Buscar

Apol 1 nota 100

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia o fragmento do texto a seguir: 
“Decorrentes de uma compreensão funcionalista ou interpretativa da natureza do conhecimento, alguns estudos em Gestão do Conhecimento (GC) centralizam mais a tecnologia ou as pessoas. Os autores que escrevem sobre GC na perspectiva da tecnologia têm como objetivo criar formas de disseminar e ampliar o conhecimento, de modo a aumentar o desempenho organizacional com o apoio de diferentes tecnologias. [...] Por outro lado, enfatizam a organização como ambiente natural do GC, que privilegia a interação dos indivíduos”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
TARAPANOFF, Kira (organizadora). Aprendizado organizacional: fundamentos e abordagens multidisciplinares, volume 1. Curitiba: Ibpex, 2011.p. 130 e 131. 
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados na Rota 2 e também o livro-base Gestão da inovação e do conhecimento sobre o tema: gestão do conhecimento, analise as afirmativas a seguir que versam sobre a classificação da gestão do conhecimento.
 I. A gestão de pessoas tem como objetivo principal codificar o saber organizacional, ou seja, sistematizar e padronizar o conhecimento.
II. A Gestão do Conhecimento (GC) está pautada em áreas do conhecimento como gestão da informação e gestão das pessoas.
III. Os níveis de percepção da Gestão do Conhecimento (GC) abrangem as perspectivas individuais e organizacionais.
IV. Para a Gestão do Conhecimento (GC), a área de tecnologia e ciência tem como propósito conhecer a difusão do conhecimento tácito.
V. A perspectiva organizacional da Gestão do Conhecimento (GC) destaca a importância dos recursos e das competências essenciais. 
São corretas as afirmativas:
	A	I, II, apenas.
	B	I e V, apenas.
	C	II, III e V, apenas.
	D	III e IV, apenas.
	E	II, IV e V, apenas.
Questão 2/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia parte do texto a seguir: 
“Dados consolidados do IBGE publicados em pesquisa do DEPECON/ FIESP revelam que a participação da indústria no PIB Brasileiro que foi de 27,20% em 1985 caiu para 13,25% em 2014, ou seja, voltamos aos índices de industrialização dos anos 50. [...] Quanto à gestão da inovação, periodicamente uma ideia revolucionária escapa das páginas da Harvard Business Review e torna-se parte do zeitgeist (espírito de uma época). Nos anos noventa o termo da moda foi “reengenharia”. Hoje, a palavra-chave é “inovação disruptiva”. Mas afinal o que significa Inovação Disruptiva?”
 Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em http://exame.abril.com.br/negocios/dino/inovacao-disruptiva-e-sua-relevancia-para-o-brasil-em-tempos-de-desindustrializacao-dino890103016131/
Acessado em 15 de Fevereiro de 2017. 
Considerando o fragmento do texto, os conteúdos abordados na Rota 1 sobre a natureza da inovação e o livro-base Gestão da Inovação e do Conhecimento, marque X na resposta correta.
	A	Considerada como uma quebra de paradigmas e que altera a forma que a empresa atua no mercado.
	B	É a melhoria contínua de um produto, serviço, processo ou modelo de gestão a qual traz retorno de curto prazo.
	C	É o retorno do investimento de grandes projetos que trazem melhorias efetivas para os processos produtivos da empresa.
	D	É a criação de novas estruturas empresariais mais capazes de gerar alto valor agregado aos produtos e serviços.
	E	São pequenas modificações nos produtos já existentes no mercado, fáceis de copiar e de baixo custo.
Questão 3/5 - Padronização: Qualidade e Certificação
Os sistemas da qualidade se fundamentam na abordagem de processo, ou seja definir os processos críticos e controla-los evitando a sua variabilidade isto é padronizando o desenvolvimento desse processo.
Podemos então dizer que padronizar um processo é?
	A	Manter o processo sob controle.
	B	Treinar as pessoas do processo.
	C	Fazer o benchmark com outros processos.
	D	Desuniformizar o processo.
	E	Reinventar o padrão utilizado.
Questão 4/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia o fragmento do texto a seguir: 
“Diante da rápida transformação do setor financeiro com o avanço das fintechs (startups financeiras), o Banco do Brasil decidiu dar um passo mais consistente para se arejar internamente e estimular a inovação. A empresa criou o LABB, Laboratório Avançado Banco do Brasil, instalado em pleno Vale do Silício. A iniciativa tem só seis meses. Ali, são incubadas ideias e projetos para melhorar a atuação do BB no mercado: intraempreendedorismo puro. “Precisamos ser mais dinâmicos e abertos”. Estar aqui é um passo grande para isso”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em RIATO, Giovanna. “Banco do Brasil abre um lab no vale do silício para aprender a inovar, lá longe e aqui”, 29 de Dez de 2016. Link: http://projetodraft.com/o-banco-do-brasil-abre-um-lab-no-vale-do-silicio-para-aprender-a-inovar-la-longe-e-aqui/. Acesso em 15 de Fev 2017.
Considerando o fragmento do texto, os conteúdos abordados na Rota 1 e livro-base Gestão da Inovação e do Conhecimento, sobre a compreensão do que é inovação, analise as afirmativas a seguir:
 I. A empresa considerou a abertura de um laboratório no Vale do Silício a oportunidade de criar inovação para seu mercado.
II. A concorrência das startups financeiras foi vista como uma oportunidade de crescimento aos negócios da empresa.
III.A instalação de um laboratório no Vale do Silício é considerada uma quebra de paradigmas para esse tipo de negócio.
IV. Instalar um laboratório em um local voltado para inovação representa uma decisão operacional da empresa.
 
São corretas as afirmativas:
	A	I e III, apenas.
	B	I, II e III, apenas.
	C	II e IV apenas.
	D	II, III e IV, apenas.
	E	III e IV, apenas.
Questão 5/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia o excerto do texto a seguir: 
“Há uma frase célebre de Drucker (2001) que estabelece a importância do controle nas organizações: “Se você não pode medir, você não pode gerenciar”. A avaliação e o controle estratégico visam implementar a estratégia por meio do estabelecimento de indicadores de desempenho”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
SERTEK, Paulo. Administração e planejamento estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 208. 
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos abordados na Rota 2 sobre o tema Indicadores para inovação, analise as sentenças a seguir e marque X na alternativa que evidencia que informação o indicador: Investimento em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) traz para a empresa.
	A	O indicador de investimento em P&D proporciona a visão se a empresa está no caminho certo em criar novos negócios e novos produtos.
	B	O investimento em P&D mostra a empresa se a mesma tem tido capacidade de atrair novos clientes.
	C	Ao analisar o indicador de investimento em P&D o gestor visualiza se a receita gerada em outros mercados tem sido bem sucedida.
	D	Através do indicador de P&D, a empresa mensura se o investimento realizado tem trazido resultados positivos em determinado projeto.
	E	A Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) como indicador estratégico sinaliza se o tempo de inserção de novos produtos tem sido razoável.

Continue navegando