Buscar

TRABALHO DE GRUPO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO – 1º SEMESTRE
Danila Abrêu Paiva
ESTÉR SIMÕES
Kátia Ribeiro da Silva Reinoso
 
TRABALHO INTERDISCIPLINAR - GRUPO
“ANÁLISE DO SUPERMERCADO CASA DO CLORO EM BARRA DE SÃO FRANCISCO”
BARRA DE SÃO FRANCISCO - ES
2015
Danila Abrêu Paiva
ESTÉR SIMÕES
Kátia Ribeiro da Silva Reinoso
TRABALHO INTERDISCIPLINAR - GRUPO
“ANÁLISE DO SUPERMERCADO CASA DO CLORO EM BARRA DE SÃO FRANCISCO”
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como exigência do trabalho interdisciplinar em grupo, nas disciplinas de Macroecônomia e Microeconômia, Métodos Quantitativos, Ética, política e sociedade, Seminário.
BARRA DE SÃO FRANCISCO -ES
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO	03
2. ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA	04
2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA	04 
2.2 INFLAÇÃO	04
2.3 INFLAÇÃO DE DEMANDA	05 
2.4 INFLAÇÃO DE CUSTOS	05
2.5 ÍNDICE DE INFLAÇÃO	05 
2.6 A TAXA DE JUROS	06 
2.7 A TAXA DE CÂMBIO	07 
3. MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL	08 
4. ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE	11 
5. PESQUISA	12
5.1 SUPERMERCADO CASA DO CLORO	12
6. CONCLUSÃO	19
REFERÊNCIAS	20
ANEXOS	21
1. INTRODUÇÃO
O grande desafio deste trabalho é mostrar como os gestores de uma empresa, seja pequena, micro, média ou de grande porte devem direcionar seus esforços para entender e utilizar os talentos humanos na empresa, de forma a se tornar mais competitiva.
Podemos perceber que a gestão harmônica de pessoas, tornou-se um diferencial competitivo para que a empresa possa responder às necessidades atuais e futuras de se manter competitiva num mercado cada vez mais exigente, global e mutante. 
Para que isso aconteça é necessário criar e manter um clima organizacional, saudável, cuidando das pessoas e do ambiente de trabalho.
Os valores éticos interferem nos conflitos e no clima de convivência porque estão relacionados com as intenções e evidenciados por meio das atitudes e comportamento de cada pessoa.
Procurar aprimoramento e aperfeiçoamento de suas competências em prol do diferencial competitivo para seu negócio é sem dúvida alguma uma base para que a empresa possa se fortalecer e ser um referencial dentro da comunidade que está atuante.
2. ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 
A Microeconomia estuda as ações dos agentes econômicos e empresas nas atividades de produção. Utiliza como estudo a oferta, a demanda, o equilíbrio do mercado, as estruturas do mercado, a teoria da firma e a teoria do consumidor. 
A Macroeconomia estuda o funcionamento do sistema econômico como um todo. Utiliza como estudo os grandes agregados econômicos, o produto, investimento, a renda, a inflação e os balanço de pagamentos. 
2.2 INFLAÇÃO 
A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo: 
Analistas elevam projeção para inflação em 2013 para 5,82% 
BRASÍLIA - A mediana para o IPCA de 2013 passou de 5,81% para 5,82%, segundo dados do relatório de mercado Focus, publicado há pouco pelo Banco Central (BC). Há quatro semanas, ela estava em 5,83%. Para 2014, a mediana das previsões para a inflação subiu de 5,96% para 5,97%. A taxa vista um mês atrás era de 5,84%. 
A mediana das estimativas suavizadas à frente para a inflação acumulada em 12 meses subiu de 6,20% para 6,21%. Há quatro semanas, estava em 6,12%. 
No curto prazo, a mediana das projeções para o IPCA de setembro se manteve em 0,35%. O mesmo ocorreu com a projeção para o índice em outubro, que ficou em 0,56%. 
Já entre os profissionais que mais acertam as previsões para o médio prazo, o grupo denominado pelo BC de Top 5, o IPCA de 2013 deverá ficar em 5,80%, a mesma previsão da semana passada. Há quatro semanas atrás, estava em 5,57%. No caso de 2014, esse mesmo grupo manteve sua expectativa de 6,17%. Um mês atrás, a projeção era de 5,80%. 
2.3 INFLAÇÃO DE DEMANDA 
É quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. As chances de a inflação da demanda acontecer aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos. 
Para a inflação de demanda ser combatida, é necessário que a política econômica se baseie em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada. 
2.4 INFLAÇÃO DE CUSTOS 
É associada à inflação de oferta. O nível da demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retração da produção fazendo com que os preços de mercado também sofram aumento. As causas mais comuns da inflação de custos são: os aumentos salariais fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente; o aumento do custo de matéria-prima que provoca um super aumento nos custos da produção, fazendo com que o custo final do bem ou serviço aumente; e, por fim, a estrutura de mercado que algumas empresas aumentam seus lucros acima da elevação dos custos de produção. 
2.5 ÍNDICE DE INFLAÇÃO 
A inflação possui vários índices entre eles o IGP (Índice Geral de Preços), IPA (Índice de Preços no Atacado), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), CUB (Custo Unitário Básico). 
2.6 A TAXA DE JUROS 
A taxa de juros é o instrumento utilizado pelo BC (Banco Central) para manter a inflação sobre controle. Se os juros caem muito, a população tem maior acesso ao crédito e o consumo sobe, aumentando a demanda, podendo pressionar os preços caso a indústria não esteja preparada para atender esse maior consumo. Por outro lado, se os juros sobem, a autoridade monetária inibe consumo e investimento – que ficam mais custosos - desacelerando a economia e evita-se que os preços subam para que não ocorra a inflação. 
O Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) foi criado para identificar as taxa de juros que reflete a média de remuneração dos títulos federais negociados com os bancos e é considerada a taxa básica influenciando sobre os juros de toda economia. É um sistema eletrônico que permite atualização diária das posições das instituições financeiras, com o objetivo de tornar mais transparente e segura, a negociações de títulos públicos. 
O Copom (Comitê de Política Monetária) foi instituído para estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros, composto pelo Presidente do Banco Central, os diretores de Política Monetária, Política Econômica, Estudos Especiais, Assuntos Internacionais, Normas e Organização do Sistema Financeiro, Fiscalização, Liquidações e Desestatização, e Administração. 
Podemos verificar a influência da Taxa de Juros em nossa economia na publicação da Revista Veja (Efeito do dólar na inflação faz Copom elevar Selic para 9,5% ao ano) que diz O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) aumentou em 0,50 ponto porcentual, para 9,5% ao ano, a taxa básica de juros (Selic) nesta quarta-feira, em decisão unânime, sem viés - ou seja, a decisão é válida até o próximo encontro, em dezembro. Trata-se da quinta elevação consecutiva do juro básico da economia neste ano. A trajetória de alta teve início em abril, quando a autoridade monetária subiu a Selic de 7,25% (mínima histórica) para 7,5%. A decisão não surpreendeu o mercado financeiro, que apostava de forma quase unânime no aumento de 0,50 ponto. Trata-se da maior taxa de juros desde março de 2012. 
Essa notícia nos mostra que diante da dificuldade em controlar o avanço da inflação a Autoridade Monetária do país decidiu elevar pela 5ª vez consecutiva no ano à taxa de juros. 
2.7 A TAXA DE CÂMBIO 
A taxa de câmbio reflete o custo de uma moeda em relação à outra. As cotações apresentam taxas
para a compra e para a venda da moeda, as quais são referenciadas do ponto de vista do agente autorizado a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central. Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. No Brasil, a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos, fazendo com que a cotação comumente utilizada seja a dessa moeda. Por exemplo, quando dizemos que a taxa de câmbio é 1,73, significa que um dólar dos Estados Unidos custa R$ 1,73. 
As taxas de câmbio praticadas no mercado de câmbio brasileiro são livremente negociadas entre os agentes e seus clientes e são amplamente divulgadas pela imprensa. O Banco Central do Brasil (BC) divulga diariamente, as cotações para as diferentes moedas. São livremente pactuadas entre as partes contratantes, ou seja, entre o comprador ou vendedor da moeda estrangeira e o agente autorizado pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio. 
Podemos verificar a influência do Câmbio em nossa Economia na reportagem do Jornal Estado de São Paulo que diz que Câmbio Puxa alta do IGP-DI em setembro que nos diz que O grande motivo para a intensificação na taxa do Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) em setembro para 1,36% (de 0,46% em agosto) foi a aceleração da inflação no atacado, disse, nesta terça-feira, 8, o economista-chefe do Banco ABC Brasil, Luis Otávio de Souza Leal. Apesar de o resultado ter ficado abaixo do esperado pela instituição (1,45%), os dois componentes do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) - Agropecuário (2,04%) e Industrial (1,85%) - aceleraram de agosto para o mês passado. Para ele, o principal risco da alta do IGP-DI para o varejo é a transmissão via cadeia de carnes. 
Essa notícia nos mostra que a principal causa da aceleração do IGP-DI foi a desvalorização do câmbio, que aconteceu no início do terceiro trimestre. Para ele, o "pico" de alta nos índices gerais de preços (IGPs) pode ter chegado ao fim no IGP-DI e a tendência é de abrandamento nas taxas daqui para frente. O principal motivo para esse alívio, disse, serão os preços agrícolas. 
3. MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL 
No moderno ambiente administrativo e econômico global, qualquer pessoa pode ter acesso a uma enorme quantidade de informações estatísticas. Os gerentes e gestores mais bem-sucedidos são aqueles capazes de entender a informação e usá-la de maneira eficaz. Neste sentido os métodos quantitativos e os conceitos estatísticos são frequentemente aplicados à gestão empresarial, auxiliando os gestores na tomada de decisões dentro do ambiente organizacional. Pesquise nas referências indicadas pelo professor e escreva sobre os temas relacionados abaixo: 
a. Medidas Descritivas 
Medidas Descritivas ou Estatísticas Descritiva e a informação advinda dos dados colhidos em uma pesquisa. Segundo SPIEGEL, no sentido mais restrito, o termo Estatística é usado para designar os próprios dados ou números deles derivados como, por exemplo, médias, organizando os dados, em conformidade com a população e/ou com a amostra em estudo. 
MEDRI (p. 1) ensina que na pesquisa científica coletam-se as características de pessoas, animais, empresas, indústrias, sistemas de produção, fenômenos físicos ou químicos. Com a finalidade de verificar as hipóteses lançadas sobre uma população, coleta essa, feita com base em uma amostra, como nos ensina STEVENSON. 
I. Medidas de Tendência Central; 
A média, assim como a mediana e a moda são medidas de tendência central, ou seja, são usadas para indicar um valor que tende a tipificar, ou a representar melhor, um conjunto de números, conforme STEVENSON (p. 19). 
COSTA (p. 56) prefere conceituar as medidas de tendência central como estatísticas, cujos valores estão próximos do centro de um conjunto de dados. 
Já MEDRI (p. 22) prefere afirmar que as medidas de tendência central são aquelas que produzem um valor em torno do qual os dados observados se distribuem, e que visam sintetizar em um único número o conjunto de dados. 
Analisando essas três definições, a última que remete ao aspecto da distribuição dos dados, parece ser a mais correta, porque as medidas de tendência, não necessariamente representam melhor o conjunto, ao final de uma análise e porque a noção de centro, não significa, necessariamente proximidade. 
II. Medidas de Dispersão; 
Apurado um valor médio para os elementos de um rol torna-se necessário examinar as medidas de dispersão dos demais elementos em relação à tendência central, como meio de definir a variabilidade que os dados apresentam entre si. Essas medidas são chamadas de Medidas de Variabilidade, diz COSTA (p. 78). 
MEDRI (p. 25) nos ensina que, não haverá dispersão quando todos os elementos do rol forem iguais. Dessa maneira as medidas de dispersão, apresentam o grau de agregação dos dados. 
Nem todas as séries analisadas serão claras, tornado necessário calcular outros elementos de apoio matemático para que se possa precisar, no mais das vezes, qual a série ou conjunto de dados mais estável, isto é, que apresenta a menor dispersão entre os seus elementos. 
As medidas descritivas mais utilizadas são: amplitude total; variância e desvio padrão. 
III. Técnicas de Amostragem Probabilística; 
Amostragem Probabilística envolvem o acaso, e a probabilidade de seleção de um elemento é conhecida, diferente de zero e permite inferência. 
O que pode garantir a fidelidade à amostra, sem a interferência no processo de seleção dos elementos, é que cada um tem a chance de ser sorteado em primeira escolha. 
Para conhecer melhor esse estudo de amostra, é necessário conhecer a população e suas características que elas representam. 
O acaso é garantido pelo processo de seleção, que deve ser feito de forma aleatória, por meio da manutenção dessas características. 
b. Números-Índices 
Os números de índices são medidas usadas para compararmos grupos de variáveis que possuem algum relacionamento entre si, de tal forma que seja possível a obtenção de um quadro organizado dos comportamentos das variáveis dentro desse grupo selecionado, sendo utilizados em várias áreas, tais como: administração, economia, contabilidade, engenharia, etc., para fazer comparações de alterações em variáveis específicas num dado espaço de tempo. 
Essas variáveis se tratam de: preço, quantidades, volume de produção entre outras, de um elemento qualquer ou de vários elementos tomados para comparação. 
Para uma análise envolvendo o salário da população, como capacidade de compra, utilizaremos números índices como forma de comparação. 
Para que possamos realizar uma análise histórica da variação de preços de vários itens da cesta básica de consumo da população, utilizamos o índice de preços ao consumidor (IPC). 
Os números índices, ao se referirem a um único elemento em períodos distinto são conhecidos como números índices simples e quando envolvem mais elementos números índices compostos, mas também é possível vermos, que existem outras classificações possíveis, as bilaterais e multilaterais. 
c. Deflação de Dados 
Deflacionar significa eliminar dos valores monetários nominais o efeito da inflação, assim entendido o aumento de preços decorrente da desvalorização do padrão monetário, sendo assim, os valores ficam dados na mesma base de comparação 
Deflator é qualquer índice de preços usado para equiparar, por redução, valores monetários de diversas épocas ao valor monetário de uma determinada época tomada como base. Esse processo de redução é denominado deflacionamento. 
O número índice usado para deflacionar valores é denominado deflator (Df). Já no Brasil, os mais usados são o IGP, o ICV, o INPC, o IPC, o IPA e a TR. 
O valor nominal de um bem (na data-base) pode ser convertido em valor real (na atual data) e vice-versa, para isso utilizamos a seguinte fórmula: 
Vr = Vn/Df.100 
Em que: 
Vr : valor real do bem (valor na data atual); 
Vn: valor nominal do bem (valor na data-base); 
Df: deflator (números índice ou série de números
índices). 
4. ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 
Diante do exposto, concluo que o capitalismo moderno traz à tona umas novas formas de cidadania, a cidadania contemporânea emprega o processo de aprendizagem social e da construção dede novas formas de relações sociais e práticas políticas concretas. 
Todavia, grande parte das propagandas abordam o vínculo afetivo para incentivar que os consumidores se sensibilize, um exemplo claro são as propagandas da Coca-Cola, que estimula o consumo do público alvo. E sempre querem passar a mensagem que os consumidores se sentirão melhores quando consumirem, ou que o produto é necessário para o sujeito ser bem aceito no meio social. 
Com os conceitos de preservação ambiental e consumismo consciente, as empresas estão investindo em ações de desenvolvimento sustentável. As visões sociais dos consumidores estão mais conscientes e exigentes, estão cobrando condutas sociais e ambientais das corporações. E também pensando no bem-estar de seus colaboradores. 
Mas, há uma série de condutas éticas estabelecidas pela ética empresarial para preservar as relações no ambiente externo e interno de uma empresa, seja essa relação empresa x consumidor; empresa x colaborador ou colaborador x colaborador. 
Entretanto, rendo como finalidade assegurar a conduta ética no ambiente corporativo, no Brasil existe o Código de ética elaborado pelo Comitê de Ética. Que tem como dever esclarecer duvidas e avaliar as infrações do Código de Ética. 
E por fim, é imprescindível para um empresa implantar um programa de cidadania empresarial, utilizando como marketing social. Uma das vantagens é uma otimização no ambiente de trabalho, pois os funcionários sentem-se mais à vontade e criativos. Aumenta a automotivação dos funcionários. O que leva uma imagem de idoneidade da empresa para a sociedade etc. 
5. PESQUISA
5.1 SUPERMERCADO CASA DO CLORO
Pode-se analisar que o mercado de alimentos vem sempre num crescente aumento, com Produtos cada vez mais atraentes. Nos países, mas ricos, o poder de consumo elevado faz com que as indústrias, produtores e supermercados se voltem para o mercado de orgânicos que mostra um crescimento de 50% à mais por ano, se mostrando muito atrativo comercialmente. 
Apesar do consumo de alimentos orgânicos ser recente, cresce a cada dia e começa a ganhar a fidelidade perante ao consumidor. Embora muitos consumidores ainda adquirem os produtos de agricultura com agrotóxicos, ou seja, alimentos convencionais, devido ainda a pouca variedade dos alimentos orgânicos. 
Análise dos resultados e estudos realizados nos fornece a conclusão que o perfil do consumidor que adquire os orgânicos é geralmente do sexo feminino, moram em cidades grandes, de classe média, na maioria com ensino superior, caracterizando um melhor nível intelectual e econômico. 
No que se refere a divulgação do produto, o setor ainda precisa trabalhar muito, para que o crescimento do setor ainda seja maior e mais esclarecido. Mesmo sendo hoje um produto mais caro que o convencional, tem sido cada vez mais procurado, acredita-se que com melhor divulgação e esclarecimento, aumentaria a procura, consequentemente a produção incentivando assim o produtor aumentar a variedade dos produtos. 
ANÁLISE DO SUPERMERCADO CASA DO CLORO EM BARRA DE SÃO FRANCISCO
Essa pesquisa foi realizada na cidade de Barra de São Francisco e se baseou na coleta de dados por meio da aplicação de pesquisa realizada desenvolvidos especialmente para os funcionários do supermercados Casa do Cloro para que se conseguisse alcançar as respostas necessárias e esclarecer aspectos relacionados com o objetivo do trabalho. 
A ESTRUTURA E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELO SUPERMERCADO CASA DO CLORO PARA AUMENTAR SUAS VENDAS 
O Supermercado Casa do Cloro é um dos mais antigos da cidade de Barra de São Francisco, e considerado o de maior expressão até a metade da década de 90. Contudo, com a inserção de dois supermercados de maior porte na cidade, sua participação diminuiu e não consegue recuperar até então, o prestígio e parcela do mercado que o consagrara.
A Casa do Cloro nasceu de uma ideia empreededora de seu proprietario Arlindo suassunda que chegou em Barra de São Francisco na decada de 80 com uma pequena loja de cloro e derivados de limpesa com o passar dos anos Arlindo espandiu-se hoje conta com ainda com o deposito de cloro que esta localizado na Avenida Prefeito Manoel Vila nº 185 e no nº 205 o supermercado Casa do cloro. Que também tem portas para a avenida jones dos santos neves.
A importância de promoção de vendas na redução dos custos totais unitários da Empresa, bem como as suas relações com o tamanho dela, possui grandes contribuições no faturamento final do supermercado, tendo em vista que muitos clientes entram para comprar o produto em promoção e acaba levando outros produtos, ou por algum produto estar em promoção o cliente prefere fazer toda a sua compra no estabelecimento devido a um ítem em promoção.
Fazendo uma análise do perfil dos consumidores deste supermercado foi possível verificar que: os clientes têm faixa étária entre 18 a 80 anos, que a renda mensal desses clientes é bastante diversificada ficando entre um a 20 sálarios mínimos, não há especificialidade entre o sexo masculino e feminino, quanto ao grau de escolaridade, é muito diversificado também, pois há desde clientes analfabetos até cursos de superior. 
Quanto ao ítem preferências, observou-se que os consumidores dão preferencia a qualidade, mas que o preço tem grande peso na hora de comprar, então o consumidor tenta aliar qualidade a preços, mas que não são presos a determinadas marcas, mas sim aos preços ofertados. 
As formas de pagamento são: a vista, cartão de débito, cartão de crédito onde a compra pode serparcelada em até 03 vezes, cheques a vistaou pré-datados até quarenta dias. 
Na empresa observada os seus administradores delegam as funções que melhor se encaixam. As condições de trabalho são boas, com estrutura para cada sessão da empresa. 
Proporcionam aos seus colaboradores um ambiente agradável, gerando assim mais qualidade nos serviços executados. Quando há necessidade de revisar preços, antes é feita uma negociação com fornecedores e quando há possibilidades há trocas do produto por outro de um valor menor, ou a variedade de produtos para que haja opções de escolha ao cliente, pois o supermercado por atender a diferentes classes sociais, oferece produtos mais baratos com marcas inferiores e produtos mais caros, mas com nome e marca do mercado, que tem compradores fiéis a marca.
A inflação interfere diretamente nas vendas, pois se um determinado produto sobe muito seu preço, automáticamente a maioria dos consumidores, opta pela troca desse produto.
Os principais fornecedores do Supermercado Casa do cloro são:   coca-cola, Nestlé, jhonson e jhonson, kelloggs, Pepsico, P&G, Kraft, Unilever, colgate, Aymóres, veja, bombril.em qualquer compra o supermercado dá preferencia de compra para quem tem um preço menor, pois assim esse preço menor é passado ao consumidor.
Os principais concorrentes do supermercado casa do cloro são: supermercado Nogueira, Supermercado Pansini, Supermercado União. Supermercado bambé, Supermercado Mauricio.
Em relação as estratégias de vendas, são feitas por propagandas em rádio local,planfletos e cartazes de promoções.
Existe mensalmente uma propaganda chamada carrinho maluco onde no momento que o cliente esta pagando a compra ele é sorteado. E ganha um carrinho cheio de compra.
Atualmente a casa do cloro montou uma filial na cidade de Vila Pavão distante a 50 KM de Barra de são Francisco/ES
OS MÉTODOS QUANTITATIVOS DO SUPERMERCADO E CASA DO CLORO
Segundo Kotler (1999, p. 84) “cada empresa deve ser capaz de responder à seguinte pergunta do cliente: Por que deveria comprar de você?”. Chama-se de conjunto de benefícios, que tem início com a oferta total, depois sendo avaliado o custo total, onde o preço de compra acaba sendo apenas um dos itens do custo total. 
Desta forma,
acredita-se que o cliente escolhe a empresa que lhe fornece uma “proposta total de valor mais atraente”. Alguns estudos destacam que o consumidor de supermercado somente busca preço. 
Considera-se que ele atualmente procure uma relação custo/benefício proveitosa, decorrente da situação atual brasileira. No entanto, verificou-se que o fator preço não correspondia a um determinante na escolha do cliente pelo supermercado. Parente (2000,p. 275) reforça essa colocação quando constata que o consumidor que tem sua renda e instrução restrita é altamente sensível ao bom atendimento. 
No entanto, não se deve descartar a variável preço, conforme cita Solgaard & Hansen (2003) dizendo que o consumidor escolhe o supermercado para realizar suas compras verificando nível de preço, como também a relação uso/benefício do recurso tempo e dinheiro para transportar suas compras. 
Em relação a variável atendimento, Parente (2000) expõem que quanto mais idade o cliente possui, mais exigente ele torna-se em relação ao atendimento, buscando cordialidade, atenção, maior ajuda na escolha de seus produtos, melhores sinalizações nas lojas juntamente com serviço personalizados. 
Analisando a variável proximidade da residência. Furuta & Barrizzelli (2003) colocam que a proximidade da residência constitui um dos principais fatores que levam os clientes a frequentar os supermercados de bairro. Devido a alteração de compras mensais para compras semanais, observou-se uma mudança de comportamento do consumidor. 
Parente (2000) coloca que o fator localização é escolhido para compras regulares. Contudo, as lojas especializadas em qualidade, sortimento e política de preço serão visitadas apenas quando a localização não for privilegiada e em ocasiões especiais, e não em compras mensais. Desta forma, a localização é um fator fundamental na escolha do supermercado para realizar compras, fazendo o cliente excluir uma loja do seu repertório apenas pelo motivo de ser longe de sua residência. 
A empresa possui no seu quadro de funcionários um gerente de vendas e compras, que é responsável pela matemática financeira da instituição. Esse funcionário tem como atribuição, calcular a porcentagem dos preços de venda, mediante o preço de compra sem cometer erros, fazendo cotações para melhores valores de compra realizando cálculos para não haver prejuízos para entidade. 
Dentro das suas atribuições ele também é reposnsável em: fazer mensalmente o balanço patrimonial, com demonstração dos resultados mensais, apresentando resultados dos lucros ou prejuizos, as mutações do patrimônio liquido, as origens e aplicações de recursos da empresa e do fluxo de caixa.
Toda essa informação contábil na empresa, tem um significado especial quando os dados são organizados para um propósito específico que é, primordialmente, o processo de tomada de decisão da compra ou não, de certos produtos.
Para a coleta de dados dessa pesquisa o grupo optou pela pesquisa primária que se fundamentou na extração e análise de dados coletados diretamente pelos próprios funcionários, que foi dividido em três fases: sendo a primeira através da coleta de dados com funcionários e gerentes. 
Em seguida, foi realizada a segunda fase que foi a extração das variáveis fundamentais da situação, ou fatores críticos e, por fim, é realizada a terceira análise dessas variáveis, a partir da elaboração de questionários fechados que depois serão transformados os resultados em tabelas ou gráficos, que melhor representam a situação em pesquisa.
Para que essa pesquisa fosse elaborada foi muito importante o envolvimento dos clientes do supermercado na construção e validação desse processo, pois a partir das suas respostaspode-se traçar o perfil dos clientes do supermercado, bem como uma apropriação cognitiva e emocional desses clientes em relação aos resultados. Nesse sentido, os graficos e tabelas, são bastante relevantes, uma vez que ajudam as pessoas a manterem o foco nas variáveis que sejam realmente estruturadoras e relevantes daquele ambiente específico, o que garante a qualidade dos resultado.
O Supermercado Clara do Cloro ainda representa um grande potencial em vendas na cidade de Barra de São Francisco. Seus atributos (Localização e Bom Atendimento) são reconhecidos como diferenciais em seu favor que aliados à sua Tradição – fator positivo frente à concorrência – favorece na manutenção dos clientes já existentes. Utilizando-se de sua boa localização, pode-se fazer maior divulgação das promoções na forma de panfletos, pois muitos clientes passam na porta do Supermercado Casa do Cloro todos os dias ou vai ao supermercado com frequência maior que 2 ou 3 vezes por semana (58,6%). Desta forma, com boa localização, Bom Atendimento, Tradição, Promoção e uma melhora na política de preços, este supermercado tem a chance de conquistar um pouco da parcela dos clientes perdidos ao longo dos anos para os supermercados maiores e reconquistar o prestígio anterior. 
O perfil dos consumidores do Supermercado Casa do Cloro pouco diferencia com relação à população francisquense como um todo. A única diferença encontrada foi no quesito “Renda Mensal” em que os consumidores do Viçosense possuem superioridade econômica (entre R$501,00 e R$1000,00 – 33,3%) frente aos demais consumidores (até R$500,00 – 36,4%). Contudo, essa parcela de superioridade não é absurda, podendo, desta forma, considerarmos o mesmo potencial de compra de ambas as partes. Este perfil ainda é caracterizado por serem pessoas casadas, mulheres, por clientes que frequentemente entram no mercado a procura de produtos e ou melhores preços, possuem renda mensal de até R$1000,00, idade maior que 50 anos e são residentes no centro da cidade. 
O Supermercado Casa do Cloro apresentou o atributo Preço apenas como 3º item votado como sua característica principal (13,2%). Isso demonstra o não reconhecimento do estabelecimento com os melhores preços e sim como o supermercado que tem excelente Localização (27,1%) e Bom Atendimento (23,6%). 
6. CONCLUSÃO
Quando se trata de economia, sabe-se que sempre haverá instabilidades, como a inflação, taxa de juros, taxa de cambio, etc. No entanto estudos orientados são realizados para melhor gerenciamento, tanto da economia como um todo, quanto de empresas e consumidores, tratando-se dos estudos da -+macroeconomia e da microeconomia. 
Os empreendedores e gestores empresariais também buscam meios de constatar e traçar metodologias para que não sofram tanto com as oscilações da economia, realizando pesquisas que ajude a compreender e analisar melhor a sua gestão, uma pesquisa bastante utilizada é a quantitativa, onde os resultados são objetivos. 
Uma nova estratégia que tem apresentado bons resultados, é a ética empresarial, onde administradores garante as empresas um compromisso com a sociedade, dando continuidade da organização. 
Enfim, este trabalho foi muito importante para o meu conhecimento, uma vez que me permitiu compreender assuntos decorrentes do meu cotidiano, o compreender melhor além de me levar ao aperfeiçoamento das competências de investigação, seleção, organização e comunicação da informação.
Especialmente no comércio varejista, a venda de produtos similares, e até mesmo idênticos, quando se refere a marca, as características e os preços é algo comum. Um dos principais diferenciais competitivos para o comércio está nas pessoas envolvidas nesse negócio, como se relacionam, como colaboram entre si e atendem as outras pessoas, principalmente, os clientes.
Além da certeza que temos de que todas as pessoas gostam de respeito e atenção, clientes valorizam a qualidade do atendimento, como fator determinante para decisão das compras.
REFERÊNCIAS
Casa do Cloro, supermercado LTDA. Balancetes e documentos. Barra de São Francisco. ES. 2015.
LUCENA, M. D. S. Avaliação de desempenho. São Paulo: atlas, 1995.
NUNES, Paulo. Conceito de variável econômica. Disponível em: http://www.knoow.net/cienceconempr/economia/variaveleconomica.htm Acesso
em: 23 de out. de 2015.
PONTES, B. R. Administração de cargos e salários, (PONTES, 2011, p. 195).
ANEXOS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais