		
	
	EDI 
	
	Internet 
	
	E-mail 
	
	E-commerce 
	
	Intranet
	
	 
	Ref.: 201704537091
		
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	A classificação ABC de estoque é o método de análise pelo qual se divide o inventário em partes proporcionais, classificando seus itens de acordo com o seu valor, dando maior importância de controle aos de valor mais elevado. Nesse contexto, avalie as afirmativas a seguir: I - Na classe A, classifica-se o grupo de itens mais importantes do estoque e que devem ser tratados com atenção plena pelos gestores. II - Do número de itens estocados, uma pequena quantidade tem grande representatividade financeira no estoque. III - Dos itens mais relevantes, classificados na classe A, as margens de erro devem ser mínimas, a fim de se garantirem as lucratividades. IV - A classificação ABC é uma ferramenta pouco utilizada pelas empresas, uma vez que sua elaboração é muito complexa e há dificuldades em sua análise. V - É um dos métodos mais conhecidos para a percepção e classificação dos itens presentes em estoques. Está(ão) correta(s):
		
	
	Apenas as alternativas I, II e III.
	
	Apenas as alternativas II e IV.
	
	Apenas as alternativas I, II, III e V.
	
	Apenas as alternativas I, II, III e IV.
	
	Apenas a alternativa II.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando