Buscar

Análise da série "Divergente"

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Trabalho de Cultural Studies
Objeto de estudo: Serie Divergente 	Comment by Gabriela da Silva Santana: Livros, filmes ou ambos? Eu já assisti os dois filmes ;)	Comment by Gabriela da Silva Santana: 
*Como as teorias ajudam a entender este objeto? 
A maioria das teorias está na série, principalmente no que se trata da cultura materialista. Entretanto, não pode ser tratada como uma forte crítica à sociedade com a intenção de mudá-la, porque na verdade apenas reforça a hegemonia. A utopia é mais provocadora que a crítica em si, levando as pessoas a desejarem o mundo utópico (claro que somente a parte boa). Por isso o Cultural Studies se faz necessário, para tentar compreender a realidade que essa e outras obras revelam a nós. 
Os livros tem muito para ser uma obra com críticas fortes, o problema, talvez, seriam os leitores?
	DISTANT READING
	CLOSE READING
	Como a nossa sociedade recepciona o filme e porque ele está sendo feito como é feito
	Como o enredo apresenta críticas a sociedade atual, dizendo o que ela provavelmente vai se tornar.
5 principais pontos: Crítica materialista, Cultura materialista, Determinismo, Hegemonia, Indústria Cultural	Comment by Gabriela da Silva Santana: São a mesma coisa? Eu entendi como sendo diferentes.
Crítica materialista: cultura é o contexto; pensa cultura junto com a sociedade; olha o mundo e o critica.
O filme traz questionamentos atuais: qual será o futuro da humanidade em meio a tanto desenvolvimento tecnológico? Faremos guerra? E depois disso, como faremos para sobreviver e alcançar a paz? Como será a nossa sociedade no futuro? Quem governará? Como viveremos? Será que todo o avanço tecnológico trará um bem a humanidade?
O filme também aponta para situações ou teorias sobre o mundo atual, afinal é ele que resultará em guerra e outras coisas. Por exemplo, a questão de que cada um deve ter o seu lugar no mundo e cumprir com suas obrigações estabelecidas por quem você é para que tudo funcione em paz. Pensamos que o que está fora do sistema pode ser ruim, geralmente os chamamos de rebeldes ou deixamos a margem da sociedade. Não temos a solução, nem com toda a tecnologia, porque as tentativas de paz falharam. Outro ponto pode ser sobre o controle da liderança política, o esforço e a opressão exercidos por essa para permanecer no poder.
O espetáculo é a forma final do fetiche, a vida é um show!
Eles eram um experimento e extavam sendo observados o tempo todo. 
Cultura materialista: conjunto de significados e valores de uma determinada sociedade. Exprime-se tanto nas grandes obras como num modo de vida. 
A cultura materialista em Divergente se trata de pertencer a uma facção e cumprir seus serviços determinados pela facção para que tudo funcione bem. Já no filme Insurgente, eles valores estão comprometidos, os divergentes passam a ter mais destaque e terem valor, isto é, agora se torna mais importante ser um divergente do que ter a qualidade de apenas uma facção.
Coloca em questionamento quais os nossos valores hoje, que serão mais explorados em Convergente. Temos todos de ser divergentes ou concordamos com a visão do mundo em facções e um total controle da humanidade?
Toda nossa forma de agir é uma manifestação dos nossos valores, da nossa cultura.
Os divergentes agregam mais de um valor, ou os cinco valores que a sociedade possui.
Não há como você abordar a cultura, sem abordar o mundo em que se insere.
Esses filmes e livros só são possíveis hoje devido a nossa cultura altamente industrial, científica e tecnológica. Um mercado cada vez mais competidor em que empresas tentam criar celulares mais rápido e eficientes com novas tecnologias em menos tempo. Concomitantemente, vemos muitos desastres naturais, crises econômicas e políticas no mundo, surtos de doenças, o que nos leva a pensar em guerras, disseminação da raça humana (e até em zumbis, clones e alienígenas, por que não?)
Para fazer uma sociedade tem que se criar um consenso e a crítica cultural faz isso. Através da TRADIÇÃO ela reforça o que já existe, tendo um enorme sendo conservador (mantém a tradição).
Eles permanecem por 200 anos no regime de facções.
Não é algo tão inédito hoje. Só reforça a tradição do medo do desenvolvimento tecnológico, das guerras, dos futuros regimes políticos; ao mesmo tempo que há a utopia em viver em um mundo com carros voadores e supercomputadores.
Pra que> propagar valores, se beneficiar da tradição, instrumento de descoberta da realidade sócio histórica (que está coberto pela ideologia).
Sem os estudos culturais e as teorias para iluminar o estudo desse objeto, foca-se apenas na trama (ação e romance) e nos valores utópicos, permanecendo coberta a realidade sócio histórica. Ninguém, após ver esses filmes futuristas, tenta, reflete ou quer parar com os avanços tecnológicos, mesmo que estes signifiquem avanços da indústria de armas.
Conceito de sociedade de massa x visão elitista e abstrata de cultura: quem não se conhece, não se encaixa (excludente)
O que significa ser humano em um determinado momento histórico? 
É um dos grandes questionamentos hoje, principalmente na ficção científica, pois sempre retrata algo que vai contra a natureza humana (mais em questão de um humano matar o outro) ou até a tentativa de inibir a mesma como no caso de divergente. Pela série, o ser humano parece ser alguém capaz de tomar as próprias decisões e ter as cinco qualidades básicas para viver em sociedade.
A cultura é um modo de apaziguar a população e criar um consenso. Como modo de vida, ela desmotiva as pessoas a lutarem (eu aceito a minha facção)
O que mantém a cultura é a hegemonia. Em qualquer sociedade há um sistema central de práticas e valores que é dominante e efetivo (process of incorporation). Select tradiction: no passado e no presente são escolhidos certos significados e práticas que estão de acordo e ajudarão a compor a cultura dominante efetiva.
Ideologia = falsa consciência. Todo o seu conjunto de significados e valores reproduz-se na hegemonia. Muito da literatura é para reforçar a hegemonia.
O irmão da protagonista é sempre enganado e acaba acreditando mais no sistema.
Os estudos culturais buscam entender o mundo para modifica-lo.
Entender o que há “por trás” desses filmes futuristas. Mas as pessoas não parecem querer saber disso. Precisamos utilizar o que possuímos, através dos teóricos, para enxergar a produção cultural hoje de forma crítica e relacionada com a sociedade. Não colocar os livros e filmes como mero entretenimento ou criar uma “qualidade cultural” baseada em quanto vende no mercado.
Três impulsos que convivem: hegemônicos, emergentes e residuais. (Tanto no filme quanto na indústria de livros e filmes). Tudo que é emergente é residual.
Weber > taylorização: separar, compartimentar, especializar e dispersar. Deve ser combatida porque é uma falsa consciência, tira a percepção sistêmica.
Bem latente em Divergente, com a separação por facções. Eles pensam ter a percepção sistêmica de acordo com as funções das facções, mas ao se descobrir divergente, a protagonista passa a entender o sistema melhor.
Indústria cultural (Adorno e Horkheimer): relação entre produção simbólica e produção material; cultura dita das massas (usada para criar massas); progresso x regresso, civilização x barbárie. Segredo de tostines.
A produção simbólica é...
Cultura para criar massas no próprio enredo. Além disso, esses filmes são voltados para jovens adultos, que tipo de massa estão tentando criar?
Progresso x regresso: discussão que se sustém por toda a série.
Os filmes de ficção científica + ação + romance, estão em alta hoje. Então, mesmo que um filme ou livro tenha uma crítica por trás, a venda dos valores utópicos é mais alta. No livro, os leitores se interessam mais pela forma narrativa, ou pela trama em si, colocando mais em evidencia se a personagem morre no final do que todas as questões levantadas sobre a sociedade e a nossa forma de ver o mundo. No filme, as cenas de ação e do extravagante avanço cientifico
e tecnológico chamam muito mais a atenção e as críticas não aparecem evidentes, talvez nas falas dos personagens ou pela trama em si, mas tudo pode parecer muito natural.
Neste caso a indústria cultural sustenta a hegemonia, ou seja, ela mantém o mundo como ele está. Ninguém pretende formar uma rebelião ou mudar o mundo após ler os livros ou ver os filmes. 
Cultura é onde você habita.
Cultura adquiriu um sentido antropológico: um estilo de viver (que sempre acreditamos ser o dos outros)
Cultura é a concretização de significados e valores de uma determinada sociedade.
Muitas vezes a cultura mapeia a realidade de forma falsa.
Natureza, a única coisa que não é cultura (é descartado?)
Antes a história era o background da arte. Agora a história é a estrutura do interno, e a arte passa a ser uma crítica em que se revela a sociedade]realidade.
Determinação: a base determina a estrutura. “Os homens fazem a sua própria história, mas não em condições de sua própria escolha”. A base impõe limites e exerce pressões (estamos em uma fase histórica em que o dinamismo das relações de forças não é evidente). 
Política das identidades > você escolhe o que quer ser. (sqñ!!)
O texto expressa o contexto e o contexto é expressado no texto (tecnologia e ciência).
Hegemonia: as coisas não são naturais, elas são estruturadas nas relações; “nós devemos nomear o sistema”; “as coisas precisam mudar para permanecerem as mesmas”, o sistema se mantém com o que pensamos; decide o que é importante.
Int. Cultural: Hegemonia x utopia > arte: vomita hegemonia (a vida linda e previsível) e coloca utopia (imaginação de um subjuntivo) 
Contradição, dinamismo e processo > nunca houve um sistema que dominasse completamente.
“The way we see culture is the mirror of the way we see the world”. Que tipo de visão do mundo está implícita em minha cultura e vice-versa?
World System Theory > conseguir uma descrição que explique o funcionamento do mundo. (é o que os filmes de ficção científica estão tentando fazer?)
Precisa acontece algo na história para que o ponto de vista mude.
Senso comum só dá pra existir em uma sociedade em comum.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais