Buscar

Portifólio Reportagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REVOLUÇÃO DA PÍLULA ANTICONCEPCIONAL 
	Como a pílula anticoncepcional mudou o mundo em que vivemos hoje
Nome – Carolina Braga Paulito RU - 1560327
João Monlevade
 
A pílula anticoncepcional veio revolucionar a construção familiar. Antigamente as famílias eram compostas por muitos filhos, algumas chegavam até doze ou mais. Não havia um planejamento família. Por um lado os filhos ajudavam os pais desde cedo nos trabalhos domésticos ou no campo. Devido ao numero grande de filhos, nem sempre era possível dar boa condição de vida a todos, as crianças estudavam poucos anos, o suficiente para aprenderem a ler e escrever. Concluir o ensino médio era realidade de poucos. 
	A anticoncepção tem uma história milenar. Antigamente eram passados segredos de mães para filhos, receitas caseiras que eram capazes de evitar filhos. Os principais ingredientes eram as ervas e raízes. A história da pílula começa nos anos 50 nos Estados Unidos. A feminista Margaret Sanger e a milionária Katherine McCormick se uniram para inventar uma pílula contra a gravidez que fosse fácil de usar, eficiente e acessível. O cientista Gregory Pincus aceitou o desafio. Porém tinha que trabalhar às escondidas, pois ainda havia tabus contra os métodos contraceptivos e este assunto estava oficialmente proibido nos Estados Unido. Para conseguir desenvolver a pílula ele alegou estar desenvolvendo remédio para aliviar os sintomas da menstruação e encerrou seu trabalho cinco anos depois de iniciar as pesquisas. No dia 18 de agosto de 1960 lançou o novo produto no mercado norte-americano: o Enovid-10. 
A modernização dos métodos anticoncepcionais teve o poder de transformar tanto a saúde como o dia a dia da população feminina, veio trazer para nós mulheres maior independência, em vários âmbitos, financeiro, profissional, social e pessoal. Antigamente as mulheres não trabalhavam fora de casa, pois tinham a responsabilidade de cuidar e educar os filhos. Ainda trazemos em nosso dia a dia um pouco dessa cultura, a mulher tem uma responsabilidade maior com os cuidados com os filhos. A mulher ficou mais dona do seu próprio corpo. Além disso, os métodos com hormônios permitiram que nos livrássemos de alguns dos desconfortos causados pela menstruação, problemas com endometriose, cisto de ovário, que causa hemorragias, o controle da acne ou cólicas que nos impedem de trabalhar.
Esse método contraceptivo foi um grande marco para a sociedade, pois, uma gravidez indesejada trás complicações para qualquer idade. Em especial na adolescência, os impactos são maiores e mais traumáticos. Quando descobrem que estão grávidas, muitas jovens interrompem os estudos, afetando as oportunidades econômicas e sociais tanto delas como de seus filhos. Sem contar que, uma adolescente corre muito mais risco de ter complicações no parto do que uma mulher  adulta. A mulher hoje tem chances de evitar uma gravidez inesperada e ainda tem a possibilidade de planejar carreira e estudos antes da maternidade.
Referência bibliográfica:

Outros materiais