Buscar

guia de estágio universidade bras cubas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
ÁREA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
CURSO PEDAGOGIA – EAD
GUIA PRÁTICO
REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
UBC/EAD
MOGI DAS CRUZES
2017
�
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO...............................................................................................03
 1. DEFINIÇÃO E SIGNIFICADO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO................06 
2. CONCEPÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO.........................................06
3. LEGISLAÇÃO VIGENTE................................................................................08
4. REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO UBC/EAD..................10
CAPÍTULO l - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES........................................10
CAPÍTULO II - DOS OBJETIVOS.......................................................................11
 CAPÍTULO III- DAS CONDIÇÕES E DESENVOLVIMENTO DO 
ESTÁGIO............................................................................................................12 
CAPÍTULO IV - DO CAMPO, ÁREAS E INSTRUMENTOS................................13
CAPÍTULO V - DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
SUPERVISIONADO............................................................................................13 CAPÍTULO VI - DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DA UBC/EAD............16
CAPÍTULO VII - DISPOSIÇÕES GERAIS..........................................................20 
APRESENTAÇÃO DOS ANEXOS.....................................................................21
A – Carta de apresentação do aluno..................................................................23 
B – Termo de compromisso de estágio..............................................................24
C – Ficha de frequência do estágio supervisionado...........................................27
D – Modelo de Relatório de Observação............................................................29
E – Ficha de avaliação do estagiário..................................................................30
F – Organização da escola.................................................................................31
G – Critérios para aproveitamento de carga horária...........................................34 
H – Espaço não escolares .................................................................................36
I – Protocolo de Entrega de Documentação de Estágio......................................37
INFORMAÇÕES GERAIS..................................................................................
	
�
APRESENTAÇÃO
PREZADO (A) ALUNO (A)
Este é o Regimento de Estágio Supervisionado, organizado pelo Curso de Pedagogia EAD da Universidade Braz Cubas, representa um documento organizado de acordo com a legislação vigente sendo estruturado da forma mais clara e justa possível.
Por meio do referido Regimento, os alunos poderão esclarecer suas dúvidas e desenvolver seu estágio supervisionado da maneira mais adequada e dentro dos trâmites legais.
Vivemos num momento de extrema mudança, e isso é muito bom, porém nos leva a buscar novos meios de informações. Nossos alunos também precisam receber cada vez mais, um número maior de informações para poderem viver com qualidade nesse mundo globalizado.
Precisamos cada vez mais de profissionais reflexivos, criativos, que consigam ter competências e habilidades para intervir no sistema. Um profissional crítico e participativo. Para tanto, não basta saber como deve ser um bom professor ou uma boa escola, é preciso vivenciá-la. 
A atividade de estágio é o meio privilegiado de integração entre teoria e prática. Por isso, ele é um fator decisivo na formação profissional. Ao desenvolver o estágio todas essas competências poderão ser experenciadas, pois é na vivência que aprendemos a utilizar nossos conhecimentos.
O estagiário é um profissional em formação e, por isso, haverá um profissional mais experiente no campo de estágio para ajudá-lo em suas atividades.
Você não estará sozinho nessa nova experiência, mas é preciso saber o que e como fazer, é preciso ter objetivos e metas para se alcançar. 
Esse é o nosso propósito ao elaborar O GUIA DE ESTÁGIO composto por: ESTÁGIO SUPERVISIONADO (300 horas).
 O seu estágio do 5° semestre será o estágio I, que será composto de 100 horas em Escolas de Educação Infantil, sendo divididas entre 50 horas de estágio em creche e 50 horas de estágio em pré-escola que deverão ser postados na plataforma no final do semestre (conforme data estabelecida na plataforma). 
 O seu estágio do 6° semestre será o estágio II, que será composto de 100 horas em Escolas de Ensino Fundamental I, (o ideal é que conheça pelo menos três séries diferentes) que deverão ser encaminhados via plataforma (conforme data estabelecida na plataforma).
 O seu estágio do 7° semestre será o estágio III, que será composto de 25 horas em Gestão (análise da escola), 25 horas em Escolas de Educação de Jovens e Adultos (impreterivelmente no nível de Ensino Fundamental I) e 25 horas em Escolas de Educação Inclusiva (impreterivelmente em salas de inclusão, desde o nível de Educação Infantil até o nível de Ensino Fundamental I) e 25 horas de Espaço não Escolares (estágio opcional) que deverão ser encaminhados via plataforma, conforme data estabelecida na plataforma.
No total serão 300 horas de estágio, todas as etapas realizadas deverão ser entregue via plataforma em data previamente estabelecida, cada etapa terá sua nota publicada independente das demais.
O que devo entregar ao final do 5° semestre?
Cumprir 100 horas de estágio de Educação Infantil (50h de estágio em creche e 50h de estágio em pré-escola), elaborar o relatório de observação, este relatório deverá conter no máximo três páginas, deve realizar um para cada etapa, um para creche e outro para o pré, seguindo o modelo digitalizado disponível no portal do aluno. 
O portfólio deverá ser postado na plataforma em mecanismo oficial em data previamente estabelecida na plataforma.
No polo deverá realizar a entrega somente da carta, termo de compromisso, ficha de frequência e avaliação do estagiário, todos devidamente preenchidos, carimbados e assinados impreterivelmente pela direção ou vice-direção da escola, em data previamente estabelecida na plataforma.
O que devo entregar ao final do 6° semestre?
Cumprir 100 horas estágio de Ensino Fundamental I, elaborar o relatório de observação, este relatório deverá ter ano máximo três páginas, deve seguir modelo digitalizado disponível em no portal do aluno.
O portfólio deverá ser postados na plataforma em mecanismo oficial em data previamente estabelecida na plataforma.
No polo deverá realizar a entrega somente da carta, termo de compromisso, ficha de frequência e avaliação do estagiário, todos devidamente preenchidos, carimbados e assinados impreterivelmente pela direção ou vice-direção da escola, em data previamente estabelecida na plataforma.
O que devo entregar ao final do 7° semestre?
São 100 horas de estágio ao total, sendo que a divisão de carga horária deverá ocorrer da seguinte forma 25 horas de estágio em Gestão Escolar, 25 horas de estágio de EJA, 25 horas de estágio de Educação Inclusiva e 25 horas de Espaço não Escolares (tais como: Brinquedotecas Municipais e Estaduais, Cursos de Formação de Professor, Hospitais, Empresas, Ongs ou outros espaços em que ocorram a necessidade de conhecimentos pedagógicos.) elaborar os relatórios de observação, para cada modalidade fazer duas paginas de relatórios, seguindo o modelo digitalizado disponível em no portal do aluno.
Caso o aluno realize o estágio em espaços não escolares poderá fazer somente 25 em gestão escolar, vide orientação na página 36 do guia.
O portfólio deverá ser postados na plataforma em mecanismo oficial em data previamente estabelecida na plataforma.
No polo deverá realizar a entrega somente da carta, termo de compromisso, ficha de frequência e avaliação do estagiário, todos devidamente
preenchidos, carimbados e assinados impreterivelmente pela direção ou vice-direção da escola, em data previamente estabelecida na plataforma.
.Os documentos enviados o ficarão sob-responsabilidade da EAD/UBC no Departamento de Estágio.
Mogi das Cruzes, Janeiro 2017.
Orientação do Estágio Supervisionado Pedagogia EAD/UBC
 Profª Ms. Denise de Almeida
1. DEFINIÇÃO E SIGNIFICADO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
A Lei nº. 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio integra o itinerário formativo do educando e faz parte do projeto pedagógico do curso. 
OBJETIVO: 
Buscar a integração entre teoria e prática, por ser o estágio um fator decisivo na formação profissional. Criar experiências de educação, ou seja, alternativas pedagógicas de um valor incomparável, que poderão contribuir para a melhoria significativa de qualquer sistema educacional.
Formular uma proposta de estágio voltada para a formação do futuro professor, que seja consciente de que sua prática envolverá um comportamento de observação, reflexão crítica e reorganização de suas ações, tendo em vista o que aprendeu teoricamente e o que acontece no dia a dia do profissional.
Essa característica coloca o estagiário próximo à postura de um pesquisador, de um investigador, portanto, um mediador apto a realizar mudanças.
2. CONCEPÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
A articulação entre teoria e prática constitui-se um dos eixos principais dos cursos de formação de professores, conforme aponta a legislação vigente. Viabilizada pelo exercício da prática profissional, nos cursos de licenciatura da Universidade Braz Cubas – Ensino à Distância (UBC EAD), essa articulação acontece mediante a realização de diversos tipos de atividades curriculares, que podem envolver desde propostas pelos professores no desenvolvimento das diferentes disciplinas, como aquelas que estruturam os componentes curriculares, de natureza prática, denominados Pesquisa e Prática Pedagógica e o Estágio Supervisionado.
Este último, enquanto atividade curricular obrigatória, não pode ser tratado como algo fechado em si mesmo e desarticulado do restante do curso. Isso porque não é possível deixar “ao futuro professor a tarefa de integrar e transpor o conhecimento sobre ensino e aprendizagem para o conhecimento na situação de ensino e aprendizagem, sem ter oportunidade de participar de uma reflexão coletiva e sistemática sobre esse processo” �.
Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de formação de professores, podemos identificar que os estágios a serem feitos nas escolas de educação básica podem somente ser vivenciados após a segunda metade do curso e com tempo suficiente para abordar as diferentes dimensões da atuação profissional. Identificamos, também, o anúncio da necessidade de um planejamento prévio, organizado e avaliado conjuntamente pela instituição de formação docente e as instituições/campos de estágio, com objetivos e tarefas a serem desenvolvidas e que as duas assumam responsabilidades e se auxiliem mutuamente, o que pressupõe relações formais entre a instituição formadora e as diversas unidades dos sistemas de ensino. Em tal perspectiva, a participação coletiva de todos os agentes formadores constitui-se ponto crucial com intuito de assegurar a consolidação da formação docente pretendida pelo curso.
A UBC/EAD concebe o Estágio Curricular Supervisionado como um momento do aluno vivenciar aquilo que já fora e está sendo estudado, pesquisado e analisado a realidade, a fim de que possa, utilizando-se dos princípios da ação-reflexão-ação, compreender e praticar a docência, na condição de agente principal, visando à atuação profissional competente.
�
3. LEGISLAÇÃO VIGENTE
RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006.
Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.
(fragmentos do texto oficial)
(...)
Art. 7º O curso de Licenciatura em Pedagogia terá a carga horária mínima de 3.200 horas de efetivo trabalho acadêmico, assim distribuídas:
I - 2.800 horas dedicadas às atividades formativas como assistência a aulas, realização de seminários, participação na realização de pesquisas, consultas a bibliotecas e centros de documentação, visitas a instituições educacionais e culturais, atividades práticas de diferente natureza, participação em grupos cooperativos de estudos;
II - 300 horas dedicadas ao Estágio Supervisionado prioritariamente em Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto pedagógico da instituição;
III - 100 horas de atividades teórico práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos alunos, por meio, da iniciação científica, da extensão e da monitoria.
Art. 8º Nos termos do projeto pedagógico da instituição, a integralização de estudos será efetivada por meio de:
I - disciplinas, seminários e atividades de natureza predominantemente teórica que farão a introdução e o aprofundamento de estudos, entre outros, sobre teorias educacionais, situando processos de aprender e ensinar historicamente e em diferentes realidades socioculturais e institucionais que proporcionem fundamentos para a prática pedagógica, a orientação e apoio a estudantes, gestão e avaliação de projetos educacionais, de instituições e de políticas públicas de Educação;
II - práticas de docência e gestão educacional que ensejem aos licenciandos a observação e acompanhamento, a participação no planejamento, na execução e na avaliação de aprendizagens, do ensino ou de projetos pedagógicos, tanto em escolas como em outros ambientes educativos;
III - atividades complementares envolvendo o planejamento e o desenvolvimento progressivo do Trabalho de Curso, atividades de monitoria, de iniciação científica e de extensão, diretamente orientadas por membro do corpo docente da instituição de educação superior decorrentes ou articuladas às disciplinas, áreas de conhecimentos, seminários, eventos científico-culturais, estudos curriculares, de modo a propiciar vivências em algumas modalidades e experiências, entre outras, e opcionalmente, a educação de pessoas com necessidades especiais, a educação do campo, a educação indígena, a educação em remanescentes de quilombos, em organizações não governamentais, escolares e não escolares públicas e privadas;
IV - Estágio Curricular a ser realizado, ao longo do curso, de modo a assegurar aos graduandos experiência de exercício profissional, em ambientes escolares e não escolares que ampliem e fortaleçam atitudes éticas, conhecimentos e competências:
a) na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, prioritariamente;
b) (...)
c) (...)
d) na Educação de Jovens e Adultos;
e) na participação em atividades da gestão de processos educativos, no planejamento, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação de atividades e projetos educativos;
f) em reuniões de formação pedagógica. 
A Lei n.º 11.788/2008 dispõe que:
Art. 1° Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo (...).
§ 1° O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.
Art. 2° (...)
§ 1° Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
Art. 10.  A jornada de atividade em estágio será definida de comum acordo entre a instituição de ensino, a parte concedente e o aluno estagiário ou seu representante legal, devendo constar do termo de compromisso ser compatível com as atividades escolares e não ultrapassar: 
I – 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais, no caso de estudantes de educação especial e
dos anos iniciais do ensino fundamental e na modalidade da educação de jovens e adultos; 
II – 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, em escolas de período integral ou em casos especiais a serem analisados por este departamento.
§ 1o  O estágio relativo a cursos que alternam teoria e prática, nos períodos em que não estão programadas aulas presenciais, poderá ter jornada de até 40 (quarenta) horas semanais, desde que isso esteja previsto no projeto pedagógico do curso e da instituição de ensino. 
4. REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO UBC/EAD
Tendo como base a legislação vigente, a UBC EAD regulamenta seu estágio em consonância com o Projeto Pedagógico da Instituição.
CAPÍTULO I
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. 1° - A presente regulamentação tem como objetivo definir as diretrizes para execução do Estágio Supervisionado dos cursos de Graduação, Licenciaturas, da Universidade Braz Cubas, na modalidade de Educação a Distância, adequando-se ao conjunto de disposições legais que regem a formação de professores da educação básica no contexto.
Parágrafo único - Esta regulamentação trata do Estágio Supervisionado dos cursos de licenciatura da UBC EAD, que está sujeito às seguintes legislações:
Lei 9394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;
Parecer 009/2001 CNE/CP
Parecer CNE/CP 27/2001
Resolução CNE/CP 1/2002 que institui as diretrizes curriculares nacionais
para a formação de professores da educação básica, em nível superior;
Resolução CNE/CP 2/2002 que institui a duração e a carga horária;
Parecer CNE/CP n. 5/2005 e o 
Parecer CNE/CP 3/2006, bem como a VIII Lei n. 11.788/08.
Os alunos deverão cumprir o Estágio Supervisionado, após iniciar o 5.º semestre do curso e terem em mãos o ofício e autorização para a realização das atividades, numa Unidade de Ensino de sua cidade ou região.
CAPITULO II
DOS OBJETIVOS
Art. 3° - O Estágio Supervisionado tem por objetivo oportunizar ao aluno o exercício profissional docente, a fim de que possa integrar os conhecimentos teóricos à prática educativa, identificando problemas, equacionando-os, através da transposição didática dos conhecimentos construídos nos diversos componentes curriculares do curso.
Parágrafo Único: Para a consecução do objetivo deste artigo, o estágio deve propiciar:
• Espaço e tempo para que o discente vivencie situações reais da vida profissional que lhe permitam, sobretudo, a integração dos conhecimentos teórico-práticos, aliados à experiência pessoal pelo processo contínuo de ação-reflexão-ação;
• Ao aluno, uma visão global da instituição escolar, pública ou privada, como complemento de sua formação;
• A realimentação do ensino, proporcionando ao discente oportunidade de rever posições teóricas quanto à prática profissional em sua relação com a sociedade;
• Ao discente, a capacidade de desenvolvimento do espírito investigativo, projetando novos métodos, técnicas e avaliações adequadas ao trabalho docente;
• A instituição, oportunidade de rever práticas e conteúdos programáticos que, porventura, estejam distantes da realidade, bem como oferecer à sociedade possíveis contribuições e melhorias;
• Um mecanismo de articulação permanente entre o curso e a comunidade, garantindo aos agentes envolvidos um processo de retroalimentação de informações e produção do conhecimento.
CAPÍTULO III
DAS CONDIÇÕES E DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Art. 4° - O aluno deverá iniciar a participação no Estágio Supervisionado na época propícia definida na estrutura do curso e, para tanto, terá que participar nas das orientações de Estágio Supervisionado.
Art. 5° - A carga horária do Estágio é de 300 (trezentas) horas sendo:
300 horas de Estagio Supervisionado: só poderão ser desenvolvidas a partir do quinto período (5º) do curso, conforme orientações contidas nas Diretrizes Curriculares e Resoluções do Ministério de Educação e Cultura - MEC em vigência, para os cursos de formação de professores.
Distribuição da carga horária de Estágio 
Art. 6° - O Estágio Supervisionado articula-se a todos os componentes curriculares do curso.
Art. 7° - O aluno com experiência profissional comprovada na Educação Básica, na área específica de formação, poderá obter aproveitamento de até 50% da carga horária da sua especificidade, desde que cumpra as exigências deste regulamento no tocante à apresentação de documentação comprobatória de atividade docente regular. 
CAPÍTULO IV
DO CAMPO, ÁREAS E INSTRUMENTOS
Art. 8° - Os trabalhos práticos do Estágio Supervisionado deverão ocorrer em instituições/campo de estágio da Educação Básica, quer da rede estadual, municipal ou privada. Na Educação Infantil (Creche e Pré-escola) nas séries iniciais do Ensino Fundamental Regular (do 1.º ao 5.º ano), na EJA (ciclo correspondente ao Ensino Fundamental I) e sala de Inclusão.
Parágrafo único - A realização dos trabalhos práticos do Estágio Supervisionado, nas instituições/campo de estágio, não está limitada ao local onde se encontra a Unidade Pedagógica da UBC EAD ou distrito desta.
Art. 9°- A instituição/campo de estágio deverá tomar ciência da documentação enviada pela UBC/EAD, a fim de que possa formalizar as condições em que se realizará o Estágio, obedecendo aos preceitos legais que regem tal relação.
Parágrafo 1° - O cumprimento da carga horária referente aos trabalhos práticos de Estágio Supervisionado não será válido, se realizado por conta própria, sem a devida formalização, (assinatura e carimbo impreterivelmente do diretor ou vice-diretor da escola e carimbo da escola).
Parágrafo 2° - A instituição/campo de estágio deverá garantir condições para que o estagiário, por meio do desenvolvimento dos trabalhos práticos, vivencie situações reais relacionadas à profissão docente, aprofundando os conhecimentos teórico-práticos construídos durante sua formação profissional.
CAPÍTULO V
DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Art.10 - Os Estágios terão sua carga horária total programada nas seguintes atividades/horas:
I. Espaço em sala virtual para o desenvolvimento da Orientação do Estágio Supervisionado, cada uma com encontros virtuais no fórum da disciplina com a participação da professora Orientadora de Estágio Supervisionado, para explicações e momentos para tirar as dúvidas;
II. 300 horas destinadas à realização de trabalhos práticos na instituição/campo de
estágio, que se constituem em: observação, coparticipação e regência de classe,
subsidiada por um projeto de intervenção e plano de ação, que podem ser assim distribuídas:
Parágrafo 1° - O estágio curricular é composto de:
100 horas em Instituições de Educação Infantil (creches/pré-escolas;
100 horas em Instituições de Educação Fundamental (do 1.º ao 5.º ano),
100 horas subdivididas em: 25 horas para análise da escola em termos de gestão escolar, análise dos diferentes documentos, tais como: Plano Gestor, Regimento Escolar, Proposta Pedagógica e Projeto Pedagógico, e, 25 horas a serem realizadas em Educação de Jovens e Adultos. e, 25 horas a serem realizadas em Educação inclusiva. 25 horas de Espaço não Escolares (não obrigatórios) visando à formação de um profissional qualificado para atuar em vários campos educativos para atender demandas sócio-educativas não formal e informal.
Parágrafo 2° - Caso o aluno, seja também professor responsável por sala de aula durante o ano letivo em que a disciplina for atribuída, poderá obter aproveitamento de até 50% da carga horária da sua especificidade. Para tanto, será validada uma modalidade do Estágio desde que o diretor da escola certifique que o aluno é professor titular de sala. Deverão ser apresentados: declaração com papel timbrado e o plano de ensino devidamente carimbados e assinados pelo Diretor da Instituição. Em caso de escola privada deverá ser apresentado também cópia da carteira de trabalho. Esses documentos deverão ser postados na plataforma como os demais solicitados e entregue no
polo com as fichas obrigatórias.
Parágrafo 3° - O aluno deverá entregar à Unidade de Ensino em que está estagiando: Carta de Apresentação de Estágio (ANEXO A) e Termo de Compromisso de Estágio Supervisionado. (ANEXO B)
Os documentos deverão ser separados por níveis e/ou modalidades.
Parágrafo 4° - Na ficha de frequência do estágio supervisionado (ANEXO C) deverá mencionar os assuntos abordados durante o dia de estágio.
Os Relatórios de observação deverão ser elaborados atendendo às normas da ABNT vigentes, em folha especifica (ANEXO D).
Os documentos NÃO poderão conter rasuras e deverão ser devidamente preenchidos, após, carimbados e assinados pela direção da escola em que realizará o estágio.
Art. 11 - A avaliação do desempenho do estagiário será realizada de forma contínua e sistemática, contendo aspectos quali-quantitativos durante o desenvolvimento de todo o estágio, envolvendo a análise dos aspectos técnicos, sociais e humanísticos da profissão. (esta ficha deverá ser preenchida pelo diretor ou coordenador pedagógico da instituição em que o Estágio for cumprido – ANEXO E).
Parágrafo 1° - Para fins de integralização do Estágio Supervisionado o aluno deverá:
I. Comprovar a carga horária prática na instituição/campo de estágio; (por meio da ficha de Estágio devidamente preenchida, carimbada e assinada pelo diretor da Instituição).
II. Obter média igual ou superior a 6,0 (seis) no Estágio Supervisionado realizado. 
III. Entregar os Relatórios/Portfólio no período determinado pela professora orientadora de estágio.
Parágrafo 2° - Considerar-se-á reprovado nas disciplinas Estágio Supervisionado o estagiário que não obtiver a nota mínima necessária, tendo direito à nova elaboração de acordo com a orientação realizada.
Parágrafo 3° - O aluno deverá entregar ao responsável do polo, os documentos obrigatórios, carta de apresentação, termo de compromisso, ficha de frequência, formulário de avaliação do estagiário (anexo E), e documentos para análise de aproveitamento quando houver.
Para segurança dos alunos a entrega de documentação deverá ser protocolada no Polo – ANEXO I.
Parágrafo 4° - Não poderá haver plágio, cópias ou estágios idênticos. O aluno será passível de punição.
Parágrafo 5° Os critérios analisados na avaliação do portfólio são: Conteúdos pertinentes ao orientado em cada fase do estágio, estrutura padrão solicitada na montagem do documento, linguagem adequada, ortografia, organização e análise da avaliação do estagiário realizado pela direção da escola.
Em caso de reprovação o aluno deverá solicitar na secretaria a abertura da disciplina como dependência. A reprovação não implica em volta ao campo de estágio, mas a reorganização do portfólio. 
CAPITULO VI
DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DA UBC/EAD
Art. 12 - O estágio será intermediado/facilitado pelo Coordenador do Polo, a fim de assegurar o trâmite da documentação necessária.
Parágrafo 1° - O Termo de Compromisso e Autorização para o Estágio Supervisionado deverá ser assinado em 02 vias, sendo uma para a Escola e/ou demais Instituições participantes e uma para a UBC/EAD a qual deverá ser anexada no Portfólio de Estágio, juntamente com as fichas.
Parágrafo 2° - O aluno deverá digitalizar a Carta de Apresentação, o Termo de Compromisso, Ficha de Frequência e avaliação do estagiário, devidamente preenchidos, carimbados e assinados impreterivelmente pela direção ou vice-direção da escola, enviá-los pela plataforma em mecanismo oficial, juntamente com os demais relatórios solicitados, conforme modelo disponibilizado.
Em casos excepcionais, caberá ao Coordenador do Polo à remessa da via do Termo de Compromisso, autorização de Estágio e Ficha de Frequência, que cabe à UBC/EAD, através de SEDEX/Malote, para Mogi das Cruzes – Campus I Setor EAD, aos cuidados da Orientação de Estágio.
Art. 13 - Para fins de organização administrativa, a UBC/EAD define o âmbito de competência de todos os agentes envolvidos na operacionalização do Estágio Supervisionado, conforme o que determina neste Regulamento.
Art. 14 - São atribuições do (a) Orientador (a) de Estágio:
Parágrafo 1° - Orientação de Estágio Supervisionado - OES:
1. Elaborar os Planos das Disciplinas Estágio Supervisionado em parceria com a Coordenação de Curso, bem como divulgá-los aos alunos;
2. Orientar o estagiário no desenvolvimento de suas atividades; 
3. Apresentar o Relatório de Atividades das disciplinas Estágio Supervisionado para o Coordenador de Curso;
4. Encaminhar os questionamentos e sugestões recebidas das Unidades Pedagógicas para a Coordenação de Curso.
5. Orientar os Coordenadores locais, quanto à necessidade de viabilização dos documentos, a fim de facilitar o engajamento dos estagiários;
6. Elaborar e divulgar cronograma que estabeleça as datas relativas a cada fase do Estágio Supervisionado;
7. Controlar os processos acadêmicos e administrativos do Estágio Supervisionado da UBC/EAD sob sua responsabilidade, no que tange aos processos de recepção de documentos como também de seu devido lançamento de notas no sistema e arquivamento físico das fichas e arquivos de portfólios.
8. Entregar à Coordenação do Curso os pareceres de aproveitamento da carga
horária, comprovando prática profissional docente na área de formação;
9. Conferir e controlar os documentos enviados e efetuar cobranças, caso necessário, através de telefone, e-mail, anúncios e orientações semanais para os alunos e tutores;
10. Dirimir dúvidas relativas a procedimentos acadêmicos e administrativos do Estágio Supervisionado.
OBSERVAÇÃO: O Orientador de Estágio será o responsável por orientar com clareza e objetividade os discentes, quanto aos procedimentos e desenvolvimento do Estágio Supervisionado em momentos diferenciados, através de aula virtual na plataforma, dos encontros virtuais e no fórum de discussões ao longo do período de realização do estágio.
Parágrafo 3° - Supervisor/Diretor de Escola do Estágio Supervisionado: 
O Supervisor/Diretor de escola é o responsável por acompanhar o Estágio Supervisionado “In loco”, observando a frequência, assiduidade e realização das atividades práticas realizadas pelo discente na instituição/campo de estágio;
O Supervisor/Diretor de Escola deverá, preferencialmente, designar o regente/ ou regentes da(s) turma(s) na instituição/campo de estágio onde o discente da UBC/ EAD realizará as atividades práticas;
O Supervisor/Diretor terá a função de compatibilizar as ações e o desenvolvimento das atividades entre o estagiário e o estabelecimento de ensino.
Avaliar o estagiário no final do período de estágio através do Formulário de Avaliação do Estagiário, elaborado pela UBC/ EAD.
Parágrafo 4° - Tutor do curso alocado no Polo/ Unidade Pedagógica local:
1. Acompanhar, mediar e orientar o estagiário durante as tutorias e plantões de tutoria acerca das atividades solicitadas pelo Orientador de Estágio;
2. Orientar e auxiliar o aluno no preenchimento do documento Controle de Frequência do aluno na instituição/campo de estágio e Formulário de Avaliação do Supervisor.
3. Participar das Orientações para tutores e de outros momentos de orientações virtuais para o Estágio que se fizerem necessárias;
4. Avaliar as atividades de Estágio Supervisionado, processando o registro das notas no prazo estipulado no sistema acadêmico da UBC EAD;
OBSERVAÇÃO: Caberá ao tutor receber, conferir e encaminhar os documentos obrigatórios: Carta, termo compromisso, ficha de frequência e avaliação do estagiário, preenchidos, assinados e carimbados pelo Diretor da Escola, e enviá-los ao Departamento de Estágio da UBC/ EAD.
Parágrafo 5° - Corpo Discente matriculado no Estágio Supervisionado:
1. Manifestar sua escolha pela instituição/campo de estágio ou local do estágio, submetendo-a a apreciação do Coordenador Local;
2. Manter sigilo profissional quanto à situação em que se envolver para a realização do estágio;
3. Comunicar ao Orientador de Estágio, através das mídias interativas da
UBC/ EAD (fórum de discussão, comunicador da plataforma) todo acontecimento importante relacionado ao andamento das atividades pertinentes ao estágio;
4. Participar de todas as atividades avaliativas ou não das disciplinas Estágio Supervisionado;
5. Comparecer regularmente à instituição/campo de estágio. A frequência é obrigatória e a jornada diária de trabalho em regime de estágio deve ser computada para efeito de apuração do total da carga horária de estágio. Não poderá exceder a seis horas dia. Casos dúbios consultar o Guia de Estágio.
6. Elaborar o Plano de Ação de Estágio durante as disciplinas Estágio Supervisionado.
7. Elaborar os relatórios parciais e finais de estágio e entregando-os no momento pré-estabelecido;
8. No final do semestre (de acordo com o prazo estabelecido na plataforma), entregar ao tutor do polo as fichas obrigatórias de acordo com as normas estabelecidas.
Parágrafo Único: Estágios realizados em outras instituições deverão ser analisados pela coordenação do curso, verificando a possibilidade de aproveitamento da carga horária.
Parágrafo 6° - Coordenador Local da Unidade Pedagógica (Polos):
1. Facilitar o Termo de Compromisso e Autorização de Estágio entre a escola ou demais Instituições locais e a UBC;
2. Analisar, preliminarmente, as condições da entidade receptora, se sugerida pelo discente, quanto às condições da legalidade e de aprendizado do estagiário;
3. Todos os documentos de autorização devem obrigatoriamente ser enviados via plataforma;
4. Em casos excepcionais, enviar através do malote/SEDEX o Termo de Compromisso, Carta de Apresentação e Ficha de Frequência (assinados e carimbados), para a UBC /EAD aos cuidados da Orientação de Estágio;
5. Analisar e conferir as cópias dos documentos comprobatórios referente ao aproveitamento de carga horária prática de estágio (comprovação de experiência docente) comparando-as com os originais, datadas e assinadas e enviar para a UBC EAD aos cuidados da Orientação de Estágio.
Parágrafo 7° - Coordenação do Curso de Pedagogia EAD/UBC:
1. Gerar o processo de solicitação de aproveitamento de carga horária na fé virtual disponibilizada para esse fim; 
2. Receber documentações comprobatórias de carga horária enviadas pelos Coordenadores Locais;
3. Entregar o relatório do processo de solicitação com a documentação, à Orientação de Estágio, protocolando-a;
4. Receber da Orientação de Estágio o parecer final da solicitação com os documentos comprobatórios e finalizar o processo na ferramenta virtual, publicando o resultado;
CAPÍTULO VII
DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 15 - Nenhum estagiário poderá comprovar a realização do estágio prático sem o Termo de Compromisso/ Autorização padrão com a UBC.
Art. 16 - Em caso de rescisão do Termo de Compromisso/Autorização de Estágio por parte da escola e demais Instituições locais; cabe ao discente, junto ao Coordenador Local, providenciar outros contatos para dar continuidade ao seu estágio.
Art.17 - O estagiário, desde a celebração do Compromisso até o seu término, é o único responsável pelas suas atitudes pessoais ou danos materiais que causar na instituição/campo de estágio.
Art. 18 - Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Coordenação do Curso, ouvindo a Orientação de Estágio e o Colegiado do Curso.
Art. 19 - A modificação neste Regulamento somente ocorrerá a partir de análise da Diretoria da UBC/EAD, ouvidos a Orientação de Estágio, Coordenador de Curso e o Colegiado do Curso.
Art. 20 - Este Regulamento entra em vigor na data de sua publicação, revogada as disposições anteriores.
Mogi das Cruzes, Equipe Pedagógica.
Coordenadora do Curso de Pedagogia
Orientadora do Estágio Supervisionado
APRESENTAÇÃO DOS ANEXOS
ANEXO A - Carta de Apresentação
 Ao iniciar o seu estágio deverá escolher uma escola do nível correspondente e verificar a disponibilidade desta em recebê-lo (a) como estagiário (a), deverá imprimir duas vias (uma para escola e outra para o Portfólio), entregará a carta de apresentação como ponto inicial do seu estágio.
Este formulário só terá validade se constar o carimbo da instituição e assinatura e carimbo do representante legal da instituição, não poderá haver rasuras.
ANEXO B – Termo de Compromisso
 Juntamente com a Carta de Apresentação deverá entregar a escola o Termo de Compromisso, deverá imprimir duas vias (uma para escola e outra para o Portfólio) o Termo de Compromisso será o documento que comprovará a autorização da escola para a realização do seu estágio na instituição.
Este formulário só terá validade se constar o carimbo da instituição e assinatura e carimbo do representante legal da instituição, não poderá haver rasuras.
ANEXO C – Ficha de Frequência
 Este formulário constitui-se em documento obrigatório de controle de frequência das atividades realizadas na instituição/campo de estágio, a fim de registrar e comprovar a carga horária parcial e total das referidas atividades. Dessa forma, o estudante deverá preencher todos os campos.
Este formulário só terá validade se constar o carimbo da instituição e assinatura e carimbo do representante legal da instituição, não poderá haver rasuras.
ANEXO D – Relatório de Observação do estágio
	 Deverá elaborar um relatório com o números de laudas já páginas pré-determinadas para cada modalidade de ensino, em cada etapa de estágio desenvolvida descreverá as suas observações e vivencias como estagiário (a), como exemplo: condução da aula, preparo da aula, interação dos alunos, relação professor-aluno, etc., os relatórios devem ser bem detalhados e realizados individualmente.
ANEXO E – Formulário de Avaliação do Estagiário.
 Essa ficha deverá ser preenchida pelo diretor ou coordenador pedagógico da instituição em que o estágio for cumprido, onde será realizada a avaliação do seu desempenho como estagiário (a). Essa avaliação também fará parte dos critérios analisados pela universidade para nota final do estágio.
ANEXO F – Organização da escola
Anexo G- Aproveitamento da Carga Horária de Estágio Supervisionado
Critérios e processos de aproveitamento de carga horária para os alunos que exercem atividade docente regular na área de formação.
Anexo H- Espaço- não-escolares
ANEXO I- Protocolo de Entrega de Documentação de Estágio
Esse protocolo será utilizado para comprovação de entrega de documentos no polo.
�
ANEXO A
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
ÁREA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA – EAD
CARTA DE APRESENTAÇÃO DO ALUNO
À
Instituição: ___________________________________________________________________
Diretor (a).
 ___________________________________________________________________
Prezados Senhores, 
Vimos apresentar o (a) aluno (a) __________________________________ ________________________________________________RGM_______________, regularmente matriculado (a) nesta Instituição de Ensino Superior, no 5º semestre do Curso de Pedagogia - EAD, em que está cursando e realizando a orientação de Estágio Supervisionado.
 	Assim, solicitamos, autorização para que ele desenvolva o Estágio Supervisionado nesta unidade de ensino. Comprometemo-nos em dar o suporte necessário ao (a) nosso (a) aluno (a), buscando viabilizar o estágio curricular do (a) mesmo (a) nessa conceituada instituição, com carga horária total de 100 horas	cumpridos na Educação Infantil, o qual possibilitará a articulação entre teoria e prática, através de experiências concretas em atividades pertinentes a sua formação.
Atenciosamente,
Profª Ms Denise de Almeida
Orientadora de Estágio Supervisionado / RG: 30.683.943-X
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
ÁREA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA – EAD
TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – PEDAGOGIA/EAD
DAS PARTES							INSTITUIÇÃO DE ENSINO
	UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
	CNPJ 52.556.412/0003-78
	ENDEREÇO: Avenida Francisco Rodrigues Filho, 1233 – Mogilar – CEP 08773-380 – Mogi
das Cruzes - SP
	REPRESENTADA POR: PROFª Ms Denise de Almeida RG: 30.683.943-X	
UNIDADE CONCEDENTE – ESCOLA OU ORGANIZAÇÃO EDUCATIVA
	MUNICIPAL ( ) ESTADUAL ( ) FEDERAL ( ) PRIVADA ( ) ONG’s ( )
	RAZÃO SOCIAL: (U.E.) 
	ENDEREÇO:
	TELEFONE: ( ) EMAIL:
	CNPJ:
	INSCRIÇÃO ESTADUAL ( ) MUNICIPAL ( )
	REPRESENTADA: 
	CARGO:
IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO
	NOME:
	RG:
	RGM: 
	SEMESTRE:
	POLO:
	TELEFONE:
	EMAIL:
	ÁREA DO ESTÁGIO: EI (100 h) ( ) EF (100 h) ( ) ED. INCLUSIVA (25 h) ( ) EJA (25 h) ( ) GESTÃO (25 h) ( ). ESPAÇO NÃO ESCOLARES (25) ( )
	INÍCIO: ____/____/_____
	TÉRMINO: ___/____/____
DO ESTÁGIO: O Estágio Curricular visa proporcionar vivência de experiências no processo de ensino/aprendizagem e complementação da formação do professor, constituindo-se em um instrumento de integração Universidade/Escola, sob a forma de aprendizagem e de saberes práticos para o aperfeiçoamento técnico-científico, cultural e de relacionamento humano.
DA LEGISLAÇÃO VIGENTE: CNE / CP2 de 19 de fevereiro de 2002; Parecer CNE / CP n°. 5 de 2005; Resolução 1 de 15 de maio de 2006 e Lei n°. 11788 de 25 de setembro de 2008.
DAS RESPONSABILIDADES:
DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO: 
l. Verificar os dados, vida escolar do aluno e apontar a oportunidade para o cumprimento do Estágio Supervisionado. Indicar as condições de adequação do estágio à proposta pedagógica do curso, à etapa e às modalidades da formação escolar do estudante, ao horário e ao calendário escolar. 
II. Orientar o aluno quanto aos procedimentos pedagógicos, administrativos, éticos e morais no cumprimento das atividades de estágio. 
III. Avaliar as condições de oferta de estágio da Instituição/Organização concedente e sua adequação à formação cultural e profissional do educando. 
IV. Exigir a apresentação de relatórios de resultados das atividades de estágio, conforme periodicidade indicada pelo orientador. 
V. Receber e avaliar os relatórios/documentos relacionados ao Estágio Supervisionado, de acordo com normas e regulamento próprio.
DA CONCEDENTE:
l. Ofertar instalações que tenham condições de proporcionar ao educando atividades de aprendizagem social, profissional e cultural. 
II. Realizar, acompanhar e manter os registros administrativos referentes ao cumprimento das atividades de Estágio Supervisionado. 
III. Comunicar fatos que interfiram no bom andamento do Estágio Supervisionado, cometido por qualquer uma das partes deste Termo de Compromisso.
DO ALUNO: O estagiário obriga-se a: 
l. Cumprir as normas e regulamentos da Unidade Concedente, especialmente as que resguardam o sigilo e a veiculação de informações a que tenha acesso em decorrência do estágio. 
II. Ser pontual e assíduo no decorrer das atividades. 
III. Manter bom relacionamento com a Instituição/Organização, professores e demais estagiários. 
IV. Planejar e registrar as atividades de estágio na forma e padrões estabelecidos.
CONDIÇÕES GERAIS: 
l. O desligamento do estagiário ocorrerá, automaticamente, ao término do estágio ou durante sua realização nos seguintes casos: a. A pedido do estagiário; b. Pela interrupção do curso na Instituição de Ensino Superior; c. Pelo não cumprimento, sem motivo justificado, da duração estipulada para o estágio. 
II. Os documentos e relatórios referentes ao Estágio Supervisionado deverão integrar o portfólio a ser entregue ao final do Curso, ficando aos cuidados da Universidade Braz Cubas para fins documentais. 
III. O estágio é obrigatório ao acadêmico, conforme prevê matriz curricular, entretanto, é facultativa a concessão deste benefício pela Unidade Escolar. E por estarem assim certos e ajustados, firmam o presente convênio em duas vias de igual teor e forma.
O presente Termo de Compromisso tem por finalidade particularizar a relação jurídica existente entre o (a) ESTAGIÁRIO (A) e a INSTITUIÇÃO/CAMPO DE ESTÁGIO, caracterizando a inexistência de vínculo empregatício de qualquer natureza, podendo o presente instrumento ser a qualquer tempo, interrompido, rescindindo ou renovado por tempo indeterminado, desde que haja comunicado por escrito.
Local e data
_______________________________
Nome e assinatura do estagiário
RG: _______________________
Interveniente – Curso de Pedagogia UBC EAD					Concedente	
_______________________________________				_______________________________
Profª Ms Denise de Almeida 				 Nome e assinatura
RG: 30.683.943-X												RG: _______________________
Orientadora de Estágio UBC/EAD								Cargo:_____________________
																Carimbo da Instituição e do Diretor
	
				
�
�
	
 
Educação a Distância
 
	ESTÁGIO SUPERVISIONADO
CONTROLE DE FREQUÊNCIA 
	
Carimbo da Escola e do Diretor
	 
Curso: Pedagogia
	Semestre
 5° Semestre 100 horas Educação Infantil (50h Creche/ 50h Pré-escola)
	( ) EF ( X ) EI ( ) EIN
( ) GE ( ) EJA ( ) E.N.E ( )
	
	Estagiário (a)
	 
	RGM
	
	Instituição
	
	Data
	N° de horas
	Descrição Sumária das Atividades
	Visto do Responsável (Professor)
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
�
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Total Geral:
	
Assinatura e Carimbo do Diretor.
ANEXO C
�
ANEXO D
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
TÍTULO (FUNDAMENTAL I)
Este relatório deve ser feito para cada modalidade de estágio realizado, utilizar no máximo três laudas para cada um (vide Modelo disponibilizado na plataforma em Conteúdos e Atividades/ Fichas e formulários/ modelo de Portfólio.)
Utilizar fonte Arial 12, espaçamento entre linhas 1,5.
Observações que podem ser explanada nesse relatório.
Rotina da sala.
Preparo da aula
Didática da docente 
Iteração com alunos 
Nível de aprendizados dos alunos
Relatar sobre material que a escola utiliza se trabalhar com a apostila.
Como o trabalho de gestão da escola atua em relação à prática docente.
O nosso objetivo e que nesse relatório você não descreva apenas a rotina de forma automática, mas realize uma descrição crítica de estágio observado, pontuando observações que retratem apropriação de novos conhecimentos e conceitos em relação à prática docente. 
ANEXO E
�
 �
	
Educação a Distância
	FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO
	Curso
	
	POLO
 
	Estagiário (a)
	 
	Instituição
	 
	ASPECTOS OBSERVADOS
	Ótimo
	Bom
	Regular
	Insuficiente
	1. Assiduidade
	 
	 
	 
	 
	2. Pontualidade
	 
	 
	 
	 
	3. Postura e apresentação pessoal
	 
	 
	 
	 
	4. Responsabilidade no desempenho das atividades
	 
	 
	 
	 
	5. Capacidade de expressão oral
	 
	 
	 
	 
	6. Facilidade no relacionamento com pessoas
	 
	 
	 
	 
	7. Iniciativa e entusiasmo nas atividades
	 
	 
	 
	 
	8. Segurança no desempenho das atividades
	 
	 
	 
	 
	9. Capacidade de cooperação
	 
	 
	 
	 
	10. Postura ética adequada à formação
	 
	 
	 
	 
	OBSERVAÇÕES
	 
	
	 Observação: Esse formulário só terá validade se constar o carimbo da Instituição e assinatura do diretor da escola
	Data ___/___/___
	Nome do Diretor
	 
Assinatura e carimbo
	
______________________, de _____________ de ________
�
ANEXO F
ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA 
Subsídios para 50 horas da análise de observação da escola em termos de gestão escolar, análise dos diferentes documentos, tais como: Plano Gestor, Regimento Escolar, Proposta Pedagógica e Projeto Pedagógico.
Atualmente as unidades escolares denominam-se Escolas Estaduais (EE) acrescidas do nome ou patronímico.
Em algumas prefeituras recebem o nome de EMEFE ou EMEIS.
Vocês deverão
participar ou ler textos que as façam compreender o funcionamento global da Escola.
As informações abaixo tem o objetivo de esclarecer algumas denominações.
Atividades de cunho coletivo e participativo:
	Colegiado/
Instituição Escolar
	Descrição
	Conselho de Escola
	Colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos referentes à gestão pedagógica, administrativa e financeira da escola. É formado por representantes de pais, alunos, professores e funcionários.
	Conselho de Classe/
Série
	Colegiado responsável pelo processo coletivo de avaliação do ensino e da aprendizagem. É formado por todos os professores da classe/série e alunos de cada classe.
	Associação de Pais e
Mestres
	Instituição escolar que auxilia o processo educacional por meio da integração família–escola–comunidade. É formada por representantes dos pais, professores e alunos.
	Grêmio Estudantil
	É uma instituição escolar que reúne os estudantes de uma escola para que se organizem na defesa de seus interesses e na promoção de atividades educativas, recreativas e culturais.
	Outros
	Outras instituições que venham a ser criadas pela escola, como:
associação de mães, associação de ex-aluno etc.
Processo de Avaliação – disciplina o acompanhamento e a verificação do desempenho escolar do aluno ou do trabalho desenvolvido pela escola, em relação aos objetivos estabelecidos. Contempla, dessa forma, os processos de avaliação do ensino e da aprendizagem e de avaliação institucional, ocorrendo de forma interna e externa.
As formas de avaliação serão definidas pela escola, no caso de avaliação interna e promovidas por órgãos de Administração, quando se tratar de avaliação externa.
	Núcleos
	Composição
	Função
	Direção
	Diretor
Vice-Diretor
	Centro executivo do planejamento, organização, coordenação, avaliação e integração das atividades da unidade escolar.
	Técnico-Pedagógico
	Professor – Coordenador
Supervisor de estágio
	Apoio técnico aos docentes e discentes.
	Administrativo
	Secretário de Escola
Oficial de Escola
Assistente de Adm.
Escolar
	Apoio administrativo ao processo educacional e à direção da escola.
	Operacional
	Inspetor de Alunos
Servente
Vigia
Zelador
	Apoio ao conjunto de ações complementares (limpeza, vigilância, manutenção, conservação, disciplina etc.)
da escola.
	Corpo Docente
	Professor
	Desenvolvimento das atividades relacionadas ao processo de ensino/aprendizagem dos alunos.
Itens que podem ser analisados por vocês:
Corpo Discente – alunos da escola aos quais é garantido o livre acesso às informações necessárias à sua educação, ao seu desenvolvimento como pessoa, ao seu preparo para o exercício de cidadania e à sua qualificação para o mundo do trabalho.
Sistema Educacional: A escola não é uma instituição isolada; ao mesmo tempo em que é uma unidade, com características específicas, ela deve orientar-se pelas diretrizes e normas do sistema de ensino ao qual pertence.
Normas Regimentais Básicas
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei Federal n° 9.394, de 20/12/96) exigiu a atualização das normas que regulamentam a organização e o funcionamento das escolas na Rede Estadual de Ensino.
Regimento Escolar: As diretrizes, normas e orientações que partem dos órgãos centrais têm como objetivo fornecer as condições para que a escola possa se organizar e tomar suas próprias decisões com base na sua realidade.
Gestão democrática: tem por finalidade possibilitar à escola maior grau de autonomia e responsabilidade coletiva, na prestação dos serviços educacionais.
Plano Gestor: é um documento elaborado por todos os componentes da escola: corpo administrativo, corpo docente, discente, pais e comunidade. Você deverá analisá-lo com muito cuidado, verificando se os objetivos propostos realmente emanam da Filosofia traçada pela escola. Esse documento pertence a toda comunidade escolar e deve estar disponível para todos.
ANEXO G
CRITÉRIOS PARA APROVEITAMENTO DE CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Segundo o Parecer de 19 de fevereiro de 2002, expressa que: 
Parágrafo único. Os alunos que exerçam atividade docente regular na Educação Básica poderão ter redução da carga horária do estágio curricular supervisionado até o máximo de 50% das 300 horas. 
O aproveitamento será de até 50% no Estágio Supervisionado específico da sua área, especificamente nas atividades destinadas à realização de trabalhos práticos na instituição/campo de estágio. 
Por exemplo: Professor de Educação Infantil poderá ter a redução de 50 horas, devendo realizar mais 50 horas de Educação Infantil, 100 horas no E. Fundamental, 25 h. na EJA e, 25 na Inclusão, 25 horas de Gestão e 25 em Espaços não Escolares (estágio opcional).
Em nenhuma hipótese, o aluno será liberado das Orientações de Estágio Supervisionado.
Poderá solicitar aproveitamento de carga horária, o aluno que esteja exercendo atividade docente regular na área de formação, de acordo com os campos de atuação preconizados pelo Projeto Pedagógico de cada curso, ou que tenha exercido atividade docente regular em sua área de formação considerando um ano letivo de experiência do aluno, a partir da data de ingresso no curso.
Alunos vindos de outras instituições que tenham estágios supervisionados deverão apresentar documentos comprobatórios para análise da coordenação do curso.
Para solicitar aproveitamento de carga horária: 
1. O aluno poderá solicitar o aproveitamento de carga horária prática de estágio no período divulgado pela Coordenadoria de Estágio Supervisionado. 
2. Caberá ao Coordenador Local o envio imediato da documentação comprobatória para análise na UBC EAD.
3. O deferimento ou indeferimento do processo será publicado antes de iniciar as atividades práticas nas instituições/campo de estágio.
4. Deverá também entregar ao Coordenador Local os seguintes documentos comprobatórios a fim de serem enviados para análise na UBC EAD:
Declaração (ões), da escola, carimbada(s) e assinada(s), em papel timbrado, constando o CNPJ, com a informação da disciplina e série em que leciona/lecionou, explicitando o tempo de serviço. (Período em que o aluno deve estar matriculado no curso)
Plano de curso e/ou Projeto Pedagógico, que comprove a atividade efetivamente pedagógica desenvolvida em Escola de Educação Infantil e Educação fundamental do 1.º ao 5.º ano.
5. Caberá à Orientadora de Estágio analisar a documentação comprobatória e avaliar a pertinência da solicitação, emitindo o parecer final, a ser publicado na ferramenta virtual para esse fim, no prazo pré-estabelecido.
�
ANEXO H
�
ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
Voltado para uma formação de forma integral, atendendo uma sociedade que se transforma muito rapidamente, os estágios fora dos ambientes escolares se faz necessário.
Hoje o educador não só promove a aprendizagem em seus alunos, mas ele próprio deve vivenciar novas experiências e caminhar para novas descobertas de suas habilidades e competências fora da abrangência escolar. 
A lei n◦ 9.394 de 20 de dezembro de 1996, LDB, lei de diretrizes de bases da educação nacional, assim nos diz com relação à formação do profissional da educação:
 “[…] gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação”.
Focado na formação docente este estágio pode ocorrer em ONGs, área hospitalar, empresas, associações, sindicatos.
O estágio
em espaços não escolares é opcional, se realizar a carga horária orientada, poderá abonar 25 horas em Gestão Escolar, realizando somente 25 horas.
Deverá seguir o mesmo modelo de demais estágios, carta, termo, ficha de frequência, e relatório de observação.
ANEXO I (Você deverá imprimir 2 vias, uma para deixar no Polo e a outra para guardar como comprovante de entrega do portfólio).
 
�
�
CURSO DE PEDAGOGIA – EAD
PROTOCOLO DE ENTREGA 
DE DOCUMENTAÇÃO DE ESTÁGIO
Protocolo N.º:___________________
Declaro que recebi os seguintes documentos:
___________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Os documentos foram postados na plataforma ( ) sim ( ) não.
Na falta da postagem o aluno deve realizar o procedimento mesmo com atraso.
________________________________________
Carimbo e Assinatura do responsável pelo Polo
�
INFORMAÇÕES GERAIS
nome do autor/ RGM
(Arial 12, espaçamento entre linhas 1,5, letra maiúscula)
9 espaços
estágio supervisionado de pedagogia A
 Educação Infantil 
10 espaços
EAD UBC
Polo em que o aluno estuda
Ano de entrega
Segue a Lista de quais documentos devem ser postados no Ava na disciplina de estágio.
Capa 
Introdução 
Carta de apresentação
Termo de compromisso
Ficha de frequência
Relatórios de observação das etapas realizadas.
Formulário de avaliação do estagiário.
Deve realizar essa postagem em um único documento, material separado haverá decréscimo na nota.
Seguir orientações no tutorial de envio de material na Ava, dentro da disciplina de estágio.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES.
Todo material elaborado deverá ser postado no ambiente virtual AVA em data previamente estabelecida pela coordenação do curso.
A correção acontece por meio da postagem do material dentro do semestre solicitado, ele será analisado e a nota será lançada na disciplina.
Não haverá possibilidade de reenvio fora do prazo se o aluno não apresentar documentos legais que autorize nova data de envio
Alunos que não postarem dentro do prazo na plataforma estará reprovado deverá solicitar novamente a disciplina em forma de DP.
 
INÍCIO E DESENVOLVIMENTO DO SEU ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
Uma vez decidido o local do Estágio Curricular Supervisionado, o estagiário deverá seguir os seguintes procedimentos:
1. Imprimir a Carta de Apresentação e o termo de apresentação que se encontra na Plataforma assinada por mim, logo basta imprimir 2 vias e levar para a diretora da escola protocolar, uma via permanecerá na escola para fins de arquivo e a outra via deverá ser entregue em seu portfólio de estágio 
2. Esses documentos deverão ser assinados e carimbados pelo Diretor ou vice-diretor caso ele esteja substituindo o titular.
3. O aluno deverá preencher corretamente e sem rasura a sua Ficha de Estágio. O professor assinará as aulas assistidas e, no final, o Diretor da Escola deverá assinar e carimbar.
4. Todas as fichas sem as devidas assinaturas serão invalidadas.
5. O relatório do estágio deverá conter suas reflexões sobre as ações pedagógicas realizadas oportunizará a relação entre a teoria e a prática.
�
INFORMAÇÕES GERAIS
Em data previamente definida pela plataforma o aluno deverá postar as fichas obrigatórias e o relatório do estágio (seguindo modelo disponível na plataforma)
Suas fichas deverão estar carimbadas e assinadas pelo diretor.
Não poderá haver rasuras nas fichas de frequência.
As datas deverão vir numa ordem cronológica.
Entregar os documentos a responsável do polo a qual lhe dará o protocolo de entrega de documentação de estágio, deverão ser entregue no polo (carta, termo, ficha de frequência, avaliação do estagiário e documentos de aproveitamento quando houver).
A entrega desses documentos no polo deve ser em plástico transparente A4, grampeado, deixando a carta de apresentação na frente para afins de identificação. 
A entrega em plataforma não desabona a entrega no polo.
O relatório de observação do estágio é item que receberemos somente via plataforma, sem o envio do relatório não será possível avaliar o estágio. (vide modelo disponibilizado no Ava em Conteúdos e atividades/ fichas e Formulários modelo de portfólio).
Profª Ms Denise de Almeida
RELATÓRIOS E ORGANIZAÇÃO DO PORTFÓLIO
O objetivo do relatório é o de registrar as reflexões do aluno sobre o acompanhamento das ações pedagógicas durante a realização do Estágio Supervisionado, proporcionando ao aluno/estagiário a oportunidade de relacionar os aspectos teórico-práticos.
A linguagem dos relatórios deve caracterizar-se pela objetividade, clareza, coerência e coesão, observando o emprego correto da nossa língua.
A entrega do Portfólio deverá ocorrer no final da última etapa que ocorre no 7º semestre e atender o prazo estipulado pela Coordenação do Curso de Pedagogia e da Orientadora do Estágio.
Deverá encaminhar os documentos via plataforma, sem essa postagem on-line o aluno fica em dependência, devendo solicitar novamente a disciplina em forma de dependência.
Em data previamente estabelecida entregar as fichas obrigatórias no polo (carta , termo, ficha de frequência e avaliação do estagiário)
A comprovação de fraude, cópia ou plágios na redação dos relatórios, implicará a invalidação sumária da carga horária referente a tais atividades, sem direito a revisão ou recurso.
Caso não haja a postagem e a entrega dos documentos o aluno estará em dependência.
 	Os casos omissos serão analisados pelo colegiado do Curso de Pedagogia.
Ao entregar o Portfólio o aluno deverá receber o protocolo de entrega no seu polo.
Mogi das Cruzes, 2017.
Orientação do Estágio Supervisionado Pedagogia EAD/UBC
Coordenação do Curso de Pedagogia.
Denise de Almeida
RG:30.683.943-x
� BRASIL. CNE/CP Parecer n° 09/2001 estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores. Brasília. Despacho do Ministro em 17/1/2002, publicado no Diário Oficial da União de 18/1/2002, Seção 1, p. 31.
� PAGE \* MERGEFORMAT �31�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais