Buscar

INICIAÇÃO ESPORTIVA UNIVERSAL resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INICIAÇÃO ESPORTIVA UNIVERSAL
Da aprendizagem tática ao treinamento tático
- Capacidades táticas básicas: “Leitura” tática = compreensão da situação, “escritas” = ações motoras, “palavras motoras” habilidades fundamentais (andar, correr, saltar).
- Implicam na aprendizagem motora.
- Esses tipos de jogos tem por finalidade a compreensão do jogo (Esportes Coletivos)
- Estruturas funcionais: reduzir a complexidade que o esporte formal apresenta.
- Primeiro momento: simplificação do jogo em relação à qtde. de jogadores.
- Alternativas táticas são diminuídas, mas as soluções táticas e técnicas são preservadas.
- Exercício para prática de ações táticas em pequenos espaços de jogo.
Da aprendizagem motora ao treinamento técnico
- Estruturação das capacidades coordenativas (12-14 anos): submeter o jogador a exercícios de habilidades simples relacionados a elementos de pressão de percepção.
Ex: uma informação é recebida pelos receptores (visão) e influenciada pelos fatores de pressão (tempo), determina o que é necessário fazer (minimizar o tempo ou maximizar a velocidade).
- Habilidades técnicas (10-12 anos): melhoria das habilidades técnicas (conjunto de atividades direcionadas a melhoria da coordenação que servirá de base para o domínio das técnicas). Jogos = elementos das técnicas comuns às modalidades esportivas. Desenvolver as potencialidades a partir da semelhança na realização dos gestos. 
Ex: antecipação da posição defensiva (habilidade técnica) = antecipar, prever, a real posição de um ou vários defensores (objetivo).
Jogo de inteligência e criatividade tática
- Necessário compreender a lógica do jogo = compreensão tática.
- Ensino do esporte através de elementos comuns entre as modalidades.
- Além disso, outro aspecto fundamental: contexto ambiental = necessidade de tomada de decisão = atenção, antecipação, percepção, memória, pensamento...
- Jogo: conjunto de indivíduos em interação mútua, com relações interpelares coerentes e consequentes, com objetivos convencionados e funções específicas definidas.
- Os JICT devem, então apresentar: vários elementos (ataque/defesa...), variação de situações, diversidade e complexidade da ação/decisão.
-Processos cognitivos contribuem para resolução de problemas presentes no contexto do jogo.
Considerações finais
- Processo de ensino = oportunizar ao aluno vivências de movimentos, formas de aprendizagem incidental, porém de forma sistematicamente planejada pelo professor de forma intencional, consciente, direcionada, interação “como ensinar o esporte” e “ensinar por meio do esporte”.
- resgate da importância do jogo, das brincadeiras de rua.
- tipo e qualidade da realização dos movimentos não são o tema central do processo de aprendizagem.
- jogar para aprender em primeiro momento e aprender jogando em segundo momento.
- oportunizar que a criança aprenda rápida e adequadamente os conteúdos táticos das modalidades esportivas. Não pela via de repetição de dribles, jogadas, exercícios programados, mas sim pelos jogos para desenvolvimento da inteligência tática, de estruturas funcionais e de direcionamento que oportunize jogar de forma variada.
- No jogo, a criança aprende por meio da transformação dos jogos e das atividades em experiências.
- EF escolar = proporcionar meios para que os alunos desenvolvam se conhecimento esportivo (cultura esportiva). Metodologia integrada em Sistema de formação e treinamento desportivo.
- Proposta integrada para IE = princípios de “jogar para aprender, aprender jogando”.
- Aprendizagem tática é fundamental; jogo é dinâmico.
- Modalidades esportivas possuem características técnicas similares = importância do desenvolvimento de capacidades coordenativas e habilidades técnicas que servem de base motora para a realização da técnica específica.
- Proposta de E-A-T deve considerar aspectos estruturais (número de jogadores) e funcionais (ataque-defesa).
Greco e Benda (2001) propõem uma metodologia da iniciação esportiva que, ao mesmo tempo em que contempla o desenvolvimento motor, social, cognitivo e afetivo das crianças, lhes dá um repertório motor suficiente para permitir que, ao crescerem, possam ser atletas de alto rendimento. 
Esse modelo respeita o crescimento das crianças e utiliza os padrões de desenvolvimento a favor do ensino, como por exemplo, com uma criança em fase pré-escolar, não adiantaria ensinar movimentos específicos de determinada modalidade esportiva, pois a criança ainda não possui uma cognição para conseguir aprender e interiorizar o movimento. Ao invés disso, a idéia seria permitir que cada aluno criasse o seu movimento sem que haja exigência de um padrão ideal para que ele próprio, ao criar o repertório motor que levará por toda a vida, seja induzido pelo professor a criar movimentos que lhe facilitem o desenvolvimento esportivo mais adiante em suas vidas.
 Ainda sobre a proposta de Greco e Benda (2001), destaca-se que, ao planejar desde o desenvolvimento infantil até a recreação adulta, os autores conseguiram abranger várias etapas do desenvolvimento infantil utilizando muita ludicidade nas primeiras fases do treino, levando em conta a bagagem cultural trazida pela criança. Os autores destacam também a importância de se firmar as conexões neurais que executam tarefas de resolução de problemas sejam táticos ou técnicos, e tornam a inteligência do jogo parte integrante no desenvolvimento infantil.
Greco e Benda (2001), sugere uma formação íntegra de cidadãos, de uma maneira que existam base na formação dos alunos para apreciarem uma prática recreativa de algum esporte ou, se for o caso, iniciar um treinamento de alto-rendimento.

Continue navegando