Buscar

TRABALHO DE POEB ESCRITO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Políticas públicas na Educação Infantil.
Integrantes do grupo:
Suellen Barbosa RA:B776GA-0
Keren Maia RA: T6230G-9
Ana Carolina RA:D68EDG-0 
Liliani De Souza RA: D3147A-7
Cristiana Nascimento RA: D730BI-6
1º Semestre Pedagogia - Matutino 
Introdução 
O Objetivo deste trabalho é mencionar os aspectos das políticas públicas com relação à Educação Infantil no Brasil. Relatando os direitos das crianças de 0 á 6 anos, que estão sendo executados através de ações e movimentos sociais no Brasil nos últimos 20 anos, contendo também o desenvolvimento e reconhecimento adquirido do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) juntamente com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Sendo após muitos anos a Educação Infantil ter o reconhecimento como uma etapa de suma importância na vida da criança, como também seu direito por Lei.
1
Políticas Públicas 
As Políticas Públicas inicialmente foram aplicadas no Ensino Infantil na década de (1970) a (1980) no Brasil, com objetivo de amparo para crianças necessitadas, e pobres. As primeiras ideias da educação infantil se baseavam na concepção de criança enquanto ser que precisava ser cuidado. As mães precisavam trabalhar fora para complementar a renda da família e necessitavam de um local para deixar seus filhos.
 Sendo assim, a proteção integral às crianças foi assegurada, com absoluta prioridade, pela família, pela sociedade, e pelo poder público. A Lei afirma, portanto, o dever do Estado com a educação das crianças de 0 a 6 anos de idade. Como também a inclusão da creche da qual é parte mais específica a função de cuidar. Essa inclusão constituiu um ganho, sem precedentes, na história da Educação Infantil.
Porém o investimento do governo sempre foi mínimo e sempre sofreram uma sensível diminuição em função da criação da FUNDEF (Fundo de Manutenção e desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos profissionais da Educação).Cujo recursos são dados apenas para matriculados do ensino Fundamental, restando pouco para quem passou a ser reconhecido pela nova LDB (Lei de diretrizes e base), como a primeira etapa da educação básica nacional.
 2 
ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente.
As mudanças significativas, o chamado código de menores instituído em 1979, com o ECA as crianças passam a ser consideradas cidadãos, com direitos pessoais e sociais garantidos, fazendo com que o poder público implementar políticas públicas especialmente dirigidas a esse segmento.
O ECA estabelece a responsabilidade da sociedade e dos pais na atenção à criança e ao adolescente. E também regido pela Doutrina da proteção integral da criança e do adolescente criada pelas Nações Unidas, e não tem por foco principal se dirigir apenas para os abandonados, mas ser colocado em prática é o grand
e desafio da sociedade.
Sendo assim, as políticas públicas foram sempre consideradas benéficas à sociedade,portanto há uma grande precariedade no Governo, como uma grande falta de investimento em nossa educação, impossibilitando que haja um melhor desenvolvimento dos pequenos aprendizes. Todavia, há sim possibilidades de haver maiores desenvolvimentos para garantirmos no futuro cidadão capazes de construir um País justo e democrático. 
3
Aspectos relevantes:
- Art. 208, inciso IV “O dever do estado com a educação, será efetivado mediante a garantia de[...] atendimento em creches e pré-escolas as crianças de zero a seis anos de idade.
- Art. 205 A educação é direito de todos.
- Art. 206 enumera- se os princípios sob os quais o inciso deve ser ministrado e, como a LDB de 1996 vai afirmar a educação infantil como a primeira etapa da educação básica:
 I- Igualdade de condições para o acesso e permanência nas escolas.
 VII- garantia de padrão de qualidade.
4
Considerações Finais
 Com base neste trabalho, concluímos que a infância é algo que está em construção permanentemente. Ela nunca foi igual. Variou durante toda a história. Ela deixou de ser apenas dos cuidados maternos para ser objeto dos deveres públicos do governo.
 Durante muito tempo, a criança não foi considerada como um sujeito de direitos. Ela vivia à margem da família e da sociedade. Hoje, ela já é considerada como alguém que tem identidade própria,e também um cidadão de direitos, que foram constituídos aos longo dos anos, através das Políticas Públicas..
 
5
Bibliografias
Subsídios para reconhecimento e funcionamento da educação infantil. Brasília 1998 (Barreto Ângela Maria Rabelo). 
Scielo.com.br
Níveis de Moralidade na Constituição Federal e no LDB(Lei de Diretrizes e Bases da Educação)
Diário Oficial do Estado de São Paulo ( Direitos da Criança e do Adolescente)
6

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais