Buscar

Pesquisa em Serviço Social III Aula 05 Online

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 05 – Entrevistas
Introdução
Nesta aula, vamos falar sobre o uso das entrevistas no trabalho de campo, discutindo seus principais pontos fortes e fracos. Você irá conhecer os principais tipos de entrevista e alguns tópicos principais que seu uso envolve.
Premissa
Na última aula trabalhamos a construção e uso dos questionários. Nesta aula vamos falar da utilização de entrevistas na pesquisa em ciências sociais. 
Primeiramente vamos falar das entrevistas estruturadas, quando perguntas são fixadas de antemão e colocadas ao entrevistado em ordem fixa. Mas uma entrevista também pode ser feita de modo mais livre, com entrevistado e entrevistador conversando durante algum tempo não necessariamente pré-estabelecido e com a produção de uma gravação a ser estabelecida como texto para análise em momento posterior.
Finalidade e características
Não importa o quanto seja estruturada, a entrevista é um instrumento que exige mais do pesquisador ainda que possa seguir um protocolo semelhante àquele utilizado nos questionários (isto é, um conjunto de perguntas padronizado). 
Nas entrevistas, o entrevistado responde com suas próprias palavras às perguntas elaboradas enquanto nos questionários as respostas também estão determinadas e limitadas de antemão.
A entrevista é também uma forma de pesquisa mais personalizada que os questionários. Em parte por esse motivo, conta bem mais com a capacidade do entrevistador estabelecer uma relação adequada com o entrevistado. Somando a isso o caráter qualitativo do tratamento dos dados obtidos em entrevista, o recurso às entrevistas aumenta a responsabilidade do pesquisador, no sentido de seu cumprimento do rigor científico.
Objetivo
Como tenho dito em nossas aulas, ainda que a objetividade seja, pelo menos em certo sentido, um mito, assim como a neutralidade, não devemos tomar isso como motivo para achar que considerações metodológicas sejam “caretice”, coisa de positivistas fanáticos. 
Por isso, você precisará deixar claro porque o uso das entrevistas pode contribuir para sua pesquisa científica.
Lembre-se que o paradigma qualitativo lhe dá grande margem de manobra, desde o uso de questionários e entrevistas, até o método biográfico, estudo de caso, pesquisa ação, quando se estará a distância razoavelmente longa de qualquer positivismo em sentido estrito.
Como tenho dito em nossas aulas, ainda que a objetividade seja, pelo menos em certo sentido, um mito, assim como a neutralidade, não devemos tomar isso como motivo para achar que considerações metodológicas sejam “caretice”, coisa de positivistas fanáticos. Por isso, você precisará deixar claro porque o uso das entrevistas pode contribuir para sua pesquisa científica.
Você deve se preocupar em mostrar que seus achados são mais do que sabedoria de senso comum disfarçada por termos mais ou menos complicados. Faça valer o compromisso de abrir-se à discussão crítica de suas análises e conclusões. Mostre que está atento à delicadeza do uso de cada instrumento de coleta de dados que utilizou e do caminho que seguiu para propor algumas hipóteses e conclusões. Por outro lado, não deixe de utilizar a metodologia que lhe pareça mais interessante para estudar o seu tema.
Pontos importantes
Vejamos então alguns pontos que merecem atenção no uso das entrevistas, seja para otimizar seu uso, seja para evitar tendenciosidade na coleta que possa interferir na análise dos dados. 
Como disse acima, são considerações que se prestam mais às entrevistas estruturadas. Com as entrevistas abertas, a ênfase do trabalho científico recairá em outros pontos, especialmente no trabalho de interpretação dos “dados”.
• Nas entrevistas estruturadas, embora as perguntas sejam fixas, o entrevistado responde livremente. Apara melhor manejar com a massa de informação que receberá, o roteiro das entrevistas pode conter instruções específicas para o entrevistador que não são vistas pelo entrevistado e podem incluir espaço para que o entrevistador faça o registro de observações e comentários pessoais.
• Também ao contrário do que ocorre com questionários (mais ainda quando feitos a distância, como aqueles enviados por correio), com as entrevistas o entrevistador tem a oportunidade de esclarecer quaisquer tópicos sobre os quais o entrevistado manifeste dúvida e fazer perguntas não previstas inicialmente, mas que considere necessárias ou convenientes para o melhor esclarecimento dos pontos em questão.
As entrevistas disponibilizarão um material muito mais rico, embora também impreciso, ou pelo menos de mais difícil tratamento. Indiscutivelmente, entretanto, a riqueza do material fornecido em certas entrevistas permite igualmente uma análise bastante rica.
Desvantagens
Você terá que estabelecer um texto a partir do que foi gravado ou taquigrafado. Somente isso já dará bastante trabalho a você, mas restará ainda saber o que fazer com o que foi estabelecido, com as informações coletadas. Acerte bem no cronograma de seu trabalho o período para realizar as entrevistas e realizar, armazenar os dados e tratá-los.
As entrevistas têm também algumas “desvantagens”. Em primeiro lugar, elas consomem mais tempo não apenas em sua execução, mas também no tratamento dos dados - a riqueza das respostas é a vantagem e a desvantagem das entrevistas. 
 O entrevistador é considerado parte do instrumento de medida e deve “pró-ativamente” cuidar, seja para não dirigir as respostas, seja para justificar de que modo seu tratamento dos dados coletados na entrevista enfrenta o problema da tendenciosidade no uso deste instrumento.
Tipos de entrevista: individual
A forma mais típica de entrevista é pessoal e feita, frente à frente, com o entrevistado. 
Nesse caso você irá trabalhar diretamente com o sujeito respondente, gravando suas respostas. Essas entrevistas podem ser feitas na própria casa do respondente, em seu lugar de trabalho ou em lugares que façam parte da rotina de vida do entrevistado.
Você deverá sempre cuidar para que estímulos externos, o contexto enfim, não interfira nas respostas de modo inconveniente ou deverá incluir na sua metodologia de trabalho estas interferências.
Por exemplo, no caso de você entrevistar alguém em uma praça ou ambiente público em que o sujeito possa se distrair ou preocupar com elementos externos ao que lhe está sendo perguntado. Mas você também pode mostrar em seu trabalho como determinada pessoa ou pessoas, em dado ambiente – por exemplo, praça pública na presença de outras pessoas – respondeu às suas perguntas. Veja que você pode tirar conclusões interessantes das duas maneiras e o importante será deixar claro o caminho que seguiu para o seu leitor.
No caso de uma entrevista feita na casa do respondente, cuide para que ele não se sinta desconfortável com a sua presença, pelos mais variados motivos. Desde a exposição a um estranho de sua própria casa, até a preocupação com a percepção de familiares ou residentes com a realização da entrevista, suas respostas etc. 
 Você deverá utilizar neste momento talentos que não são em princípio facilmente ensináveis para criar um ambiente adequado para a realização da entrevista. Digo isso especialmente considerando que, em se tratando de uma monografia de graduação, talvez você esteja fazendo esse tipo de pesquisa e utilizando especificamente esse instrumento (entrevista) pela primeira vez.
Mas o bom ambiente criado para a realização da entrevista tem enorme importância para sua eficácia máxima e você terá que usar suas capacidades aprendidas dentro e fora da universidade para enfrentar essa experiência.
Tipos de entrevista: em grupo
Uma variante da entrevista pessoal é a entrevista em grupo. Com essa técnica, um pequeno grupo de respondentes (normalmente entre seis e dez) é entrevistado em um mesmo local. 
O entrevistador, nestes casos, é essencialmente um facilitador cuja tarefa é promover o debate e a circulação de ideias e garantir que cada pessoa tenha a oportunidade de responder. 
Esse tipo de atividade em grupo permite um exame diferente de tópicos, muitas
vezes complexos, na medida em que, ao ouvir as outras pessoas falando os participantes do grupo tendem a pensar e dizer coisas que antes não passaram por suas mentes, ficando também mais à vontade para falar. 
Claro que para isso você terá de ter cuidado na montagem do grupo de entrevistados.
Em uma entrevista em grupo uma das pessoas com personalidade dominante pode acabar sobressaindo indevidamente na discussão. Você deverá atuar então como alguém que faz a palavra circular, tentando impedir que ela seja monopolizada por uma ou duas pessoas. E quando algumas pessoas mostram-se relutantes em emitir sinceramente suas opiniões se colocadas no mesmo grupo em que estão seus companheiros e / ou superiores? Leia sobre isso aqui.
A entrevista pode perfeitamente cumprir um papel em pesquisa social registrando os modos como as pessoas de interesse para o estudo falam de determinado assunto, mas para essas falas sejam analisadas não como enunciados de verdades individuais, mas como representações que percorrem o tecido social e participam assim de uma rede de causalidade que é trans-individual.
Veremos isso na próxima aula quando falaremos mais detidamente do entrelaçamento de poder e discurso e da análise de representações sociais e análise do discurso.
Tipos de entrevista: por telefone
Um terceiro tipo de entrevista que você poderá utilizar é a entrevista por telefone. 
Com essa técnica, você poderá entrar em contato com potenciais sujeitos respondentes escolhidos randomicamente através de uma lista de telefones relacionada à população sob foco em sua pesquisa.
A vantagem óbvia dessa técnica é o alcance maior e menos trabalhoso que você poderá ter de sujeitos respondentes.
A desvantagem óbvia é que você terá muito menos controle sobre os aspectos contextuais que poderiam ser levados em conta quando ouvimos o que as pessoas estão dizendo diretamente.
Conforme dissemos nas primeiras aulas dessa disciplina, uma mesma frase dita em contextos diferentes pode ter um significado completamente diferente. Por exemplo, se uma esposa responde a você ao telefone na mesma sala em que está o seu marido, suas respostas podem ter um sentido completamente diferente do que teriam se ela estivesse falando na presença apenas de seus filhos. Leia algumas precauções que o entrevistador tem que seguir.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais