Buscar

micorprocessadors

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Processador Intel 8086	
O processador foi lançado no ano de 1979 com um microprocessador de 16bits, com barramento de dados de 16bits e escreve na memória ou nas portas de 16bits de uma só vez. O barramento de 20bits ou seja 8086 conseguia endereçar 1MiB (2*20) posições de memória e é ocupada por bytes. Sendo dividido e unidades distintas: a BIU (Bus Interface Unit) envia os endereços e lê instruções da memória e a envia, dados nas pastas de memória, a EU (Execution Unit) e a AU (Addresing Unit) elas dizem onde há e onde ir buscar.
Os registradores de dados são os: AX, BX, CX e DX. São todos de 16 bits, utilizados nas operações de aritmética e logica e também podem ser usados com registradores de 16 e 8 bits. O AX, utiliza como acumulador de operações aritméticas e logicas; Bx, usado como registrador base para referenciar posições de memória; CX, utilizado como operações interativas e respectivas para contar bits, bytes ou palavras podendo ser incrementada; DX, utilizado em operações de multiplicação para armazenamento parte de um produto de 32bits ou em divisão para armazenar o resto;
Registradores de segmentos são os CS, DS, SS e ES. São todos de 16bits, o endereçamento de 8086 é diferenciado para o código, dados e pilhas. Segmento é um bloco de memória de 64 Kbytes, endereçável e durante a execução de um programa 8086 a sempre quatro segmentos ativos que são o Segmento de código endereçado pelo CS; Segmento de dados endereçados por DS; Segmento de pilha endereçado por SS; Segmento extra endereçado por ES;
Registradores de apontador de instrução é o IP (Instruction pointer). Utilizado por um conjunto de CS para localizar a posição, dentro do segmento de código corrente da seguinte instrução a ser executada. Ele é automaticamente incrementado em uma função de numero de bytes da instrução executada.
Registradores de pilha e de índice são os SP, BP, SI e DI. Armazena os valores de deslocamento e de endereços cessando as regiões de memória muito utilizadas a pilha, bloco de dados, arrays e strings. São e podem ser utilizados nas operações logicas e aritméticas, possibilitando que os valores deslocados sejam resultados de computação anteriores. SP, apontador de pilha é utilizado em conjunto com SS, para acessar a área de pilha na memória; aponta para o topo da pilha; BP, apontador de base é o ponteiro que, em conjunto com SS, permite acesso de dados dentro do segmento de pilha; SI, índice fonte, usado como registrador índice em alguns modos de endereçamento indireto, em conjunto com DS; Dl, índice destino similar ao SI, atuando em conjunto com ES.

Continue navegando