Buscar

ANATOMIA PALPATÓRIA AVALIANDO APRENDIZADO 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANATOMIA PALPATÓRIA 
		1.
		D. Josefa, 38 anos, é encaminhada para o consultório de Fisioterapia com quadro de bursite no ombro direito. O fisioterapeuta, ao avalia-la, investiga na palpação, os músculos da região anterior do braço:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Músculos Deltóide posterior, Infraespinhal, braquial e braquioradial
	
	
	Músculos Trapézio, Braquial, Coracobraquial e Infraespinhal
	
	
	Músculos Supraespinhal, Bíceps Braquial, Tríceps Braquial e Braquioradial
	
	
	Músculos Bíceps braquial, Braquioradial, braquial e deltóide anterior
	
	
	Músculos Bíceps braquial, Tríceps Braquial, Supinador e Pronador
	
	
		2.
		Antônio, 74 anos chegou no setor de fisioterapia apresentando muita tensão no peitoral maior. Na avaliação foi verificado anteriorização da cabeça do úmero, alteração no ritmo escapulo-umeral e fraqueza dos músculos do manguito rotador. Marque a alternativa que corresponde a palpação do peitoral maior.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Paciente em DD, ou sentado com o antebraço apoiado. Fisioterapeuta em pé, de frente para o paciente. O terapeuta posiciona um de seus dedos sobre o processo coracóide e os outros nas costelas de 3 a 5, no sentido das fibras do peitoral menor e requisita o movimento de depressão da escápula, com isto sentirá um aumento de tensão sob seus dedos.
	
	
	Paciente sentado ou em DD, com o braço flexionado a aproximadamente 90°. Fisioterapeuta de pé, de frente e ao lado do paciente, com uma das mãos sustentando o braço e impõe resistência ao movimento de adução horizontal.
	
	
	Paciente em decúbito dorsal, braço em abdução, terapeuta em pé, de frente para o braço do paciente. O terapeuta posicionará as polpas dos dedos abaixo da porção curta do bíceps braquial que se situa sob o peitoral maior. Com a outra mão irá resistir a flexão e a adução horizontal do braço.
	
	
	Paciente sentado com o antebraço apoiado na coxa, de costas para o terapeuta ou em DD. O terapeuta localiza a borda vertebral da escápula, a nível do ângulo da raiz da espinha da escápula, 2 dedos acima deste ponto. Esta palpação é a de seu ponto de inserção escapular.
	
	
	Paciente em pé ou sentado de costas para o terapeuta. Fisioterapeuta pede ao paciente para elevar os braços simultaneamente, atingindo aproximadamente 100° de abdução da articulação do ombro e de forma concomitante deve realizar um esforço de adução escapular, os cotovelos deverão estar flexionados.
	
	
		3.
		Ao realizarmos a palpação aproximadamente a um dedo transverso distalmente ao epicôndilo lateral do úmero com o cotovelo do paciente em extensão, estaremos realizando a palpação direta de qual estrutura óssea?
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Cabeça da ulna.
	
	
	Cabeça do rádio;
	
	
	Olécrano;
	
	
	Processo coronóide da ulna;
	
	
	Fossa do olécrano;
	
	
		4.
		A escápula é uma importante estrutura óssea do complexo ombro. Vários músculos dos MMSS e da coluna prendem-se nesta estrutura. Em um exame clínico do ombro de um paciente com queixas de dores, faz-se necessário uma anamnese e exame físico bem detalhistas para chegarmos a um diagnóstico cinético-funcional bem definido. Com isso podemos dizer que:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	c) O músculo chamado de elevador da escápula pode ser palpado tendo como referência bordo medial da escápula;
	
	
	a) ¿Paciente de pé e de costas para o examinador. O examinador solicita ao paciente uma abdução de braço com cotovelo flexionado acima de 90º aproximadamente e faz uma leve resistência. Com sua mão sensitiva, deverá palpar o músculo com seus dedos desde sua origem até próximo ao acrômio¿. Isso descreve a palpação do trapézio fibras médias;
	
	
	b) ¿Examinador de frente para a lateral do paciente. Com uma das mãos irá estabilizar o paciente em um dos ombros. Com a outra mão irá colocar o polegar ou indicador sobre o acrômio e deslizar imediatamente lateral na direção da cabeça do úmero, que através do músculo deltóide fará uma pressão a um dedo transversal abaixo em sentido látero-lateral¿. Uma estrutura com um aspecto de pequena bolsa sinovial pode ser palpada com essa técnica;
	
	
	e) ¿Paciente de pé e de costas para o examinador. O examinador posicionará uma de suas mãos no braço do paciente próximo a região axilar, e resistirá simultaneamente à extensão do braço e depressão da cintura escapular. Sua mão sensitiva estará posicionada um dedo medialmente ao ângulo inferior da escápula¿. Estamos diante da palpação do serrátil anterior, importante músculo do ritmo escápulo-umeral.
	
	
	d) ¿Examinador de frente para o paciente. Com o indicador, o examinador deverá seguir pela diáfise da clavícula até a extremidade lateral, onde haverá uma pequena eminência antes de chegar o acrômio¿. Isso descreve a palpação da articulação esterno-clavicular;
	
	
		5.
		A articulação do joelho é uma articulação sinovial do tipo condilar, biaxial (eixos para flexão/extensão e rotação medial/rotação lateral). As estruturas ósseas do joelho são facilmente palpáveis. O joelho é uma articulação composta, formada por três ossos e três articulações, envolvidas pela mesma cápsula articular. A elevação na face anterior e proximal da tíbial, local onde ocorre o apoio ósseo quando a pessoa ajoelha é chamada de:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	( ) Tuberosidade da tíbia
	
	
	( ) Ligamento patelar
	
	
	( ) Meniscos
	
	
	( ) Patela
	
	
	( ) Margem anterior da tíbia

Continue navegando