Buscar

relatorio sistemica para amanha

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
Instituto de Ciências Humanas
Psicologia
RELATÓRIO PSICOLÓGICO
GOIÂNIA
2017
UNIVERSIADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA
RELATÓRIO PSICOLÓGICO
Relatório de Estágio apresentado ao Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Paulista como requisito parcial para a obtenção de nota no Estágio Supervisionado em atendimento de Familia alicerçada na Abordagem Sistemica – , sob orientação 
 GOIÂNIA
2017
I – IDENTIFICAÇÃO
II – DESCRIÇÃO DA DEMANDA
	
III– PROCEDIMENTOS
A terapia familiar sistêmica é uma proposta que compreende o individuo na relação com seus diversos sistemas ( familiar,escola, trabalho e comunidade..) os quais são interdependentes um do outro.È uma abordagem terapêutica onde todos os indivíduos participam da sessão, a família funciona como um todo, onde as pessoas interagem umas com as outras influenciam essas relações em apoio mutuo.
Os atendimentos foram realizados por Terapeuta, Co-terapeuta e equipe reflexiva como estratégia de atendimento, pós atendimento e supervisão de estagio. Embasado no método sistêmico de atendimento a família, utilizando entrevista familiar com perguntas reflexivas ,circulares ,lineares e questionamento circular. (ANDERSEN,Tom. Processos reflexivos.2002)
No caso específico de Divina Maria foram realizada 2 sessões a primeira com a presença do casal com duração de 1h30 minutos no dia 17/05/2017 e a segunda somente com a cliente Divina com duração de 1h30 minutos realizado dia 31/05/17 .Todas as sessões aconteceram no período da manhã conforme acordado entre as partes.
IV– ANÁLISE
	 
Estudos revelam que os sintomas dos portadores de Transtorno do Humor afetam seus familiares, podendo alterar a vida destes de forma perturbadora e leva-los a desenvolver atitudes hostis em relação ao doente (YIN e OLIVEIRA, 2004).
Segundo MINUCHIN,S(1982). Uma das principais funções da família e a de apoiar os seus membros. Quando um membro sofre estresse, os outros membros da família sentem a necessidade de se acomodar as circunstâncias modificadas dele. Esta acomodação pode ficar contida dentro de um subsistema ou pode penetrar toda a família. O foco na família como um sistema social em transformação, todavia, acentua a natureza transicional de certos processos familiares. Exige uma exploração da situação mutante da família e de seus membros e de seus estresses de acomodação. A equipe teve a percepção de uma certa resistência do casal mediantes á perguntas reflexivas para possibilidades de mudanças.
MINUCHIN,S(1982) diz que muitas famílias que entram em terapia, seriam consideradas e tratadas como famílias comuns, em situação de transição, sofrendo as aflições de acomodação e novas circunstâncias. O rotulo de patologia deveria ser reservados para famílias que em fase se estresse, aumentam a rigidez de seus padrões transacionais e de suas barreiras, evitam ou resistem a qualquer exploração de alternativas.
Segundo Minchim (1982), a família é um sistema governado por regras compreendendo subsistemas que interagem mutuamente e afetam uns ao outros. Neste caso , o subsistema Divina Maria –nora com seu padrão de comportamento , pensamento baseados em regras intergeracionais, são as bases do conflito familiar .
 Apesar de uma resistência do casal no processo terapêutico na ultima sessão Divina Maria demonstrou interesse em prosseguir com a Terapia Familiar.
	V- CONCLUSÃO
Segundo VASCONCELLOS, M.J.E. 2002. A Terapia Familiar Sistêmica consiste em uma abordagem terapêutica em que todos os indivíduos participam da sessão. A família funciona como um todo, e as pessoas interagem umas com as outras e influenciam essas relações em apoio mútuo. O terapeuta familiar pode oferecer uma melhora das interações no interior do sistema familiar e fazer um processo de recodificação de mensagens, possibilitando maior compreensão nas suas comunicações. Também pode facilitar uma busca e descoberta de novos caminhos de relação sistêmica, incitar a todos para atuarem e descobrirem onde convém introduzir mudanças, para favorecer uma evolução e um amadurecimento ao paciente identificado e em todo sistema.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
ANDEERSEN, processo reflexivos.Instituto NOOS,2002.
MINUCHIN,S.(1982). Famílias funcionamento e tratamento. Porto Alegre- Artes 
médicas.
VASCONCELLOS, M.J.E. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da Ciência. Campinas, SP: Papirus, 2002.
Goiânia Junho de 2017

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando