Buscar

Sociologia 3PP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sociologia 3ª Prova Periódica
Atenção! É muito importante olhar e responder as 5 primeiras questões desse capítulo do livro.
Mudança social
São transformações na vida e no funcionamento da sociedade. Elas podem ocorrer em diversos níveis de sociedade: instituições, costumes, conduta...
Ex: Abolição da escravatura; Reforma agrária.
Mudança X Evolução social – A diferença reside no fato de que as mudanças ocorrem em períodos breves, enquanto a evolução consiste na acumulação de grande número de pequenas mudanças verificadas a longo prazo na sociedade.
Ao analisarmos as mudanças ocasionadas pela abolição da escravidão, percebemos que são mudanças em duas estruturas principais:
Mudança na estrutura econômica – mudança para trabalho assalariado entre outras;
Mudança na estrutura social – pessoas livres e com novos padrões de vida. A relação entre patrões e empregados deixou de ser uma relação de propriedade.
Em uma mudança social, muitas tradições permanecem na sociedade, algumas delas sob nova feição. Ex: a família nuclear nunca desapareceu.
A sociedade está sempre em mutação. O ritmo das mudanças varia de sociedade para sociedade. Ele depende do número de contatos sociais com outras sociedades, do desenvolvimento dos meios de comunicação e também de certos processos políticos e sociais. A multiplicidade de contatos com outras culturas faz acelerar as mudanças.Porém, As mudanças já não têm o mesmo ritmo em todos os setores. De modo geral, uma sociedade substitui mais facilmente os bens materiais do que as crenças, os aspectos culturais. 
Texto: “Japão: a revolta do precariado” :A autora fala que o nº de empregos temporários no Japão aumentou muito nas ultimas duas décadas.Isso gera problemas no meio da juventude.Detentores de diplomas desvalorizados,muitos jovens não têm oportunidade de adquirir capacitação profissional e terminam condenados ao “precariado”. Os jovens subempregados vivem em uma espécie de revolta contra a sociedade. Contudo, eles NÃO são desordeiros:o vandalismo continua quase desconhecido no Japão.Sendo assim,esse texto mostra que,apesar de mudanças significativas nos bens matérias terem ocorrido,as crenças,os valores não sofreram quase nenhuma alteração.
Fatores que provocam a mudança social:
Fatores geográficos – ex: as secas no nordeste. Importante saber que não se pensa mais que o homem é produto do meio; O próprio meio é influenciado por ações humanas.
Fatores econômicos – ex: a revolução industrial. Foi talvez o processo econômico que mais causou mudanças na estrutura da sociedade moderna. Outro ex: abolição da escravidão;
Fatores sociais – ex: conflito entre classes sociais, guerras e revoluções;
Fatores culturais – ex: surgimento de novas crenças religiosas, como ocorreu com o advento do cristianismo e do islamismo; outro ex. descobertas científicas.
Forças endógenas e exógenas:
Endógena (origem no interior da sociedade) – se destacam as invenções;
Exógenas (provêm de outras sociedades) – provêm de outras sociedades, como é o caso da difusão cultural.
Invenção X descoberta. Essa última é a aquisição de um novo conhecimento. Invenção é o elemento ativo, a aplicação da descoberta. Ex: descoberta da eletricidade e invenção da lâmpada. Assim, a mera descoberta, não modifica a cultura ou a sociedade. Toda invenção é produto de uma sociedade determinada (fornecendo as bases para o inventor), embora não seja criação da sociedade em seu conjunto.Ou seja,a sociedade influencia o inventor e,consequentemente, influencia a invenção. Nenhuma geração parte da estaca zero. As invenções são geradas pela combinação do patrimônio cultural com determinadas necessidades sociais. Ex: máquina a vapor, o telégrafo, o telefone...
Ao lado das invenções, há uma força externa que, juntamente com outros fatores, ocasiona mudanças sociais: a difusão cultural. A difusão aumenta e expande uma cultura e acelera o ritmo das mudanças.Nesse processo, o prestígio da cultura doadora também é um dado importante na assimilação de seus valores pela cultura receptora. Atualmente, a difusão é mais rápida pelos meios de comunicação que, por sua vez, podem transmitir determinado modelo de vida. Outro fator que influencia a aceitação de valores provenientes de culturas externas é a novidade. Tudo bem novo tem facilidade de ser aceito.
Atualmente, ocorrem rápidas mudanças em parte devido ao grande número de invenções.
As mudanças sociais podem alterar as relações sociais.Como,por exemplo, com a abolição da escravidão a relação entre patrões e empregados deixou de ser uma relação de propriedade.Outro Ex:Com as novas tecnologias(celulares,computadores) o contato social já não depende tanto da distancia.
Obstáculos – são barreiras oriundas da própria estrutura social que dificultam ou impedem a mudança social. Ex: No caso da abolição, um obstáculo foi a dificuldade na substituição da mão-de-obra.
Resistência – são reações conscientes e deliberadas para impedira mudança social.Ex: No caso da abolição,a resistência foi entre os traficantes de escravos e os grandes proprietários de terras.Obs.: Em todos os grupos sociais a parcela cujo interesses são ameaçados peça introdução de novos valores são os que resistem mais abertamente às mudanças.Outro Ex: A revolta da população do RJ contra a vacinação obrigatória contra a varíola(Revolta da Vacina).
No período da R. Francesa, o assento do presidente do parlamento ficava no meio da sala. Os Girondinos(alta burguesia conservadora) sentavam-se à direita dele;os Jacobinos(pequena burguesia e parte da plebe que pretendiam aprofundar medidas revolucionárias) sentavam-se à esquerda.O presidente passou a chamá-los de direita e de esquerda, respectivamente.No centro ficam os indefinidos.
As atitudes individuais e sociais que favorecem ou rejeitam a mudança podem ser classificados em:
CONSERVADORA – Contrária a mudança ou temerosa em relação a ela. Uma de suas manifestações é o Tradicionalismo (respeito à tradição). Isso ergue obstáculos à mudança. É a atitude do centro direita.
REACIONÁRIA – É o conservadorismo exacerbado. Sequer admite discutir sobre o assunto. Em alguns casos, usa a violência. É a atitude típica da extrema direita. Defende de todas as formas a manutenção do status quo (ordem vigente).
REFORMISTA ou PROGRESSISTA- É a que vê com bons olhos a mudança moderada. Possui o desejo de mudanças gradativas. São geralmente pessoas de centro esquerda ou de esquerda moderada.
REVOLUCIONÀRIA – Defende transformações profundas e imediatas da estrutura vigente, até com o emprego de violência. É a posição da extrema esquerda.
Obs.:Essas atitudes nem sempre aparecem de forma pura.Um indivíduo pode ser conservador em um aspecto e reformista nem outro.
	Mudanças na esfera institucional – Mudanças gradativas ou REFORMAS não destroem as instituições sociais existentes. Elas buscam aprimorá-las. Já as transformações radicais ou REVOLUÇÃO, estabelecidas por meio da violência, alteram a estrutura social de uma sociedade.Toda revolução comporta duas grandes etapas: a destruição da ordem vigente;e a da construção de uma nova estrutura social,dotada de uma economia estável e instituições políticas claramente definidas.

Outros materiais