Buscar

Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio de Sergipe
Curso: Psicologia
Disciplina: Teorias e Sistemas Psicológicos II
Professora: Manoela
Aluno: Willams Oliveira Lima
Atividade
1. O que é conteúdo latente?
R: Segundo Freud, o conteúdo latente de um sonho é o significado psicológico oculto do sonho. Freud acreditava que o conteúdo dos sonhos é relacionado ao cumprimento de desejos e sugeriu que os sonhos têm dois tipos de conteúdos: Conteúdo manifesto e conteúdo latente.
2.O que é o conteúdo manifesto?
R: É o objeto literal real do sonho.
3. O que é Elaboração Onírica?
R: Consiste na passagem do conteúdo latente (inconsciente) para uma representação através de nossos sonhos (conteúdo manifesto e consciente).
4. Condensação.
R: O conteúdo manifesto é menor do conteúdo latente. O contrário nunca acontece. Pode ocorrer de diferentes formas. Com o ocultamento de alguns fragmentos do sonho latente, permitindo alguns fragmentos do conteúdo latente no sonho manifesto ou combinando vários elementos do conteúdo latente num único elemento do conteúdo manifesto.
5. Deslocamento.
R: Também é obra de censura dos sonhos. Substitui elementos do conteúdo latente por outros mais remotos que funcione em relação ao primeiro com uma simples alusão e acentua um acontecimento de menos importância, como forma de descentralizar o de importância.
6. Restos Diurnos.
R: Os restos diurnos são elementos de um sonho que surgem durante o estado de vigília. Na teoria psicanalítica clássica do sonho, os restos diurnos foram designados como imagens, representações, lembranças ou pequenas associações que advém do sonho do dia anterior e estão ligados de uma forma mais ou menos direta ao desejo inconsciente que se realiza no sonho.

Continue navegando