Buscar

introdução a fisiologia resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fisiologia (resumo)
01) ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DO CORPO HUMANO
-> Conceitos importantes:
 - Homeostase: é o ponto de equilíbrio ou estado de manutenção relativamente constante do meio interno. As mudanças internas e externas a esse meio provocam a “quebra” da homeostase. Assim, o organismo, visando manter a homeostasia, tenta compensar de alguma forma. Se a compensação for bem sucedida, o organismo retorna a sua condição anterior (de homeostase), porém, se não for bem sucedida, pode resultar em doença;
 - Líquido intracelular: composto, majoritariamente, por íons potássio, magnésio e fosfato;
 - Líquido extracelular: composto, majoritariamente, por íons sódio, cloreto, bicarbonato, CO2 e produtos de excreção celular.
 -> Sistema de controle do corpo (“feedback”):
	- “Feedback” negativo: é uma resposta contrária ao estímulo inicial. A maioria dos sistemas de controle do nosso organismo agem por esse tipo de “feedback” (exemplo: na regulação da concentração de dióxido de carbono, a alta concentração do gás no líquido extracelular aumenta a ventilação pulmonar. Isso, por sua vez, diminui a concentração de dióxido de carbono no líquido extracelular, pois os pulmões eliminam maiores quantidades de dióxido de carbono do organismo);
	- “Feedback” positivo: é uma resposta a favor (resposta aumentada) ao estímulo inicial. Fica evidente então que o “feedback positivo” causa instabilidade, podendo levar até mesmo, em alguns casos, a morte. Por isso, os sistemas de controle do nosso organismo agem menos por esse tipo de “feedback” (exemplo: uma grande perda de sangue do organismo faz o pulso diminuir);
	- “Feedforward”: é uma resposta antecipada ao estímulo inicial (exemplo: quando encostamos em uma panela ou outra superfície muito quente).
 *OBS.: Além desse sistema de controle, nosso organismo possui outros, como os que regulam a temperatura, pressão, processos químicos, etc.
02) TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA CELULAR
 -> Conceitos importantes:
	- Solutos: substâncias que se dissolvem nos líquidos;
	- Solventes: os líquidos nos quais os solutos se dissolvem;
	- Solução: combinação de solutos dissolvidos no solvente;
	- Solubilidade: o quanto uma molécula é capaz de se dissolver em um solvente;
	- Tonicidade: é a capacidade de uma partícula em conduzir água;
	- Osmose: difusão efetiva da água;
	- Osmolaridade: indica a concentração de uma solução em termos do número de partículas. É, portanto, uma unidade de medida (osmol).
 -> Características dos solutos:
 - Solubilidade;
 - Grau de dissociação em solução;
 - Permeabilidade da membrana celular.
 -> Membrana celular: 
	A membrana celular é composta principalmente por uma bicamada de moléculas de fosfolipídios, com os grupamentos não polares (hidrofóbicos) voltados para o centro da membrana e os grupamentos polares (hidrofílicos) em ambas as superfícies da membrana. É a forma de comunicação da célula com o meio interno e externo. Por essa membrana, passam diversas substâncias por determinados tipos de transporte e mediadores, que podem ser explicados a seguir:
 -> Difusão:
	É um movimento contínuo de moléculas umas contra as outras, tanto nos líquidos, como nos gases. Além disso, é caracterizada por ser um processo que ocorre do meio de maior concentração para o meio de menor concentração, não havendo, portanto, gasto de energia para tanto (à favor do gradiente de concentração). Está diretamente relacionada com a temperatura e inversamente relacionada ao volume molecular. Pode ser dividida, também, nos seguintes subtipos:
I) Difusão simples:
	Nesse tipo de difusão, o movimento cinético das moléculas ou dos íons ocorre através de uma abertura na membrana celular ou por meio dos espaços intermoleculares, sem que, para tanto, precisem estabelecer qualquer interação com as proteínas carreadoras da membrana; porém, pode ser mediada por proteínas de canal;
II) Difusão facilitada:
	Nesse tipo de difusão, o movimento cinético das moléculas ou dos íons requer a interação com as proteínas carreadoras. As moléculas/íons juntam-se por meio de ligação química e assim conseguem ser transportadas em movimento de vaivém através da membrana celular. 
 -> Proteínas carreadoras:
	São proteínas que se ligam às moléculas/íons a serem transportados. As alterações estruturais nessas moléculas de proteína então movem as substâncias através dos interstícios da proteína até o outro lado da membrana.
-> Proteínas de canal:
	São proteínas que contém espaços aquosos por toda sua extensão, permitindo, assim, o livre movimento da água, bem como de íons ou de moléculas selecionadas (permeabilidade seletiva).
*OBS.: As proteínas carreadoras, assim como as proteínas de canal, possuem permeabilidade seletiva (que ocorre devido ao diâmetro e forma do canal, além da natureza das cargas elétricas ao longo da superfície desse canal) também.
 -> Transporte ativo:
	É um tipo de transporte que ocorre quando a membrana celular transporta as moléculas ou íons “para cima”, ou seja, contra um gradiente de concentração (geralmente, do meio menos concentrado para o mais concentrado). O transporte ativo possui, ainda, os seguintes subtipos:
I) Transporte ativo primário:
	Nesse tipo de transporte, a energia é derivada diretamente da degradação de ATP ou de qualquer outro composto derivado de fosfato de alta energia (exemplo: bomba sódio-potássio).
II) Transporte ativo secundário:
	Nesse tipo de transporte, a energia é derivada secundariamente da energia armazenada na forma de diferentes concentrações iônicas, que foram geradas anteriormente no transporte ativo primário (exemplo: cotransporte- quando o excesso de íons sódio na parte externa da membrana celular faz com que outras substâncias sejam empurradas para dentro da membrana/contratransporte- quando os íons sódio tentam se difundir novamente para o interior da célula devido a seu grande gradiente de concentração). 
MECANISMO GERAL DA CONTRAÇÃO MUSCULAR
O início e a execução da contração muscular ocorrem nas seguintes etapas:
Os potenciais de ação cursam pelo nervo motor até suas terminações nas fibras musculares. Em cada uma dessas terminações, o nervo secreta pequena quantidade da substância neurotransmissora acetilcolina. A acetilcolina age em área local da membrana da fibra muscular para abrir múltiplos canais de cátion, “regulados pela acetilcolina”, por meio de moléculas de proteína que flutuam na membrana. A abertura dos canais regulados pela acetilcolina permite a difusão de grande quantidade de íons sódio para o lado interno da membrana das fibras musculares. Essa ação causa despolarização local que, por sua vez, produz a abertura de canais de sódio, dependentes da voltagem, que desencadeia o potencial de ação na membrana. O potencial de ação se propaga por toda a membrana da fibra muscular, do mesmo modo como o potencial de ação cursa pela membrana das fibras nervosas.
O potencial de ação despolariza a membrana muscular, e grande parte da eletricidade do potencial de ação flui pelo centro da fibra muscular. Aí, ela faz com que o retículo sarcoplasmático libere grande quantidade de íons cálcio armazenados nesse retículo. Os íons cálcio ativam as forças atrativas entre os filamentos de miosina e actina, fazendo com que deslizem ao lado um do outro, que é o processo contrátil. Após fração de segundo, os íons cálcio são bombeados de volta para o retículo sarcoplasmático pela bomba de Ca++ da membrana, onde permanecem armazenados até que novo potencial de ação muscular se inicie; essa remoção dos íons cálcio das miofibrilas faz com que a contração muscular cesse.

Outros materiais