Buscar

03 Coeficiente de Partição - Prática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
Disciplina: Química Farmacêutica
Determinação do coeficiente de partição por método titulométrico
Fundamento: Quando se agita uma solução (soluto A no solvente 1) com um segundo solvente (solvente 2) imiscível no primeiro, o soluto se distribui entre as duas fases líquidas. Quando as fases se separam em duas camadas, estabelece-se um equilíbrio tal que a razão das concentrações do soluto em cada camada é uma constante, chamada de coeficiente de partição (ou coeficiente de distribuição). Esta relação independe das quantidades dos dois solventes misturados. O coeficiente de partição é uma medida quantitativa importante em várias áreas do conhecimento, a exemplo da Química Medicinal. A distribuição dos fármacos no organismo, após serem absorvidos, não é uniforme nos vários tecidos. Os padrões de distribuição dependem de alguns fatores fisiológicos, bem como das propriedades farmacocinéticas e físico-químicas, tais como o coeficiente de partição (P).
P = Co/Ca
Co = Concentração da fase orgânica; Ca = Concentração da fase aquosa.
Objetivo: O objetivo desta prática é determinar o coeficiente de partição do ftalato ácido de potássio por método titulométrico.
Metodologia: Pesar 0,5 g de ftalato ácido de potássio, dissolver em cerca de 30 mL de água destilada quente, previamente fervida, com agitação até completa dissolução do ácido. Após o resfriamento do solvente, completar o volume para 50 mL em um balão volumétrico. Homogeneizar a solução e em seguida transferir 25 mL para um funil de separação. Acrescentar 20 mL de diclorometano e agitar vigorosamente. Após separar as fases, recolher a fase aquosa em um erlenmayer. Titular com uma solução de NaOH 0,05 M usando fenolftaleína como indicador. (coloração rosa)
 Figura 1: Estrutura química do ftalato ácido de potássio.
Questões:
Qual o coeficiente de partição do ftalato ácido de potássio?
Em que fração esta substância é mais solúvel? Fração aquosa;
Dê a equação de ionização do ftalato ácido de potássio?
O ftalato de potássio é um ácido fraco ou forte? Por quê?
Que tipo de volumetria foi utilizada? Demonstre a reação.

Continue navegando