Buscar

TRANSPORTE E MANUSEIO DE MATERIAIS BIOLÓGICOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TRANSPORTE E MANUSEIO DE MATERIAIS BIOLÓGICOS.
EMYLLE WITÓRIA COSTA GOMES 
LARISSA CRISTINA MACHADO SANTOS
MÔNICA MARIANA GONÇALVES
KAREN HELLEN MENDES DE ALMEIDA
NAELY ALVES BARBOSA
INTRODUÇÃO:
O manuseio de equipamentos e materiais em laboratórios sempre apresenta risco. Um laboratório apresenta inúmeras possibilidades de conhecimento e descoberta, mas para realizar essas possibilidades deve-se tomar alguns cuidados, citando assim o perigo de acidentes causados por falha humana ou pela falha técnica de materiais e equipamentos. Assim sendo, estando em um laboratório, por mais seguro que pareça, existe sempre alguma probabilidade de risco. Contudo, quando se trabalha com cuidado e responsabilidade, esses riscos podem ser minimizados e, alguns, até mesmo eliminados.  Neste sentido, este breve guia tem o objetivo de esclarecer acerca dos regulamentos, normas e diretrizes relacionadas ao transporte de material biológico no âmbito nacional. 
Classificação de Risco dos Agentes Biológicos
• Classe de risco 1 (baixo risco individual e para a coletividade): inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças em pessoas ou animais adultos sadios. Exemplo: Lactobacillus sp.
 • Classe de risco 2 (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade): inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado e para os quais existem medidas terapêuticas e profi láticas efi cazes. Exemplo: Schistosoma mansoni.
 • Classe de risco 3 (alto risco individual e moderado risco para a comunidade): inclui os agentes biológicos que possuem capacidade de transmissão por via respiratória e que causam patologias humanas ou animais potencialmente letais e para as quais existem usualmente medidas de tratamento e/ou de prevenção. Representam risco se disseminados na comunidade e no meio ambiente, poden- 16 do se propagar de pessoa para pessoa. Exemplo: Bacillus anthracis.
 • Classe de risco 4 (alto risco individual e alto risco para a comunidade): inclui os agentes biológicos com grande poder de transmissibilidade por via respiratória ou de transmissão desconhecida. Até o momento não há nenhuma medida profi lática ou terapêutica efi caz contra infecções ocasionadas por tais agentes. Eles causam doenças humanas e animais de alta gravidade, com alta capacidade de disseminação na comunidade e no meio ambiente. Esta classe inclui principalmente os vírus. Exemplo: vírus Ebola. 
• Classe de risco especial (alto risco de causar doença animal grave e de disseminação no meio ambiente): inclui agentes biológicos de doença animal não existentes no País e que, embora não sejam obrigatoriamente patógenos de importância para o homem, podem gerar graves perdas econômicas e/ou na produção de alimentos.
CLASSIFICAÇÃO DAS SUBSTÂNCIAS INFECTANTES
Existem nove classes de materiais perigosos, de acordo com uma classificação internacional que leva em conta o risco principal das substâncias avaliadas. Frente ao seu potencial infeccioso, as amostras biológicas, que pertencem à categoria 6.2, devem ser adequadamente transportadas, de modo a manter sua integridade, conservação e inviolabilidade até o momento de sua utilização. As pessoas envolvidas na embalagem, transporte e remessa deste material devem receber treinamento específico para montagem adequada das embalagens, rotulagem e preenchimento da documentação que acompanha a carga. O não cumprimento destas normas pode resultar em multas individuais, organizacionais e até em prisão.
A classe das substâncias tóxicas é  capaz de provocar morte, lesões graves ou danos à saúde humana, se ingeridas ou inaladas, ou se entrarem em contato com a pele, por isso requer muito cuidado. As substâncias infectantes são substâncias que contém ou possam conter patógenos capazes de provocar doenças infecciosas em seres humanos ou em animais. Exemplos de cargas com substâncias infectantes são as que possam existir bactérias, vírus, parasitas, fungo ou microrganismos recombinantes (híbridos ou mutantes) que possam — ou esteja sob suspeita razoável de poderem — provocar doenças infecciosas. Já exemplos de cargas com substâncias tóxicas são por exemplo atropina, ricina, sarin, tálio entre outros.
As substâncias infectantes são substâncias que contêm agentes patogênicos, como micro-organismos e outros agentes que podem causar doença em humanos ou animais. Como exemplo, destacamos produtos biológicos, as culturas, as amostras de pacientes (ex. sangue e derivados) e resíduos de serviço de saúde. Para efeito de transporte, as substâncias infecciosas são divididas em duas categorias, além de receber uma numeração específica precedida pela sigla UN (United Nations)
• Categoria A: substâncias infecciosas que podem causar incapacidade permanente, com risco de morte ou doença fatal em humanos saudáveis ou animais, caso ocorra exposição durante o transporte. São classificados como UN 2814 (quando afeta humanos como: Bacillus anthracis, Clostridium botulinum e Mycobacterium tuberculosis) ou UN 2900 (afeta apenas animais, como: Mycoplasma mycoides e os vírus da gripe suína e aviária); e
• Categoria B: uma substância infecciosa que não satisfaça os critérios para a inclusão na categoria A. A designação oficial de transporte da categoria B é substância biológica. São classificadas como UN 3373.
NÍVEL DE BIOSSEGURANÇA (NB) 
Existem quatro níveis de biossegurança. Denominados NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4, tais níveis estão relacionados aos requisitos crescentes de segurança para o manuseio dos agentes biológicos, terminando no maior grau de contenção e de complexidade do nível de proteção. O NB exigido para um ensaio será determinado pelo agente biológico de maior classe de risco envolvido no ensaio. Quando não se conhece o potencial patogênico do agente biológico, deverá ser realizada uma análise de risco prévia para estimar o nível de contenção. Para trabalhos em grande escala, o NB deve ser o superior ao recomendado para a manipulação do agente biológico envolvido.
Nível de Biossegurança 1 (NB-1): é o nível necessário ao trabalho que envolva agentes biológicos da classe de risco 1. Representa um nível básico de contenção, que se fundamenta na aplicação das boas práticas de laboratórios, na utilização de equipamentos de proteção e na adequação das instalações. O trabalho é conduzido, em geral, em bancada.
Nível de Biossegurança 2 (NB-2): é o nível exigido para o trabalho com agentes biológicos da classe de risco 2. O acesso ao laboratório deve ser restrito a profissionais da área, mediante autorização do profissional responsável.
Nível de Biossegurança 3 (NB-3): este nível é aplicável aos locais onde forem desenvolvidos trabalhos com agentes biológicos da classe de risco 3.
Nível de Biossegurança 4 (NB-4): este nível é necessário a trabalhos que envolvam agentes biológicos da classe de risco 4 e agentes biológicos especiais. Nesse tipo de laboratório o acesso dos profissionais deve ser controlado por sistema de segurança rigoroso.
Transporte do material biológico dentro do laboratório
O transporte das amostras clínicas entre setores necessita de cuidados especiais para evitar que ocorram acidentes: 
Para o transporte destes materiais, utilize caixas resistentes à ação de desinfetantes químicos. Estas caixas devem permitir que o material fique em posição que evite derramamentos e que em posição que evite derramamentos e devem ser desinfetadas diariamente;O profissional deve usar jaleco e luvas como proteção para transportar as amostras;As requisições que acompanham as amostras devem ser transportadas separadamente, e nunca enroladas em volta dos recipientes com as amostras.
Cuidados no recebimento de amostras biológicas
 ■Use, obrigatoriamente, os EPIs necessários para a tarefa: jaleco ou avental, luvas e óculos de proteção facial;
 ■Abra as amostras sobre bandejas;
 ■Mantenha desinfetantes apropriados sempre à mão, para o caso de derramamentos de material biológico.
Como
proceder diante de embalagens danicadas
 ■No caso de vazamentos desinfete a área contaminada;
 ■Se houver vidro quebrado ou objetos pontiagudos, junte- os com o auxílio de escova e pá de lixo ou de uma 
■Higienize as mãos cuidadosamente. 
Obs.: a equipe de laboratório que recebe e desembala as amostras deve ser capacitada para essa função

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais