Buscar

oralidade e letramento 2 (2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Oralidade e Letramento
Oralidade e escrita são práticas sociais com características próprias, ambas permitem a construção de textos coesos e coerentes, bem como a elaboração de raciocínios abstratos e exposições formais e informais, variações estilísticas, e assim por diante.
Os termos fala e escrita passam a ser usados para designar formas e atividades comunicativas, não se restringindo ao plano do código. A seguir, a distinção entre as relações oralidade e letramento e fala e escrita.
Oralidade: é uma prática social interativa para fins comunicativos que se apresenta sob variadas formas ou gêneros textuais fundamentados na realidade sonora.
Letramento: envolve as mais diversas práticas de escrita na sociedade e pode ir desde uma apropriação mínima ou profunda.
Fala: forma de produção textual discursiva para fins comunicativos na modalidade oral. 
Escrita: é um modo de produção textual-discursiva para fins comunicativos com certas especificidades materiais e por sua constituição gráfica.
 Com efeito, a tradição entre os linguistas é procurar as semelhanças entre as modalidades fala e escrita que compõem a língua. Porém também são muitas as diferenças. Essas diferenças se tornam claras através das perspectivas: 
 Perspectiva estrita
Essa perspectiva, na sua forma rigorosa e restritiva, tal como vista pelos gramáticos, deu origem ao prescritivismo de uma única norma tida como norma culta padrão.
 Perspectiva culturalista 
É uma tendência onde a natureza das práticas orais versus escrita são analisadas sobre o ângulo cognitivo, antropólogo e social. A escrita é considerada pelos seus representantes, um avanço na capacidade cognitiva do indivíduo.
A perspectiva variacionista
É uma tendência a qual a língua é observada com rigor metodológico. Não se fazem distinções dicotômicas ou caracterizações estanques. Observam-se variedades linguísticas distintas, sendo todas submetidas a algum tipo de norma.
A perspectiva sociointeracionista
 Fala e escrita apresentam: dialogicidade, usos estratégicos, funções interacionais, envolvimento, negociação, situacionalidade, coerência, dinamicidade.
 Aspectos relevantes para a observação da relação fala e escrita
Assim como a fala não apresenta propriedades negativas, a escrita as têm superiores. Ao compará-las deve-se considerar que esta relação não é homogênea e nem constante, as duas possuem variantes.
Bibliografia
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Oralidade e letramento In: Da fala para escrita: atividade de reetextualização. -9.Ed.- São Paulo: Corteez, 2008. Cap. I, p. 1-40.
O que é Letramento, Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=K8RHXK0eTQQ >. Acesso em 24 de outubro de 2017 às 16h30.
Homenagem ao professor, Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Mt722Ai5SUw >. Acesso em 22 de outubro de 2017 às 15h20.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais