Buscar

Modelo Ação Cautelar de Sustação de Protesto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE PARANAVAÍ, ESTADO DO PARANÁ
MÁRCIO GOMES, brasileiro, casado, agricultor, inscrito no CPF/MF 120.120.450-67 e portador da C.I. RG. n.º 2.764.856-8 SSP-PR, e-mail: marciogomes42@hotmail.com, residente e domiciliado na rua Amazonas, n.º 37, bairro Jardim Morumbi, nesta cidade de Paranavaí -PR, neste ato representado por seu procurador, ao final firmado, procuração anexa (doc. 01), com escritório profissional na Rodovia BR 376, KM 106,1, e-mail amaral.advog@hotmail.com, nesta cidade e comarca de Paranavaí, PR, onde recebe intimações e/ou notificações, comparece respeitosamente, perante Vossa Excelência, com fundamento no artigo 300 e seguintes do Código de Processo Civil, bem como as demais determinações legais aplicáveis à espécie, para propor a presente
MEDIDA CAUTELAR DE SUSTAÇÃO DE PROTESTO COM PEDIDO DE LIMINAR, em face de
AUTO PEÇAS BERLOQUE LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ: 07.040.210/0001-38, com sede na rua Rua Manoel Ribas, 2012 – centro, em Paranavaí-Pr., email: berloque@berloque.com.br, pelos seguintes motivos de fato e de direito:
I – DOS FATOS
O Autor recebeu, em data de 14/03/2017, notificação de uma indicação para protesto, por falta de pagamento e aceite, de uma duplicata mercantil n.º 300/1, vencida aos 10.03.2017, no valor de R$ 12.350,00 (doze mil, trezentos e cinquenta reais), referente à uma compra e venda de peças automotivas, negócio que nunca fez, sendo que quem apontou referido título à protesto foi a ré.
II – DOS FUNDAMENTOS JURÍDICOS
Inicialmente, frise-se, não há aceite por parte o Autor, nem comprovante de entrega de mercadoria, revelando que entre as partes não há qualquer relação jurídica que autorize a emissão do referido título.
A duplicata sacada contra o Autor não tem qualquer origem, sendo nula de pleno direito, servindo o protesto de meio coercitivo para exigir valores indevidos.
O protesto gera dano de difícil reparação, constituindo abuso e grave ameaça, abalando o prestígio creditício de que goza o Autor na Praça, uma vez que trata-se de empresa comercial conceituada em Paranavaí.
Assim, como medida preventiva da violência que se pretende perpetrar contra o Autor, buscando fundamento na legislação processual civil vigente, este Juízo tem legitimidade para conceder liminar determinando a SUSTAÇÃO DO PROTESTO distribuído, a fim de que o Autor não seja exposto a uma série de consequências prejudiciais, entre elas, a restrição do crédito na Praça.
Pretende, assim, o Autor, com a medida intentada, EVITAR seja lavrado o protesto do título cambial nulo de pleno direito, pois emitido sem qualquer origem legal, bem como obstaculizar hipotéticos efeitos da mora emergentes do ferido título, que poderá atingir não só o crédito como patrimônio do Autor, com consequências imprevisíveis, irreversíveis, de difícil e incerta reparação.
O relato dos fatos no presente pedido demonstra que o título em tela não tem curso legal, configurando, desta forma, a presença dos requisitos indispensáveis do "fummus boni juris" e do "periculun in mora" para deferir a medida cautelar pretendida, já que o protesto representa verdadeira restrição ao crédito.
Para os efeitos do artigo 308 do CPC, desde já, o Autor comunica que será ajuizada, oportunamente, medida ordinária buscando a declaração de nulidade do título sacado.
Caso Vossa Excelência entenda necessário, o Autor oferecerá caução, para a garantia do Juízo.
III– DO PEDIDO CAUTELAR - LIMINAR
Diante do exposto, requer seja concedida, "inaudita altera pars", LIMINARMENTE a SUSTAÇÃO DO PROTESTO e, se for exigido, a concessão de prazo de 05 (cinco) dias para a prestação de caução, para a garantia do juízo.
IV – DAS PROVAS
Protesta pela produção de todas as provas em direito admitidas e permitidas, em especial o depoimento pessoal do representante legal da Requerida, sob pena de confissão, oitiva de testemunhas, juntada de documentos, etc.
V – DOS PEDIDOS
Passando as coisas como se passam, entendendo estarem plenamente configurados os pressupostos legais que regulamentam a matéria em tela, requer, se digne, Vossa Excelência em:
A) deferir liminarmente, "inaudita altera pars", a SUSTAÇÃO DO PROTESTO, representado pela notificação que segue com a presente (doc. 02), mediante expedição de ofício ao Cartório de Protestos.
B) determinar a citação da requerida, na pessoa do seu representante legal, para, querendo, contestar os termos da presente ação, pena de revelia;
C) contestada ou não, seja a ação julgada procedente para o efeito de confirmar a liminar deferida, sustando definitivamente o protesto do título em tela, condenando a ré ao pagamento das custas e honorários advocatícios, na base de 20% sobre o valor da causa;
D) protesta pela produção de todas as provas em direito admitidas e permitidas, em especial o depoimento pessoal do representante legal da Requerida, sob pena de confissão, oitiva de testemunhas, juntada de documentos, etc.
Dá-se à causa, o valor R$ 12.350,00 (doze mil, trezentos e cinquenta reais).
Nestes termos, Pede deferimento.
Paranavaí, 15 de março de 2017
________________________
Advogado OAB/PR – 00.000

Outros materiais