Buscar

A SOCIEDADE PEDAGÓGICA - UNOPAR

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
A SOCIEDADE PEDAGÓGICA
 - PE
2014
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
A SOCIEDADE PEDAGÓGICA
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Comunicação e Linguagem, Metodologia Cientifica, Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-filosófico.
 - PE
2014
1.0 INTRODUÇÃO
Um dos processos sociais mais importantes na mundo globalizado é a educação e portanto suas principios. Atualmente a sociedade vive na era do conhecimento, pela facilidade com o ele pode ser acessado na internet e em outros meios.
A docência em pedagogia para ser vista como a única área para quem faz o curso de pedagogia, a área escolar não é a única em que o pedagogo pode atuar ela também está presente nos mais diversificados meios profissionais, políticos, universitários, sindicais, empresariais, nos meios de comunicação, nos movimentos da sociedade civil e etc.
Vemos hoje uma ação pedagógica em todos os âmbitos da sociedade, pois o pedagogo abrange as mais diversas áreas de educação, desta forma o papel pedagogo não fica restrito somente ao ambiente escolar, mas sim a toda sociedade.
2.0 DESENVOLVIMENTO
A educação se diz que é objeto de estudo da pedagogia e fonte de formação, sinônimo de educação, que estuda a educação como um fenômeno complexo e multireferencial que abarcam a educação em todas as etapas de idades dos seres humanos. A pedagogia é usada no ensino desde os primeiros anos de uma pessoa até o fim da sua vida. A pedagogia dispensa a todos, ensinamentos especializados que devem ser aprendidos com atenção e paciência dentro de um longo processo, no qual se deve, de tempos em tempos, reciclar as informações que recebemos no passado e atualizar. A pedagogia é uma ciência preciosa que valora, sobre tudo, o excepcional labor dos profissionais pedagogos que destrincham os mistérios da vida numa sala de aula explicando aos seus alunos tudo aquilo que foi aprendido durante sua vida acadêmica.
É o estudo e a proporção, com recursos, técnicas e métodos para trabalharmos com eficiência e praticidade com crianças. Ciência que trata da educação e do ensino que estuda as peculiaridades do ser humano para se ter uma visão de mundo mais abrangente.
Conhecimento que abriga os saberes da área da educação. O pedagogo é um mediador do processo de aprendizado, pesquisador, gestor, esse profissional tem domínio da ciência pedagógica que fundamenta sua atuação. Pedagogia no seu conceito se refere aos pedagogos, habilidade que os professores utilizam para compartilhar conhecimento especializado com o conteúdo de sua própria área, os mestres mostram uma ampla gama de destrezas e habilidades que conduzem à criação de um ambiente de aprendizagem onde todos os estudantes se sintam cômodos e seguros de que podem ter sucesso acadêmico e pessoal, esta complexa combinação entre habilidades e capacidades se integram nos estandartes do ensino profissional, que também incluem os conhecimentos essenciais, disposições e compromissos que permitem aos educadores a prática de um nível alto.
Na era do conhecimento na qual estamos, exige-se que os profissionais se atualizem constantemente. As habilidades e competências são capacidades necessárias para executar, analisar e desenvolver com sucesso as tarefas. Nesse Processo de aprendizado o pedagogo deve ter habilidade, o olhar, a consciência de que estar desenvolvendo projetos com seres humanos e que os mesmos devem ser parte ativa nesse processo. O Campo de atuação do pedagogo é tão vasto quanto as praticas educativas na sociedade, onde houver pratica educativa intencional haverá pedagogia.
Aqueles que buscam diferentes estratégias para educar encarregado da formação de educadores que procuram refletir sobre diferentes práticas pedagógicas e assim terem sucesso no ensino e na aprendizagem.
O pedagogo pode atuar na rede publica e particular de ensino, em setores de planejamento e gestão educacional, na produção de material didático ou em organizações como bibliotecas, museus, centros culturais, conselhos tutelares e projetos sociais, além de empresas de consultoria e assessoria.
Tendo em vista que a Pedagogia é a ciência da educação e ocorre em todos os espaços, pois é fruto da socialização, a cada dia mais a educação tem se tornado pauta em diversas discussões. Pensa-se educação como um processo de construção que integra, simultaneamente, diversos conhecimentos e promove o desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo, sendo construído, culturalmente, a partir do contexto familiar e social. Neste contexto, Saviani (2007), remete-se a Giovani Genovesi ao escrever sobre a Pedagogia como ciência.
A Pedagogia é ciência autônoma porque tem uma linguagem própria, tendo consciência de usá-la segundo um método próprio e segundo os próprios fins e por meio dela, gera um corpo de conhecimentos, uma série de experimentações e de técnicas sem o que lhe seria impossível qualquer construção de modelos educativos (GENOVESI, 1999, p. 79-80 apud SAVIANI, 2007, p. 102).
A sociedade moderna apresenta demandas de caráter social e educacional promovidas pelos efeitos do sistema capitalista e da globalização que ultrapassaram os limites formais do espaço escolar. Antes, via-se apenas a relação existente entre educação e escola; hoje, na contemporaneidade, essa visão mudou, abriu-se para o entendimento da sociedade, com um leque de possibilidades da educação também em espaços não escolares. O conhecimento que o pedagogo adquire sibre aspectos sociais e psicologicos do ser humano durante o curso se tornou importante no contexto mais amplo do mercado de trabalho ampliando suas possibilidades de inserção profissional.
O pedagogo, diante desse novo paradigma, numa sociedade em constante processo de transformação, é o profissional que, a cada dia mais, se enquadra para exercer essa função de transmissão do conhecimento, portanto, ele precisa estar preparado para os desafios do mundo contemporâneo, sobretudo com as mudanças motivadas pelo surgimento das novas tecnologias e pelos efeitos da economia. 
É o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organizadas e aos processo de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação , tendo em vista objetivos de formação humana previamente definidos em sua contextualização histórica. Desta forma, a graduação em Pedagogia é voltada principalmente para quem pretende se tornar um educador e entrar no mercado de trabalho de educação e no processo de ensino e aprendizagem que tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos individuos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimento. Como ciência social, a pedagogia está conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.
O estudo objetiva contribuir com a compreensão epistemológica da pedagogia a partir da constatação de mudança do paradgima em torno do siginificado da docência. Parte do principio de que a pedagogia, enquanto teoria da educação, tem uma importância incontestável na orientação da prática educativa, considera que sua constituição teórica apresenta-se marcada por elevados níveis de complexidade e precariedade, assim, o que se propõe é identificar a pedagogia como campo do conhecimento sobre educação. 
3.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O pedagogo pode atuar em vários campos com competência para educar e coordenar e gerenciar os mais diversos ambientes educacionais. O pedagogo tem que está sempre atualizado para que possa desenvolver suas funções e ficar a atento aos dos educandos, visto que é preciso se adaptar aos novos meios de aprendizagem dos mesmos.
A Pedagogia não fica restrita somente ao ambiente escolar, ela está presente em todas as áreas que é necessária transmissãode conhecimento onde existe uma distinção entre as possibilidades de atuação do pedagogo, dadas as características e espaços dessa atuação, ele indica que existe o pedagogo escolar, que atua no espaço formal da escola e o especialista, este compreendido como o pedagogo que atua em qualquer área que envolva a educação, vinculado a espaços sejam eles formais ou não. 
4.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia: o espaço da Educação na Universidade. Cadernos de
Pesquisa, v. 37. N. 130, p. 99-134, jan./abr. 2007.
IZIDRO, Roberto. A formação do aluno diante de um novo desenvolvimento curricular. Disponivel em: http://www.partes.com.br/educacao/aformacaodoaluno.asp - Acessado em: 29/03/14 
ROVARIS, Nelci Aparecida Zanette -FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO. Disponível em:	 http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/525/640 - Acessado em 04/04/2014

Continue navegando