Buscar

Questionário TSP IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO SDE4071 - TEORIAS E SISTEMAS PSICOLÓGICOS IV: COGNITIVISMO - 2020.2 
1. O Behaviorismo buscou superar um problema existente nas primeiras escolas de psicologia. Que problema era esse? PAG:12 As primeiras escolas de psicologia com Wundt e Titchener tinham limitações na ideia da estruturação da mente, no funcionamento e na função da consciência para o ser humano. Com o surgimento do Behaviorismo e o método de construção do conhecimento psicológico buscou-se superar esses problemas. ;COMPORTAMENTO; OBSERVAÇÃO EMPIRICA, CIENCIA POSITIVA.
2. Por que os conceitos mentalistas não eram investigados pelo Behaviorismo? O Behaviorismo descartou os conceitos mentalistas, centralizando seus estudos no comportamento humano por meio da metodologia experimental.
define-se na literatura behaviorista radical como mentalista qualquer enfoque psicológico (e, mesmo, antropológico, sociológico e biológico) que considere o comportamento como resultado de processos e/ou agentes internos e/ou de outra natureza ou substância distinta daquela da conduta a ser explicada.
PAG 12 E 13 : (1) o mentalismo não oferece explicações sobre o comportamento; (2) o mentalismo é uma má teoria científica; (3) o mentalismo é incapaz de apresentar qualquer tipo de explicação sem cair no problema do homúnculo ou dos agentes internos; (4) o mentalismo desvia o foco da psicologia do comportamento, seu objeto de estudo por excelência; (5) o mentalismo sustenta uma ontologia dualista entre o mental e o físico.
 3. Ivan Pavlov pode ser considerado um precursor do Behaviorismo. Explique. PAG 14 e15 : SIM é considerado porque foi através de seus experimentos que se iniciou o primeiros conceitos do condicionamento clássico. Seu estudo sobre o reflexo da salivação em cachorros proporcionou a Watson a base metodológica para entender o comportamento reflexo (ou comportamento involuntário) e como ocorre a aquisição de novos comportamentos desse tipo.
 4. O que é a aprendizagem vicária? (BANDURA) PAG:23 e 24
 É a aprendizagem observacional.
5. Qual a crítica feita pela Gestalt ao Behaviorismo? PAG 13
 Em contraponto, originada na Europa, a Psicologia da Gestalt criticava não o objeto proposto pelos Behavioristas, o comportamento, mas em uma descontextualização do comportamento, o que, segundo a Gestalt, acarretava numa visão distorcida do fenômeno. A Psicologia da Gestalt buscava compreender os processos mentais de maneira mais holística (o todo é mais que a soma das partes).
6. Qual o objeto central de estudo da Gestalt PAG 25 O objeto central de estudo da Gestalt é a percepção (...) através da qual são aprendidas as estruturas que integram o meio comporta mental ou fenomenológico. Para essa escola, a percepção é fundamental para todo e qualquer processo cognitivo.
7. Para o Max Wertheimer, quais os postulados cuja percepção e encontra-se organizada? PAG 25 26 
1) Fechamento; OBJETOS INCOMPLETOS SÃO NORMALMENTE PREENCHIDOS E VISTOS COMO COMPLETOS
 2) Proximidade; OS ELEMENTOS VISUAIS PROXIMOS UNS DOS OUTROS SÃO VISTOS COMO UM TODO
3) Semelhança; tendência de que estímulos de composição homogênea e distribuídos a distâncias reduzidas sejam percebidos como integrantes de um mesmo conjunto;
 4) Continuidade; OS ELEMENTOS VISUAIS QUE PERMITEM QUE LINHAS CURVAS OU MOVIMENTOS CONTINUAM EM UMA DIREÇÃO JÁ ESTABELECIDA TENDEM A SER AGRUPADAS . ASPECTO IMPORTANTE DA CAMUFLAGEM
5) Figura-fundo
8. O que é a cognição? PAG 60: É uma função psicológica definida como o processo de aquisição do conhecimento.
 9. Defina Percepção. apreensão dos objetos comuns ao indivíduo (como uma rua, uma casa, uma árvore) assim que são percebidos através do sistema sensorial. "É o conjunto de processos pelos quais é possível reconhecer, organizar e entender as sensações provenientes dos estímulos ambientais.”
10.Como as emoções podem influenciar na percepção? Pag 66 “São as emoções que nos fazem únicos, é o nosso comportamento emocional que nos diferencia uns dos outros. A natureza e a extensão do nosso repertório de respostas emocionais não depende exclusivamente do nosso cérebro, mas da sua interação com o corpo, e das nossas próprias percepções do corpo.”
11.Qual a definição de atenção segundo Donald Broadbent? a atenção funciona como um filtro. Que mediante a enorme qualidade de informação sensorial (input), filtramos o que é relevante e desprezamos o resto.
12. Qual a diferença entre atenção e automatismo? É muito importante diferenciar a atenção do automatismo. Enquanto a atenção é uma função cognitiva que demanda muitos recursos, o autoimatismo obtido pela grande repetição de uma tarefa, promove aumento das habilidades. As tarefas tornam-se mais rápidas e requerem menor esforço e controle voluntário demandando poucos recursos. É um processo acompanhado da criação de novas sub-rotinas cerebrais e permite o indivíduo ainda possa identificar certos estímulos ambientais atravéz de recursos pré-atencionais.
13. Segundo a psicologia, qual a definição para consciência? Consciência é a dimensão subjetiva da atividade psíquica do sujeito que se volta para a realidade. É a capacidade de o indivíduo entrar em contato com a realidade, perceber e CONHECER os seus objetos.
14.Qual a definição conceitual de memória? É O MEIO PELO QUAL RETEMOS E NOS VALEMOS DE NOSSAS EXPERIÊNCIAS PASSADAS PARA USAR ESSAS INFORMAÇÕES NO PRESENTE. COMO PROCESSO, REFERE-SE AOS MECANISMOS DINÂMICOS ASSOCIADOS AO ARMAZENAMENTO, RETENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS PASSADAS.
15.Como acontece o armazenamento na memória de longo prazo? A maior parte das informações armazenadas na memória de longo prazo é codificada, principalmente, de modo semântico (pelo significado da palavra) e visual. Além desses dois modos, as informações auditivas podem também ser codificadas pela memória de longo prazo.

Outros materiais