Buscar

A Psicologia Organizacional e a Motivação nas Empresas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LILYANE PIRES DE MORAIS
A Psicologia Organizacional e a Motivação nas Empresas
 Goiânia
 2015
A Psicologia Organizacional e a Motivação nas Empresas
 
Trabalho apresentado como exigência para avaliação da disciplina Psicologia Organizacional e da Atividade Prática Supervisionada do quinto semestre, do curso de Psicologia da Universidade Paulista, sob orientação da Professora Patrícia.
.
Goiânia
 2015
SUMÁRIO
1. Resumo ------------------------------------------------------------------------------------------------- 4
2. Introdução ---------------------------------------------------------------------------------------------- 5
3. Revisão da literatura ---------------------------------------------------------------------------------- 6
4. Metodologia-------------------------------------------------------------------------------------------- 8
 5. Resultados---------------------------------------------------------------------------------------------- 9
6. Considerações finais-------------------------------------------------------------------------------- 14
7. Referências------------------------------------------------------------------------------------------- 15
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa sobre de campo em uma Organizacão, onde os alunos possam conhecer como é a Gestão de Pessoas, e mediante leitura de biblografia estudada no semestre, assimilar a prática encontrada em sua pesquisa com os textos estudados, como possível intervenção aos conflitos que possam ser identificados. 
Palavras-chave: Motivação, Psicologia Organizacional.
INTRODUÇÃO
O trabalho tem por finalidade apresentar descrever a visita realizada a Fundação FunSer, bem como a entrevista concedida pelo Coordenador de Operações que atua no local. Com base nas informações colhidas,optou-se por propor uma possível intervenção dentro da área de motivação, tendo então o grupo utilizado o texto Motivação nas Organizações como base para o estudo e elaboração deste trabalho. o grupo acreditou que o tema Motivação nas Organizações. 
"Quanto mais saudáveis nós somos emocionalmente, mais importantes se tornam nossas necessidades de preenchimento criativo no trabalho. Ao mesmo tempo, menos nós toleramos a violação de nossas necessidades para tal preenchimento." Abraham H. Maslow.
REVISÃO DA LITERATURA
Com a oportunidade de conhecermos a Fundação FunSer , através da visita técnica, onde também conversamos com uma psicóloga atuante no projeto, fazer uma observação da dinâmica do local bem como de analisar as respostas á entrevista, o grupo chegou á conclusão de que o tema mais adequado á abordar no trabalho seria o de Motivação.
O entrevistado pelo grupo foi o Coordenador de Operações da FunSer,uma parceira da Rede Pró Aprendiz.Na entrevista, ao ser questionado sobre os desafios enfrentados pela Fundação, o mesmo menciona entre outros, a falta de conscientização das empresas parceiras, bem como da sociedade e do poder público, além da falta de seriedade e maturidade dos jovens beneficiados pelo projeto, no tocante á grande oportunidade que os mesmos têm de inserir-se no mercado e de qualificar-se com os cursos oferecidos pela Fundação.
Diante do exposto, nos remetemos ás várias teorias motivacionais, e á sua aplicação em um contexto como este.
Por exemplo, ao analisar a fala do entrevistado, onde o mesmo refere-se á jovens que apresentam comportamento imaturo perante as atividades da Fundação, que mais do que encaminhar para o mercado de trabalho, oferece formação adequada para a melhor inserção destes jovens na sociedade através do trabalho, o grupo trabalha a ideia de implantar-se ações onde poderia ter como base a Teoria da Imaturidade – Maturidade de Cris Argyris.
Esta teoria, segundo Paul Hersey e Kenneth Blanchard (1986, p.68), nos diz que os indivíduos com o passar dos anos se transformam em pessoas maduras. uma transformação gradual na personalidade, e que teria que passar por sete mudanças de comportamento.
A Teoria da Imaturidade x Maturidade têm sido muito bem aceita e bastante utilizada pelas lideranças das empresas e nos mostra o impacto que a administração das equipes pode ter no crescimento e desenvolvimento dos indivíduos.
Os jovens que são atendidos pela Fundação, bem como suas famílias, fazem parte de ações de integração, como confraternizações nos finais de ano, que tem como objetivo, além de atender á demanda de oferecer cestas básicas á estas famílias em vulnerabilidade social, um resgate de sua dignidade e auto-estima, dando importância e voz á todos.
Os jovens também recebem cursos que os capacitam em suas dificuldades e trabalham para um melhor aproveitamento de suas habilidades, de maneira que estejam preparados para a demanda das empresas que têm convênio com a Fundação.
Porém, por mais que as empresas ofereçam ações que promovam o bem estar, a elevação da autoestima e a participação dos trabalhadores nos projetos da empresa, a motivação é algo interno e inerente á cada indivíduo, com razões intrínsecas e que devem também ser buscadas por cada um. 
Portanto, independente do tipo de ações motivacionais que a empresa ofereça, se o trabalhador não estiver disposto á buscar os seus fatores motivacionais internos, nada será eficaz neste sentido.
Neste ponto chegamos ao fato de que é importante ter em vista, que apenas indivíduos com maturidade suficiente teriam condições de buscar sua própria motivação e crescimento pessoal e profissional.
Vejamos então quais são as mudanças esperadas para que os indivíduos passem da Imaturidade para a Maturidade:
	Imaturidade	
	Maturidade
	Atitude passiva, falta de iniciativa
	Atitude ativa, assumir responsabilidades
	Dependência dos demais, chefe, colegas, família
	Independência, tomada de atitudes 
	Comportamentos limitados 
	Várias formas de comportar-se
	Interesses dispersos, incertos e superficiais 
	Interesses profundos e intensos
	Falta de perspectiva de tempo 
	Ampla perspectiva do tempo 
	Posição de subordinado 
	Posição igual ou superior
	Falta de consciência de si 
	Controle de si
Tabela que apresenta os aspectos de personalidade na Teoria de Cris Argyris
Acreditamos que uma gestão de pessoas baseada na transparência e incentivo aos colaboradores, e neste caso também aos jovens beneficiados pelos projetos da Fundação, podem auxiliar no processo de desenvolvimento da Maturidade dos jovens e consequentemente de um melhor aproveitamento das ações oferecidas em seu benefício.
METODOLOGIA
A realização do processo de entrevista foi feita no contexto de uma instituição, (Fundação Pró-Cerrado) mais precisamente em um de seus Polos, situado na cidade de Anápolis, onde tivemos um encontro com o Gestor que desempenha suas funções na Instituição. A entrevista foi feita em uma sala reservada, composta por uma mesa duas cadeiras e um computador. Para a realização da entrevista foi utilizado folha de papel em branco e caneta.
No dia 16/05/2015 o grupo fez a entrevista com o gestor, orientados por um roteiro de perguntas disponibilizado pela professora Patrícia Philadelpho, para realizar a atividade proposta.
RESULTADOS
Características da Instituição
A concepção inicial da Rede pró-aprendiz surge em 1999 quando duas importantes instituições, Ashoka e Mckinsey, destacam a fundação pró – cerrado (FPC) com o prêmio de melhor
plano de negócios sociais.
O projeto premiado traçava diretrizes ousadas para o combate á delinquência juvenil no Brasil, tendo como base a tecnologia social autossustentável e replicável do Programa Jovem Cidadão.
Em 2000 a FPC passa a contar com um importante aliado na promoção social do jovem, ampliando as possibilidades de expansão da iniciativa: a Lei 10097/2000 conhecida como lei da aprendizagem.
A experiência piloto de replicação da tecnologia social se inicia em 2002, no interior de Goiás. Nos anos seguintes, apoiada na legislação vigente e na experiência adquirida, a FPC protagoniza nacionalmente ações em defesa do fortalecimento da política publica para a juventude, por meio das praticas da Aprendizagem. 
Uma dessas ações é a criação da rede pró- aprendiz em 2009 durante o V encontro latino americano de Labor Juvenil, em Goiânia, integrado por representantes de mais de 13 países da America Latina e cerca de 100 organizações sociais .
A partir de planejamento estratégico a Rede Pró-Aprendiz mapeia no Cadastro Nacional de Aprendizagem do Ministério do Trabalho,, 603 instituições brasileiras com potencial para adesão á Rede. Mais de 40 dessas organizações são contatadas em todas as regiões do país e 25 instituições formalizam apoio a Rede Pro- Aprendiz ( termo de compromisso e Apoio as Articulações). 
Missão e Valores
Proporcionar oportunidades profissionais para jovens que estão em situação de vulnerabilidade. Desenvolvido por uma equipe de profissionais corresponsabilidade social.Com foco na educação, geração de renda e inclusão social . 
Objetivos e políticas gerais
Aprendiz de corpo e alma. Esta metodologia visa a construção da educação para o trabalho na medida e, que permite o desenvolvimento harmonioso, gradual e progressivo das potencialidades inerentes ao ser humano , fazendo com que ao perceber a própria capacidade , o individuo consiga refletir , aplicar e transformar os espaços que a ele são apresentados . Para tanto esta nova tecnologia buscará abrir e iluminar mentes e corações pelos canais da razão e do sentimento, incentivando-a a autonomia intelectual e moral do individuo.
Características do âmbito social da instituição
Educação: O jovem que integra a instituição não deixa a escola. Ao contrário continua investindo em sua formação. Todos os profissionais que fazem parte da equipe da FunSer , são motivados e conscientizados que estão contribuindo na educação e profissionalização de jovens para inclusão no mercado de trabalho.
Política: Este programa está baseado na lei 10.097 de 19 de dezembro de 2000 conhecidas como Lei da Aprendizagem e regulada pela consolidação das Leis de Trabalho CLT.Para os governos, o trabalho da Rede Pro – Aprendiz combate a evasão escolar e a pobreza. Fortalece, assim, a política pública para a juventude.
Economia: A FunSer contribui para movimentação econômica do país , empregando 15 funcionários encaminhando mais de 5 mil jovens para o mercado de trabalho somente nesta filial . E por meio de parcerias fortalece o desenvolvimento socioeconômico.
Cultura: A instituição preza pelo respeito e ética entre os funcionários por valores familiares. Os profissionais que tem contato com os jovens repassa esses valores a eles . O Coordenador Geral persevera , em trabalhar em equipe em prol de um projeto que vem dando certo. E aqueles que fazem parte da equipe tem que empenhar nos mesmos objetivos.
Tecnologia: Replicando uma tecnologia social reconhecida pela Unesco, a Rede Pro – Aprendiz reúne entidades que buscam ampliação do impacto social de suas ações e autossustentabilidade.
Conjuntura: A instituição enfrenta dificuldades junto a algumas empresas, muitos por falta de entendimento da Lei, nessas situações o coordenador intevém explicando os deveres e direitos da empresa vinculada ao Projeto com amparos de Leis que punem empresas que não se adéquam as leis.
Clientela: Toda empresa que possui mais de 7 funcionários em seu quadro e que não esta incluso no Simples, esta obrigado a contratar aprendizes , e, numero de 5 a 15 % de seu quadro efetivo . O que leva estas empresas a entrar em contato solicitando o trabalho do FunSer , que encaminha jovens ,que mais se adéqua ao perfil da empresa.
Concorrência: A instituição não tem como objetivo o lucro, tudo é reaplicável em benefícios dos jovens. Sendo assim não tem uma concorrência direta.
Resumidamente, com a visita técnica e a entrevista, o grupo encontrou na Fundação os aspectos relacionados abaixo:
Tipo de organização: Instituição Fundação de Apoio Integral ao Ser- FunSer em Anápolis 
Numero de funcionários: 15 funcionários 
Atividade principal: Seleciona jovens de 14 a 24 anos , em situação de vulnerabilidade social oportunizando aos mesmos a inserção social no mercado de trabalho
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 08:00 as 18:00
Espaço físico: O prédio é bem estruturado, possuindo salas amplas e confortáveis , tanto para os trabalhadores , quanto para a população atendida . 
Segue a entrevista realizada:
Entrevista realizada na FunSer – fundação de apoio integral ao ser
Nome completo e cargo:
Reginaldo Pereira Ramiro, sou coordenador de operações, da FunSer, parceria da Rede Pró – Aprendiz.
Qual a sua especialidade e qual o ano de sua formatura?
 Sou graduado em Filosofia em 2004 e Direito em 2009.
Quais as exigências da Fundação para a contratação de seus jovens?
 São as mesmas da Lei da Aprendizagem, mas com foco principal nos jovens em risco social.Eles devem ter entre 14 e 24 anos ,estarem regularmente matriculados e cursando o ensino fundamental, médio ou superior.
Quais os desafios enfrentados pela Fundação?
 A falta de conscientização das empresas, sociedade e poder publico ,sobre a importância deste programa e o alcance social do mesmo ; leis confusas e interpretações diferentes pelos vários entes de fiscalização; seriedade , maturidade, e conscientização dos jovens, quanto a grande oportunidade dos mesmos em entrar no mercado de trabalho ; entre outros.
Como devem ser as empresas que trazem felicidade no trabalho?
 As empresas devem ser abertas e comunicativas, dando possibilidade a todos de participar das decisões gerais.
O que mais o incomoda em uma empresa / empregador?
 A principal falha se deve a falta de transparência e segurança em relação aos objetivos e metas.
Quais as impressões da sua família sobre a sua atividade?
Acredito serem as melhores, pois elogio muito meu trabalho a todos. 
Suas expectativas perante o trabalho na Fundação ate aqui foram atendidas? Quais os projetos para o futuro?
Totalmente atendidas e superadas. Como a mesma não tem como objetivo e todo o superávit são reaplicados em benefícios dos jovens, me traz uma satisfação muito grande às oportunidades que temos em auxiliar no crescimento profissional e pessoal dos mesmos.
Quanto ao futuro, penso em continuar minhas atividades por um longo período ainda e aprimorar ainda mais meus conhecimentos em relação a ele, através de cursos e especializações.
Qual o sentido de seu trabalho e que impacto ele tem sobre sua vida pessoal?
O sentido de meu trabalho é servir a todos. E o impacto é extremamente positivo, por proporcionar a mim a felicidade do dever cumprido junto a sociedade.
Qual o grau de satisfação com seu trabalho?
 Total, 100%.
Como funciona o processo de recrutamento e seleção para fazer parte da equipe FunSer ?
Quando surge uma nova vaga , damos prioridade ao nosso banco de dados , depois abrimos para as indicações dos colaboradores , pesquisa nas redes sociais e agências de emprego .Os candidatos então passa por um exame de currículos , psicológico e uma entrevista com os responsáveis pelo setor de trabalho.Todo o processo é acompanhado e coordenado pela Psicóloga responsável .
 12.Qual é a estrutura hierárquica da Fundação ?
Como uma instituição de Terceiro Setor, possui um Conselho Diretor, que a dirige e escolhe o presidente que o representa nas atividades diárias . Possui um Conselho Fiscal,diretores de área e coordenadores de cada
setor ou grupo de colaboradores.
 13- Qual a fonte de renda para manutenção da estrutura e trabalhos oferecidos?
As arrecadações da Instituição provêm de um percentual administrativo e de capacitação, existente no contrato com as empresas privadas publica e mistas ao qual a Fundação possui parceria.
 14- A quanto tempo a FunSer desempenha suas funções ?
FunSer completa este ano, 16 anos de Fundação .Inicialmente como uma Instituição de Apoio a UEG ( Universidade Estadual de Goiás ) e logo depois com programas de Aprendizagem , fazendo parte da RPA – Rede Pró Aprendiz.
	
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Levando-se em consideração a importância de instituições como a FunSer , sua contribuição para a sociedade com seus projetos pelo Jovem Aprendiz de inclusão trabalhista , capacitação de jovens para o mercado de trabalho , concluímos que esse trabalho foi de grande valia para o nosso conhecimento e entendimento .Enfocando também a questão de as vezes os beneficiários do projeto serem desmotivados , também chamou a nossa atenção de entendermos o porque disso e irmos a fundo nessa questão para tentarmos entende-los e teorizar com o texto desafios da motivação.
REFERÊNCIAS
http://www.fpc.org.br/
FELIPPE, Maria I. Desafios da Motivação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando