Buscar

Relatório do Curso Desenvolvimento de Equipes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório do Curso Desenvolvimento de Equipes
O presente curso tem por objetivo compreender a importância da organização do tempo e da comunicação para o desenvolvimento de uma equipe, para tanto, seu conteúdo é composto de apenas um módulo, contendo 5 unidades. 
De início, é mostrado que a prática de administração do tempo e de organização do trabalho são boas para a racionalização do tempo. 
Assim, o Princípio de Pareto, também chamado de Principio 80/20, identificado pelo economista italiano Vilfredo Pareto, diz respeito à relação causa/consequência, segundo o qual 80% dos resultados obtidos se relacionam com apenas 20% dos esforços realizados, ou seja, 80% dos esforços que realizamos são inúteis, ou de pouco significado. Caso invistamos nosso tempo e energia nos 20%, que é o que realmente traz efeitos, seremos capazes de alcançar ainda melhores resultados.
Na 2ª Unidade, é abordado a importância de comunicar-se bem, com uma boa comunicação interpessoal se favorece o estabelecimento de relações baseadas na confiança. A boa comunicação reduz a incidência de distorções prejudiciais que são a propagação de boatos, o individualismo predatório, a sabotagem funcional etc., que são que problemas muito comuns. 
A 3ª Unidade, por sua vez, ensina a tornar as reuniões de trabalho mais produtivas, com pauta prévia, ata, organização, tempo bem definido e respeitado. Se mal organizada, conduzida e encerrada, contudo, a reunião pode se tornar esforço inútil e perda de tempo, podendo até mesmo ser causa de problemas. 
E, surgindo conflitos, a Unidade 4 demonstra que estes não são algo essencialmente prejudicial, ou danoso, para uma equipe. Muito pelo contrário, é a partir dos conflitos, construtivos, que se alcança mais amadurecimento da equipe, eficiência e crescimento individual e coletivo.
O conflito surge no momento em que as pessoas possuem opiniões diversas sobre um determinado tema e isso é produtivo para uma equipe, na medida em que a visão múltipla propicia a discordância no encontro da solução ideal para determinado problema.
Sendo assim, a Unidade 5 instrui a empregar, em situações conflituosas, técnicas de negociação com ganhos mútuos, isto é, uma negociação ganha-ganha. E aqui a negociação não envolve um resultado financeiro com lucro e sim um processo de entendimento entre os envolvidos, que visa à obtenção de acordos, nos quais as partes tenham atendidos seus objetivos e interesses. 
Portanto, conclui-se com o curso que no mercado de trabalho, ou até mesmo na vida, é preciso caminhar com pessoas ao nosso lado, trabalhando em equipe, isso nos fortalece e enriquece sobre todos os aspectos.

Outros materiais