Buscar

Modelo notícia BII

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COM ALUNOS DE INCLUSÃO
NOMES: Jayne Beatriz Gemin RU: 1790752
 Joana Paula Bahri RU: 420082
 Valéria Boruch RU: 1794326
FACEPP – PRUDENTÓPOLIS 
Data 11/09/2017
Fonte: https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+pessoas+com+deficiencia+visual&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjliur7uvrVAhUM1GMKHX8nDNcQ_AUICigB&biw=1024&bih=589 
	Atualmente em nosso país, existem muitas pessoas portadoras de deficiência física e mental. Uma delas é a deficiência visual. ”Segundo dados do Censo Escolar 2008/2009, feito pelo Inep/MEC, mais de 55 mil alunos têm deficiência visual no país. Desse total, 51.311 são os chamados estudantes com baixa visão e 4.604 são cegos.”
Cegueira nada mais é do que uma condição caracterizada pela perda da habilidade de enxergar, mesmo com a melhor correção. Existem vários meios de avaliar a extensão da perda visual ou cegueira. Há diferentes casos de cegueira podendo ser congênita que é numerosa e ocorre pela malformação ocular ou cerebral, cegueira por traumatismos como pancadas, explosões entre outros, por medicamentos que afetam a visão e por portadores de doenças infecciosas.
”Existem recursos capazes de auxiliar os cegos: Reglet que é uma prancheta perfurada utilizada para escrever em Braille com a ajuda do Punção que é um objeto que produz o relevo no papel, a bengala para auxiliar na locomoção, o Soroban que opera cálculos matemáticos e outros”, porém nosso mundo está virando cada vez mais digital, então se precisou de alguns recursos mais avançados.
“Pensando nisso, o MEC em parceria com os Estados, Municípios e o Distrito Federal, implantaram um Programa que se chama: Projeto Livro Acessível, e tem como objetivo a promoção da acessibilidade aos alunos da Educação Especial no ensino regular. Disponibilizando materiais didáticos e pedagógicos, equipamentos, mobiliários e laptops para comporem as Salas de Recursos Multifuncionais com o objetivo de apoiar os alunos com esse tipo de deficiência.”
	A informática está sendo uma ferramenta indispensável nas aulas para os portadores de deficiência visual. Ela somente precisa ser adaptada com softwares desenvolvidos justamente para atender à realidade desse público, o que facilita e muito o aprendizado e a inclusão desses alunos. O acesso a esses programas é fundamental para que a pessoa possa interagir melhor com a sociedade e o mundo. A informática adaptada tem três tipos de programas: os leitores de tela, os ampliadores de tela e os digitalizadores de texto. Os leitores, como o próprio nome sugere lêem tudo o que está na tela do computador, seja texto, Access, Power point, linguagem de programação, e-mail, MSN, etc. Por isso, são ideais para os cegos totais. Os ampliadores são bons para os chamados baixa visão.
 	Como o programa amplia os ícones, as imagens, as letras e cria contrastes, facilita a leitura de quem tem a patologia da baixa visão, ou seja, não é totalmente cego. Já os digitalizadores transformam textos em sons. “Todos são muito bons, mas cada um atende a uma realidade específica. E um complementa o outro.” O que está ajudando também, é que muitos programas podem ser baixados gratuitamente pela internet, o que facilita o acesso a um maior número de pessoas que precisam desses recursos.
 “Na perspectiva da educação inclusiva, os recursos tecnológicos são de fundamental importância, utilizados como instrumentos facilitador da aprendizagem, eles buscam na criatividade uma alternativa para que o aluno realize o que precisa ou deseja, e assim possibilite uma melhor comunicação, permitindo que o aluno se desenvolva melhor, construa individualmente ou coletivamente novos conhecimentos”. 
Blog é uma palavra que resulta da simplificação do termo weblog. Este, por sua vez, é resultante da justaposição das palavras da língua inglesa web e log. Web aparece aqui com o significado de rede (da internet) enquanto que log é utilizado para designar o registro de atividade ou desempenho regular de algo. Numa tradução livre podemos Blogs são páginas da internet onde regularmente são publicados diversos conteúdos, como textos, imagens, músicas ou vídeos, tanto podendo ser dedicados a um assunto específico como ser de âmbito bastante geral. 
Podem ser mantidos por uma ou várias pessoas e têm normalmente espaço para comentários dos seus leitores. Blogueiro é o nome dado a quem publica num blog e blogosfera é O sucesso deste tipo de páginas da internet resultou muito da existência de modelos de páginas pré-definidos e da facilidade de inserção de conteúdos fornecidos por alguns sistemas de publicação. Esses sistemas são de utilização muito simples e dispensam o conhecimento de linguagens de publicação de páginas na internet — como html, por exemplo. Os sistemas mais populares são o Blogger e o Wordpress.o conjunto de blogs.definir blog como um "diário online"
Referências:
Acesso em: https://www.significados.com.br/blog/ 28/08/2017, 14h55min horas.
Acesso em https://www.passeidireto.com/arquivo/32216732/-90portfolio-ferramentas-tecnologicas-e-o-seu-uso-com-alunos-de-inclusao-nota 11/09/2017, 13h41min horas.

Outros materiais