Buscar

RENATA Relatorio REAL (2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE MARABÁ
CURSO BACHARELADO EM FISIOTERAPIA
RENATA BARROS DE SOUSA
VISITA À CLÍNICA ESCOLA DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ 
	
MARABÁ
	
2017/2
RENATA BARROS DE SOUSA
VISITA À CLÍNICA ESCOLA DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ
Relatório de visita à Clínica Escola da Faculdade Metropolitana de Marabá, com o curso Bacharelado de Fisioterapia, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Pediatria.
Professora: Tatiane Gonçalves Arouca Almeida.
MARABÁ
2017/2
1. INTRODUÇÃO
Este presente relatório trata-se da prática integradora do curso de Bacharelado em Fisioterapia da Faculdade Metropolitana de Marabá, realizado pela professora Tatiane Gonçalves Arouca Almeida que ministra a disciplina de Fisioterapia em Pediatria na turma do quinto período noturno (fis 52). Esta prática visou a avaliação para verificar a motricidade grossa em uma lactente de seis meses e onze dias de acordo com a escala motora infantil Alberta que avalia posturas e decúbitos (prono, supino, sentado e em pé) em crianças a termo e pré-termo, posições essas que são divididas, ilustradas e descritas. 
 Está prática foi realizada na própria Clínica escola da Faculdade, onde a professora deu todas as instruções e as escalas para cada grupo de alunos presente no auditório, a fim de observarmos os movimentos realizados pela lactente, o posicionamento da Fisioterapeuta, os recursos que estavam ao alcance da criança como os seus próprios brinquedos, e de acordo com as instruções e aulas anteriores fecharmos as janelas motoras, e identificarmos alguns itens de acordo com o que foi observado, desta forma visualizamos com precisão como que se dá a realização de uma avaliação com a escala motora infantil Alberta.
2. OBJETIVO GERAL
O objetivo deste trabalho é efetuar um relato da visita técnica na Clínica escola da Faculdade Metropolitana de Marabá, na disciplina de Fisioterapia em Pediatria. A visita foi programada, conforme solicitação, pela professora Tatiane Gonçalves Arouca Almeida para a turma do 5º período noturno do curso Bacharelado de Fisioterapia, no dia 31/08/2017. 
2.1 OBJETIVO ESPECÍFICO 
O objetivo específico deste relatório foi avaliar o desenvolvimento motor da lactente conforme a Escala motora Alberta e observar sua cinesiologia e anatomia nas posições em prono, supino, sentada e em pé, com intuito de fecharmos a janela motora. 
3. MATERIAIS E METÓDOS
3.1 MATERIAIS 
Lápis
Borracha 
Escala Motora Infantil Alberta 
3.2 LOCAL DA VISITA 
A prática integradora foi realizada na Clínica Escola da Faculdade Metropolitana de Marabá localizada na Rod. BR 230, S/N - Nova Marabá, Marabá - PA, 68507-765.
3.3 SELEÇÃO DA LACTENTE 
Uma aluna, como combinado em aulas anteriores para que essa prática fosse realizada, trouxe até nossa faculdade junto com a mãe e a tia a lactente K.L.C.N nascida no dia 20 de fevereiro de 2017, de seis meses e onze dias a termo para que pudéssemos observar a professora avaliando a mesma.
3.4 PROCEDIMENTO 
No dia 31 de agosto de 2017, das 19:00 ás 22:00 horas na Clínica escola da Faculdade Metropolitana de Marabá a professora e coordenadora do curso de Fisioterapia, Tatiane Gonçalves Arouca Almeida que ministra a disciplina de Fisioterapia em Pediatria para a turma fis 52 noturno, iniciou sua aula no auditório da Clínica escola, dividindo a turma em grupos e progressivamente dando todas as instruções e as escalas para cada grupo e então ela se dirigiu a sala da frente juntamente com a lactente de seis meses e onze dias a termo, e sua mãe e tia, enquanto os 27 alunos presentes no auditório puderam observar através do espelho que dividia as duas salas todos os movimentos realizados pela criança que estava de fralda para melhor observação, e foram feitos movimentos de forma não ordenada deixando-a livre, foi utilizado alguns recursos como os brinquedos, bolinhas chocalhos que chamassem a atenção da lactente e então com nosso lápis anotamos na Alberta os itens menos maduros, marcando um (no), os mais maduros, marcando (o) e fechamos as janelas motoras de cada posição que observamos, para no final somarmos as pontuações dessa criança.
4. INSTRUMENTO 
Nesta prática integradora foi utilizada a Alberta uma escala infantil na qual nos permite avaliar habilidades motoras em diferentes posturas e decúbitos, ela ilustra cada posição com a figura e com a descrição para identificarmos os itens, esses que são no total de cinquenta e oito e podem ser indicados em menos maduros ou mais maduros e entre eles estão as chamadas janelas motoras, que são as posições que a criança realizou na avaliação, todos os itens são somados gerando uma pontuação total na qual é comparada a um gráfico que identifica o percentil do desenvolvimento motor da criança. (Manacero & Nunes, 2008). 
A Alberta foi publicada em 1994, após sua validação na qual teve uma avaliação com amostra de 506 crianças. Essa escala é uma medida observacional, avalia recém-nascidos a termo e pré-termo entre zero e dezoito meses, a fim de identificar bebês que estejam com desenvolvimento motor atípico em relação ao grupo normativo. É importante se ter em mente que não se deve levar em consideração somente as limitações da criança, pois algumas que tem lesões no Sistema Nervoso Central (SNC) podem apresentar desenvolvimento motor dentro do repertório típico, dessa forma os profissionais da reabilitação como por exemplo os Fisioterapeutas devem conhecer as habilidades motoras que as crianças apresentam e realizar medidas para aperfeiçoa-las (Piper & Darah, 1994). 
5. RESULTADO 
A Lactente pontuou 20 pontos em prono, 9 em supino 12 sentada e 3 pontos na posição em pé.
O resultado geral foi: 44 pontos na escala. 
6. DISCUSSÃO 
A lactente K.L.C.M tem seis meses e onze dias, geralmente nessa fase adquire-se o controle de flexão em supino, quando deitada nesta posição em supino brinca com os pés e enquanto isso ocorre fica evidente a ação dos abdominais oblíquos, o rolar de prono para supino e vice-versa, quando senta com apoio retifica o tronco, já quando senta sem apoio anterioriza as mãos como forma de apoio, se estiver deitada em prono suporta o peso da cabeça e do tronco apoiando-se na palma das mãos, em pé com apoio consegue sustentar por um momento o peso do corpo, move os braços intencionalmente, a criança também faz rotação da pelve sobre o ombro ou vice e versa.
Nesta lactente observamos todas essas características que são típicas para a sua idade, porém foi observado também que ela já engatinha o que não é típico para a idade dela, sendo assim percebemos o quanto o desenvolvimento motor dessa criança é evoluído, ganhando assim mais pontos na escala Alberta. 
7. CONCLUSÃO
A realização desta visita foi de grande importante para que houvesse uma melhor explanação sobre o uso da Escala Motora Infantil Alberta, e para que tivéssemos um contato aproximado de como é o atendimento ao público infantil, de como deve ser realizado, sempre acompanhado do responsável, permitindo que a criança se sinta à vontade e que seja um ambiente agradável e sem muita tensão para a mesma. 
 Foi importante e satisfatório visualizarmos os movimentos motores da lactente convidada, observamos e compreendermos os movimentos típicos da idade dela, que até então só vimos na teoria e também nos foi permitido vermos os não típicos no caso dela, que já está bem evoluída.
O desenvolvimento desse relatório serviu para um crescimento e amadurecimento acadêmico, através do aprendizado sobre Fisioterapia na área de Pediatria, assim proporcionando aos acadêmicos o conhecimento devido em cada área a fim de despertar suas vocações e formar excelentes profissionais.
8. REFERÊNCIAS
Manacero, S & Nunes, M.L, Evaluation of motor performance of preterm newborns during the first months of life using the Alberta Infant Motor Scale (AIMS). Jornal de Pediatria, 84(1):53-59, 2008.
Olhar fisio. Disponível em:< https://olharfisio.blogspot.com.br/2015/06/desenvolvimento-motor-normal-de-0-12.html>. Acesso em 20 de setembro de 2017.
 
Piper, M & Darah, J., Motor Assessment of the Developing Infant. 1ª edição. Philadelphia, USA: W. B. Saunders Company, 1994.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando