Buscar

Caio Prado Júnior

Prévia do material em texto

Introdução: 
Caio Prado Júnior veio ao mundo em São Paulo a 11 de fevereiro de 1907. Era político e historiador brasileiro, um dos maiores intelectuais brasileiros e que desenvolveu obras essenciais para a compreensão do processo de formação histórica do Brasil, além de se destacar como ativista político. 
Prado, teve formação escolar esmerada, orientado por professores particulares, como era comum entre as elites daquela época. Ingressou no colégio jesuíta São Luís (1918), na Avenida Paulista. Permaneceu até a conclusão de sua formação secundária, havendo apenas um interregno de um ano quando em razão de doença e um de seus irmãos, ele e sua família, passaram uma temporada na Inglaterra, onde freqüentou o Colégio Chelmsford Hall, em Eastbourn (1920).
Desde sua mocidade atuou com grande destaque na conjuntura política nacional; era contrário as idéias do Partido Republicano Paulista, que defendia os proprietários de fazenda cultivadores de café e dominadores do quadro político nacional desde o momento em que foi proclamada a República.
Em 1926 nasceu o Partido Democrático, para lutar contra as idéias do Partido Republicano Paulista, tornando-se Caio Prado Júnior um dos primeiros a se filiar e passar a defender ferrenhamente as idéias deste partido.
Desenvolvimento:
Principais obras:
* Evolução Política do Brasil (1933)
* URSS: Um novo mundo (1934)
* Formação do Brasil Contemporâneo (1942) – este livro é visto como sua principal obra.
* História Econômica do Brasil (1945)
* Dialética do Conhecimento (1952)
* Diretrizes para uma Política Econômica (1954)
* Esboço dos Fundamentos da Teoria Econômica (1957)
* Introdução à Lógica Dialética (1959)
* O Mundo do Socialismo (1962)
* A Revolução Brasileira (1966) – obra pela qual ganha o título de Intelectual do Ano, sendo condecorado com o prêmio Juca Pato.
* História e Desenvolvimento (1968)
* O Estruturalismo de Lévi-Strauss - O Marxismo de Louis Althusser (1971)
* A Questão Agrária no Brasil (1979)
* A Cidade de São Paulo (1983)
Conclusão: 
A obra de Caio Prado foi ousada e pioneira para a época em que foi construída. Ela ajudou a iluminar os estudos posteriores acerca de várias questões importantes sobre o contexto colonial e pós-colonial.
 À luz de um marxismo heterodoxo, discutiu várias questões que permearam o fim do período colonial, como a dependência do comércio interno, a aquisição de terras e a escravidão. Mesmo questionando a maneira como estes temas foram abordados, muitos autores consideram sua importância por ter tocado e dado muita relevância em pontos tão importantes para a compreensão da história do Brasil. 
Contudo, muitos pontos de sua abordagem são discutíveis pois muitos obscurecem pontos que podem apontar outros caminhos para a história brasileira. 
Tendo em vista tais considerações, sua contribuição veio a iluminar o estudo do processo de desenvolvimento do Brasil, sem elas teriam tardado vários tipos de abordagem na história. Sua obra tornou-se clássica, sendo um ponto de referência para o historiador que busca entender o Brasil.

Continue navegando