Buscar

Trabalho Cultura Organizacional.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNESC- CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPIRÍTO SANTO
MBA EM GESTÃO DE PESSOAS 
JOSIMÁRIA SANTOS DE ARAUJO CORRÊA
JOSIANE SANTOS FARIAS
JULIANA
MARIZA
MONIQUE DOS SANTOS EVARISTO
RAYANE CARDOSO BRITO
INSTRUMENTO DE PESQUISA
SERRA, ES
2017
RESUMO
Tendo em vista que os valores organizacionais são crenças e princípios hierarquicamente organizados, compartilhados e percebidos pelos empregados como característicos da organização e que a cultura é composta por valores, percebeu-se a relação entre ambos levando à elaboração desta pesquisa. 
A cultura organizacional pode ser definida por duas dimensões bipolares que originam quatro perfis culturais: Clã, Adhocracia, Mercado e Hierarquia. Os valores organizacionais, que são, Realização, Conformidade, Domínio, Bem-estar dos Empregados, Tradição, Prestígio, Autonomia, Preocupação com a Coletividade, por sua vez, também podem ser organizados por meio de duas dimensões opostas: Autopromoção versus Autotranscedência e Abertura à mudança versus Conservação. Este estudo de natureza descritivo-exploratória, buscou testar empiricamente a relação entre os tipos de cultura, os valores organizacionais e suas dimensões. Foi contemplado uma amostra de 8 respondentes de uma organização, ambos possuem cargos de gestão, aplicando-se questionário elaborado a partir de instrumentos já existentes.
INTRODUÇÃO
A Pesquisa de Clima Organizacional, visa em um primeiro momento, proporcionar a análise da organização com o seu ambiente, bem como o conjunto de condições que caracterizam o estado de satisfação e/ou insatisfação dos colaboradores (empregados) na empresa e das demais pessoas que com eles interagem.
A Pesquisa de Clima Organizacional é uma valiosa ferramenta de Gestão Estratégica, pois além de permitir a análise interna e externa, também acompanha o estado de satisfação e comprometimento dos colaboradores com a organização, proporcionando, através de estratégias e ações, o crescimento e desenvolvimento das pessoas e a máxima produtividade e qualidade, visando a consecução e a superação dos resultados pré-estabelecidos pela Direção.
Neste contexto, o clima organizacional busca retratar o estado de satisfação dos colaboradores em relação a diversos itens, dentre os quais podemos mencionar: Características dominantes, Liderança organizacional, Gerenciamento de pessoas, Coesão organizacional, Ênfase estratégica, Critério de sucesso.
A cultura organizacional é um tema recorrente de interesse tanto no ambiente acadêmico quanto no empresarial. Partindo-se do pressuposto de que ela seja gerenciável, o seu entendimento é um elemento fundamental na gestão, considerando-se as constantes mudanças do ambiente organizacional e a necessidade de adaptação interna e integração externa das organizações. Sendo assim, torna-se importante entender os elementos que compõem a cultura organizacional para permitir, segundo Schein (1992), a aprendizagem, transmissão e mudança da própria cultura. 
Há pesquisas que procuram estabelecer perfis culturais das organizações como forma de classificar e entender as características da cultura das organizações tais como a de Cameron e Quinn (1999), que acreditam neste tipo de abordagem como forma de propiciar efetivamente a mudança cultural, propondo a utilização de instrumentos para o diagnóstico, interpretação e implementação dos processos de mudança. 
O objetivo geral deste estudo é averiguar a existência de relações entre os tipos de cultura identificados por Cameron e Quinn (1999).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando