Buscar

apol Psicologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Considere a seguinte citação:
“O sistema de classes constitui uma hierarquia, podendo-se considerá-lo, como já sugerido inicialmente, uma forma histórico-social de estratificação, distinta de outros tipos de estruturação societária (estamentos e castas) ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DA SILVA, Graciette Borges. Critérios de estratificação social. Revista de saúde pública. v. 15, n. 1, p. 38-45, 1981. p. 39.
De acordo com os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
Escravidão
Casta
Estamentos
Classes
(   ) Corresponde ao período do capitalismo.
(   ) Pode ser relacionado com o feudalismo europeu.
(   ) O extrato superior é composto por indivíduos proprietários de outros, sendo estes últimos aqueles que compõem a força de trabalho.
(   ) É relativo à pureza étnica.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 2 - 4
	
	B
	3 – 1 – 4 - 2
	
	C
	4 – 2 – 1 – 3
	
	D
	2 – 4 – 3 – 1
	
	E
	4 – 3 – 1 – 2
Questão 2/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Leia o seguinte extrato de texto:
“Desde o fim do século XVIII, a natureza feminina era associada gradativamente aos órgãos reprodutivos. Essa associação referendava o discurso médico e de autoridades acerca das limitações dos papéis das mulheres”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Tonia et al. Naturalização e medicalização do corpo feminino: o controle social por meio da reprodução. Interface: Comunicação, saúde, educação. v. 10, n. 20, p. 363-380, 2006. p. 368 
A mulher sempre teve seu lugar no mundo marcado pela maternidade e pela reprodução. As mudanças nessa área significaram também uma mudança no lugar da mulher na sociedade. Sendo assim, analise as assertivas a seguir. Qual das assertivas trata da relação entre o avanço tecnológico no campo da reprodução e contracepção e a questão de gênero?  Assinale a alternativa correta, usando como referência o conteúdo do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia:
	
	A
	As tecnologias de contracepção tiraram o poder da mulher de comandar
 seu próprio corpo.
	
	B
	As tecnologias de reprodução contribuíram para a submissão das 
mulheres aos homens.
	
	C
	Mesmo com as tecnologias, a atividade sexual ainda é insubstituível, 
ao menos para a reprodução.
	
	D
	As técnicas contraceptivas deram à mulher a opção da gravidez, 
ao passo que as técnicas reprodutivas possibilitaram a gravidez sem 
o intercurso sexual.
	
	E
	As técnicas para evitar e para ter filhos diminuíram o papel da mulher 
na sociedade.
Questão 3/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Considere a citação a seguir:
“Na última década, a pobreza no Brasil declinou sensivelmente. Mais de 28 milhões de brasileiros suplantaram a ‘linha de pobreza’. O contingente de pobres caiu de 36% para 22% da população total”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FAGNANI, Eduardo. Notas sobre o desenvolvimento social recente no Brasil. In: Texto para discussão. v. 198, 2011. p. 2
A diminuição do número de pobres pode indicar mobilidade social. E, mesmo que esse número tivesse aumentado, ainda assim poderíamos falar em mobilidade social. Levando em consideração os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, sobre os fatores coletivos de mobilidade social, é correto afirmar:
	
	A
	Fatores coletivos de mobilidade social estão ligados à ascensão de pessoas ou grupos, 
por conta de mudanças estruturais na economia, como a industrialização.
	
	B
	Fatores coletivos de mobilidade social são explicados pelo esforço individual de todos
 os membros de um grupo.
	
	C
	Fatores coletivos de mobilidade social promovem o declínio coletivo da situação 
econômica
 de um determinado grupo, mas não sua ascensão.
	
	D
	Fatores coletivos de mobilidade social não explicam a mudança de extrato social.
	
	E
	Fatores coletivos de mobilidade social dependem da vontade dos indivíduos 
em progredir.
	
	
	
	
	
Questão 4/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Leia o fragmento de texto a seguir: LETRA 
“Aos 72 anos de idade, o Marechal Lima da Silva via realizado seu desejo [...]: ingressava nos círculos mais próximos ao rei. Sabia, porém, que sua tarefa não estava encerrada. Para sedimentar sua nova posição, era preciso também reposicionar socialmente a família”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Adriana Barreto de. A metamorfose de um militar em nobre: trajetória, estratégia e ascensão social no Rio de Janeiro joanino. In: Tempo. v. 12, n. 24, p. 54-73, 2008. p. 71-72.
O fragmento de texto trata de um movimento de ascensão social facilitada pela proximidade de alguém com status político e de poder, no caso, o rei.  Levando em consideração os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, como é denominada a mudança que ocorre de um estrato social para outro? Analise as opções a seguir e assinale a alternativa correta:  
	
	A
	Estratificação social.
	
	B
	Mobilidade social.
	
	C
	Desclassamento.
	
	D
	Ascenção social.
	
	E
	Mudança social.
Questão 5/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Leia o seguinte extrato de texto:
“Nos Estados Unidos da América, a ação afirmativa surgiu após a Segunda Guerra Mundial no bojo do Welfare State, cuja orientação privilegiava a atuação do Estado enquanto interventor na organização socioeconômica da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DA SIVA MARTINS, Sergio. Ação afirmativa e desigualdade racial no Brasil. Estudos feministas, v. 4, n. 1, p. 202, 1996. p. 203.
Tomando como referência os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre as políticas afirmativas nos Estados Unidos, analise as assertivas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I.  ( ) A política de cotas foram criadas (mas não implementadas) no período da independência norte-americana, graças à influência liberal em sua constituição.
II. (  ) Nos Estados Unidos, a política de cotas teve início a partir de reivindicações da comunidade negra.
III.(  ) A conquista de ações afirmativas para os negros resultou na reivindicação de medidas iguais para as mulheres.
IV. (  ) As políticas afirmativas nos Estados Unidos foram influenciadas por medidas semelhantes àquelas adotadas nos países que se descolonizavam na Ásia e na África. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – V
	
	B
	V – F – F – F
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V– F – F – V
	
	E
	F – V – F – F
LIBRAS
Questão 1/5 - Libras
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“A perda auditiva é avaliada por sua intensidade em cada um dos ouvidos em função de diversas frequências. A intensidade do som é medida em decibéis (dB). A escala em que se expressam tais diferenças é logarítmica e, por isso, os diferentes intervalos não são homogêneos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CEZAR, Coll; MARCHESI, Alvaro; PALACIOS, Jesús e colaboradores. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 174. 
Conforme os conteúdos do texto-base Educação Infantil - Saberes e Práticas da Inclusão: Dificuldades de comunicação e sinalização – surdez, o indivíduo com surdez
pode apresentar diferentes graus de perda auditiva. Assim sendo, relacione o grau de perda auditiva com a respectiva interferência que ocorre no processo de aquisição da linguagem.
1. Pessoa com surdez leve.
2. Pessoa com surdez moderada.
3. Pessoa com surdez severa.
4. Pessoa com surdez profunda.
(  ) Perda auditiva entre 40 e 70 decibéis. A pessoa tem dificuldade na percepção da palavra. É frequente o atraso de linguagem. Dificuldade de discriminação auditiva em ambientes ruidosos.
(   ) Perda auditiva entre 79 e 90 decibéis. Identifica alguns ruídos familiares e tons de voz forte. A compreensão verbal vai depender, em grande parte, de sua aptidão para utilizar a percepção visual e para observar o contexto das situações.
(  ) Perda auditiva de até 40 decibéis. Em geral, a pessoa é considerada desatenta, solicitando com frequência que repitam o que foi dito. Essa perda não impede a aquisição normal da língua oral.
(  ) Perda auditiva superior a 90 decibéis. Perda que priva da percepção e identificação da voz humana. Muitas vezes não adquire a fala como instrumento de comunicação pois não possui modelo para distinguir suas emissões.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	4 – 3 – 2 – 1
	
	B
	1 – 2 – 3 – 4
	
	C
	1 – 2 – 4 – 3
	
	D
	3 – 2 – 1 – 4
	
	E
	2 – 3 – 1 – 4
Questão 2/5 - Libras
Leia a seguinte afirmação:
“A partir dos anos 80, no Brasil, os estudos referentes à surdez e à língua de sinais vêm adquirindo um espaço bastante significativo, especialmente, no contexto escolar, reafirmando o papel desta língua no processo de desenvolvimento linguístico, cognitivo e social do surdo, bem como da aprendizagem da escrita da língua oral, como segunda língua”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PERLIN, Gladis; QUADROS, Ronice Muller de (Org.). Estudos Surdos I. Rio de Janeiro: Gralha Azul, 2006. p. 285.
De acordo com os conteúdos do texto-base Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagógica, as políticas linguísticas preconizam o acesso à produção cultural produzida aos surdos. Sobre essa temática, é correto afirmar que:
	
	A
	No processo de alfabetização dos surdos, dois acessos são considerados os mais
 importantes: vídeos e a língua portuguesa. Desde cedo é necessário que os surdos
 dominem os dois sistemas de fala e escrita para estarem inseridos na multiculturalidade.
	
	B
	Todas as crianças surdas, logo ao nascerem, já possuem acesso aos processos 
e produtos que determinados grupos de surdos geram em relação ao teatro,
 ao brinquedo, à poesia visual (Cultura Surda).
	
	C
	Para melhor se efetivar o processo de alfabetização de surdos, deve-se iniciar 
o ensino-aprendizagem pela língua portuguesa oral para, depois, utilizar-se da 
língua de sinais. 
	
	D
	A família não se responsabiliza no que tange ao ensino dos filhos surdos. Então,
 não há necessidade de se envolver na busca para seus direitos linguísticos serem 
respeitados.
	
	E
	O processo de alfabetização de surdos tem duas chaves preciosas para sua efetivação:
 o relato de histórias e a produção de literatura infantil em Libras.
	
	
	
	
	
Questão 3/5 - Libras
Leia o excerto de texto a seguir:
“O fato de as línguas de sinais mostrarem estrutura dual (isto é, unidades com significado (morfemas) e unidades sem significado (fonemas)), apesar de o conjunto de articulações ser complemente diferente daquele das línguas orais, atesta a abstração e a universalidade da estrutura fonológica nas línguas humanas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais Brasileira: Estudos linguísticos. Porto Alegre: Editora Artmed, 2004. p. 53.
De acordo com os conteúdos do texto-base Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagógica, tanto as línguas faladas quanto as línguas de sinais possuem segmentos que as constituem. Na Libras (Língua Brasileira de sinais), todos os sinais apresentam os seguintes segmentos em sua composição:
	
	A
	Segmentos sonoros, configuração da articulação e movimentos do pescoço.
	
	B
	Dupla articulação, configuração dupla de mãos e movimento de pescoço.
	
	C
	Fonemas e movimentos duplos.
	
	D
	Composição de sinais, movimento ocular e movimentos de cintura.
	
	E
	Configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação 
e expressões.
 
Questão 4/5 - Libras
Considere a seguinte citação:
“Infelizmente o povo surdo tem sido encarado em uma perspectiva exclusivamente fisiológica (déficit de audição), dentro de um discurso de normatização e de medicalização, cujas nomeações, como todas as outras, imprimem valores e convenções na forma como o outro é significado e representado. Cabe ressaltar, por outro lado, que não é apenas a escolha acertada de um termo que elimina os preconceitos sociais. Os preconceitos podem estar disfarçados até mesmo nos discursos que dizem assumir a diferença e a diversidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GESSER, Audrei. Libras? Que Língua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 46. 
Conforme os conteúdos do texto-base Educação Infantil - Saberes e Práticas da Inclusão: Dificuldades de comunicação e sinalização – surdez, atualmente os termos deficiente auditivo e surdo são utilizados de maneiras distintas. Relacione cada um destes temas aos seus respectivos usos:
1. Surdo.
2. Deficiente auditivo (D.A.).
(  ) Termo usado para se referir aos indivíduos que percebem o mundo por meio das experiências visuais.
(  ) Termo usado para se referir aos indivíduos que optam por utilizar a língua de sinais.
(  ) Termo usado para se referir aos indivíduos que não têm impedimento mais complexo para adquirir a língua oral.
( ) Termo usado para se referir aos indivíduos que têm dificuldades na discriminação auditiva das palavras em ambientes ruidosos.
(  ) Termo usado para se referir aos indivíduos que valorizam e participam da cultura e comunidade surda.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 1 – 2 – 1
	
	B
	2 – 2 – 1 – 1 – 2
	
	C
	1 – 1 – 2 – 2 – 1
	
	D
	1 – 1 – 2 – 2 – 2
	
	E
	1 – 2 – 2 – 2 – 1
Questão 5/5 - Libras
Considere a seguinte passagem de texto:
“No Brasil, a Libras (Língua Brasileira de Sinais) é considerada a primeira língua dos surdos dos centros urbanos. Por causa de sua condição audiológica, os surdos brasileiros apresentam o Português (escrito e/ou oral) como se aprende uma língua. O surdo, portanto, é considerado um sujeito bilíngue”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Aline. The book is not on the table: O desenvolvimento da escrita de surdos em Língua Inglesa (LE). In. QUADROS, Ronice Muller de; STUMPF, Marianne Rossi (Org.). Estudos Surdos IV (Série Pesquisas). Rio de Janeiro: Arara Azul, p. 206-241, 2009. p. 208.
De acordo com os conteúdos do texto-base Educação Infantil - Saberes e Práticas da Inclusão: Dificuldades de comunicação e sinalização – surdez sobre a importância do aprendizado de uma língua e, especificamente, no caso das crianças surdas, da língua de sinais, é possível afirmar que:
I. O aprendizado da língua de sinais pelo surdo é de fundamental importância na formação da consciência. A língua permite atividades conscientes do homem como: ser capaz de duplicar o mundo perceptível, de assegurar o processo de abstração e generalização e de ser veículo de transmissão de informação.
II. Para a criança surda, a aquisição da língua de sinais não ocorre de maneira totalmente espontânea como para as crianças ouvintes, pois ela não está exposta diariamente à língua de sinais, sendo, na maioria das vezes, adquirida de maneira fragmentada.
III. A criança
surda precisa ser exposta à língua oral desde pequena, pois, assim, ela poderá aprender mais rapidamente a falar e a se expressar em português.
IV. A língua de sinais para o surdo não é apenas uma forma de comunicação, mas tem função reguladora do pensamento.
V. Os pais têm papel fundamental no aprendizado de uma língua pela criança. Estes não são professores, mas são facilitadores que auxiliam os filhos a absorverem a cultura e fazerem uso ativo da sua curiosidade.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II, IV e V, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, III, IV e V, apenas.
	
	C
	Afirmativas II, III, IV e V, apenas.
	
	D
	Afirmativas I, II, III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
Questão 1/5 - Organização Pedagógica em Espaços não Escolares
Leia o fragmento do texto a seguir: 
“Desenvolvimento sustentável é o modelo que prevê a integração entre economia, sociedade e meio ambiente. Em outras palavras, é a noção de que o crescimento econômico deve levar em consideração a inclusão social e a proteção ambiental.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:<http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20/desenvolvimento-sustentavel.html > Acesso em 11 abr. 2017.   
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Espaços Educativos: um olhar pedagógico, o desenvolvimento sustentável é participativo e envolve cinco dimensões que, mesmo se apresentando de forma independente, formam o sistema social. Leia as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta, de forma correta, essas cinco dimensões:
	
	A
	Social, política, ambiental, relacional e territorial.
	
	B
	Intelectual, política, relacional, cultural e ambiental.
	
	C
	Intelectual, espiritual, espacial, regional e política.
	
	D
	Social, econômica, ambiental, cultural e espacial.
	
	E
	Social, política, relacional, ambiental e intelectual.
Questão 2/5 - Organização Pedagógica em Espaços não Escolares
Considere a seguinte passagem: 
“Os membros da Comissão compreenderam que seria indispensável, para enfrentar os desafios do próximo século, assinalar novos objetivos à educação e, portanto, mudar a ideia que se tem da sua utilidade. Uma nova concepção ampliada de educação devia fazer com que todos pudessem descobrir, reanimar e fortalecer o seu potencial criativo [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez, 2003, p. 90. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Espaços Educativos: um olhar pedagógico, é que recomendável que a educação, segundo o relatório publicado por Jacques Delors (2006) seja sustentada por quatro pilares. O “aprender a conhecer” e “aprender a fazer” são   dois desses pilares. Sendo assim, relacione, corretamente, esses dois pilares às suas características: 
Aprender a conhecer
Aprender a fazer
 
(  ) Conhecimento produzido pela humanidade é patrimônio de todos.
(  ) Ensinar o educando a levar seus conhecimentos à prática.
(  ) Modelo produtivo e necessidade constante de competências para o mercado de trabalho.
(  ) Processo contínuo e permanente por toda a vida de cada cidadão.
	
	A
	1 – 2 – 1 - 2
	
	B
	2 – 1 – 2 - 1
	
	C
	2 – 2 – 1 - 1
	
	D
	1 – 1 – 2 - 2
	
	E
	1 – 2 – 2 - 1
Questão 3/5 - Organização Pedagógica em Espaços não Escolares
Leia o fragmento a seguir: 
“Não há dúvida de que cada ser humano é criado por outros que existam antes dele. Ele cresce e vive como parte de uma associação de pessoas, de um todo social – seja este qual for [...], e onde se localize, no passado, no presente ou futuro.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1994, p. 19. 
Considerando os conteúdos abordados no livro-base Espaços Educativos: um olhar pedagógico sobre o processo de conhecimento, analise as assertivas a seguir:
I. O conhecimento socialmente produzido pela humanidade é repassado para todos por meio dos sistemas de ensino.
II. Os sistemas de ensino contam com o apoio de outros sistemas educacionais para complementar esse processo.
III. A educação é o meio pelo qual ocorre a articulação entre os indivíduos em rede.
IV. A escola segue os princípios da modernidade que reconhece a necessidade da manutenção dos grupos sociais economicamente privilegiados.
São corretas as assertivas:
	
	A
	I, II e III, apenas.
	
	B
	I, III e IV, apenas.
	
	C
	II, III e IV, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, IV, apenas.
Questão 4/5 - Organização Pedagógica em Espaços não Escolares
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se indefinidamente. É, antes, necessário estar à altura de aproveitar e explorar, do começo ao fim da vida, todas as ocasiões de atualizar aprofundar e enriquecer estes primeiros conhecimentos, e de se adaptar a um mundo de mudanças. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez, 2003, p. 89. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Espaços Educativos: um olhar pedagógico, o relatório publicado por Jacques Delors (2006) recomenda que a educação seja sustentada por quatro pilares. Sendo assim, relacione, corretamente, os pilares às suas características: 
Aprender a conviver
Aprender a ser 
(  ) A vida dos cidadãos deve ser vista como bem maior e, portanto, deve ser respeitada.
(  ) Formação autônoma e coerente com o  seu próprio projeto de vida.
(  ) Desenvolver a criatividade e imaginação e, consequentemente, desenvolver-se como cidadão.
(  ) Conhecer o outro e a sua cultura e o respeito à diversidade.
	
	A
	1 – 2 – 1 - 2
	
	B
	2 – 1 – 2 - 1
	
	C
	2 – 2 – 1 - 1
	
	D
	1 – 1 – 2 - 2
	
	E
	1 – 2 – 2 - 1
Questão 5/5 - Organização Pedagógica em Espaços não Escolares
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Com a Globalização, ampliaram-se as facilidades de comunicação e, consequentemente, a transmissão dos valores culturais. Assim, observa-se que as diferentes culturas e os diferentes costumes podem se interagir sem a necessidade de uma integração territorial.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: < http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/cultura-globalizacao.htm> Acesso em 12 abr. 2017. 
Para compreender a cidade como local de oportunidades educativas, é preciso entender o conceito de local. Tomando como referência o conteúdo do livro-base Espaços Educativos: um olhar pedagógico sobre esse tema, analise as assertivas a seguir:
I. O local refere-se a uma dada localidade, região ou nação constituída em qualquer dos casos em subespaço, um subconjunto espacial.
II. Local é um termo utilizado para determinar uma região que apresenta relações culturais e que permitem relações e interações sociais.
III. Local e global são termos idênticos que remetem à ideia de recorte territorial expressa em termos políticos e econômicos.
IV. Do ponto de vista cartográfico, o local é uma fração de divisão de uma superfície.
São corretas as assertivas:
	
	A
	II, III e IV, apenas.
	
	B
	I, III e IV, apenas.
	
	C
	I, II, e IV, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, IV, apenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando