Buscar

primeiros socorros relacionados a anafilaxia

Prévia do material em texto

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃOO DE ENFERMAGEM
ANDRESSA BUCHHORN, GEOVANA DEMINGOS, JÉSSICA AMARAL E NICOLE CIDADE
PRIMEIROS SOCORROS RELACIONADOS A ANAFILAXIA
Porto Alegre
2017
FACULDADE DE CIENCIAS DA SAÚDE
CUROS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
ANDRESSA BUCHHORN, GEOVANA DEMINGOS, JÉSSICA AMARAL E NICOLE CIDADE
PRIMEIROS SOCORROS RELACIONADOS A ANAFILAXIA
Ação Educativa na Disciplina de 
Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar,
do Curso de Enfermagem
Porto Alegre
2017
1. INTRODUÇÃO
 	 Realizado pelas acadêmicas de enfermagem da faculdade Uniritter Laureate International Universities. 
 	A motivação deste estudo surgiu pelo aumento de casos que atingem em maior quantidade crianças e adolescentes, ligados principalmente á alimentação, e estilo de vida que se leva nos dias atuais. 
 	Tendo em vista que os alimentos levam antioxidantes, flavorizantes, corantes, conservantes, espessantes, entre outros, são relacionados frequentemente com reações alérgicas, levando à anafilaxia e á asma. A alimentação industrializada que é induzida pelos pais para os filhos, pela sua praticidade na rotina diária da família moderna, é um forte fator que levou ao aumento desta patologia que antes não era tão comum. 
	A anafilaxia pode ocorrer por diversos fatores, sendo pela utilização de medicamentos, especialmente penicilina, analgésicos, anti-inflamatórios não estereoidais e antibióticos. Também por conta de picadas e ferroadas de insetos como abelhas, marimbondos, vespas ou formigas.
	 
1.1. Justificativa 
	Aplicando o método proposto pelo grupo, poderemos auxiliar na prevenção da anafilaxia e informá-los sobre diversas formar de alimentação que não prejudiquem tanto a saúde dos pacientes. Diminuindo consequentemente o nível de obesidade, melhorando a qualidade de vida em amplo aspecto de saúde para as famílias. 
2. REVISÃO DE LEITURA
	Para esta pesquisa, foram consultados os livros "Escola Segura: Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros", "MANUAL DE SUPORTE AVANÇADO DE VIDA EM ANAFILAXIA E ASMA", os artigos "REAÇÃO ANAFILÁTICA A MEDICAMENTOS INJETÁVEIS EM FARMÁCIAS DE MARINGÁ: AVALIAÇÃO SOBRE A FREQUÊNCIA, MANEJO E O CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS FARMACÊUTICOS", "QUAIS AS MEDIDAS IMEDIATAS NO CHOQUE ANAFILÁTICO?" e as matérias "O que fazer em caso de choque anafilático" e "Anafilaxia: o que fazer em casos graves de alergia?". Sendo uma reação alérgica aguda de hipersensibilidade, em poucos minutos desenvolve uma forte reação alérgica, podendo evoluir para um choque anafilático e posteriormente levando ao óbito se não tratado. Basicamente o que ocorre é uma reação exagerada de anticorpos, da classe IgE para determinados antígenos, que passam a ser chamados de alérgenos. Com ação vasoativa, edemas e espasmos brônquicos podem aparecer, levando à insuficiência respiratória. Com a liberação intensa de histamina ocorre o choque anafilático, para conter essa situação, é preciso administrar medicamentos vasoconstritores ou antagonistas farmacológicos (bloqueadores de receptores histamínicos). Ao decorrer desta pesquisa, foi avaliado a importância da agilidade dos primeiros socorros em casos de anafilaxia. Tendo em vista os métodos simples, é necessário chamar o devido socorro (ligar 192), e então durante a espera, é de extrema importância verificar se o indivíduo está consciente e respira adequadamente, em caso de desmaio ou parada respiratória, se houver familiares por perto, peça ao familiar para iniciar respiração boca-a-boca, ou eleva-se a cabeça do indivíduo, abrindo o máximo possível as vias aéreas, facilitando a passagem de ar. Caso o indivíduo ainda tiver movimentos respiratórios, deixar ele em posição confortável para respirar e elevar as pernas para facilitar a oxigenação sanguínea.
3. METODOLOGIA
	O público alvo dessa ação serão crianças, e os aspectos bons que esse trabalho traz é ensinar também as crianças medidas que podem salvar vidas de uma crise intensa de anafilaxia. Será montado uma apresentação teatral rápida explicando e demonstrando como se proceder frente a essa situação. Os recursos utilizados para esse momento serão os colegas, os quais irão fazer parte da nossa encenação, tentando levar conhecimento aos outros que podem um dia vir a encarar um momento de aflição como esse. Após tal feito ocorrido, é esperado que as demais pessoas tenham conhecimento de como se posicionar e solucionar problemas como esse, portanto, tentará ser abordado da forma mais didática possível esse tema, na esperança de ajudar o próximo os quais podem vir a passar por isso ou ver alguém passar por isso.
4. REFERÊNCIAS
	MORARES, Estelamares Silva dos Santos et al. Aprendendo a lidar com situações de emergência: treinamento de primeiros socorros para pais. Sínteses: Revista Eletrônica do SIMTEC, Campinas, SP, n. 6, p. 230-230, out. 2016. ISSN 2525-5398. Disponível em: <http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/simtec/article/view/8435>. Acesso em: 09 set. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8435.
BERND, Luiz et al. Reações de hipersensibilidade a medicamentos. Rev. bras. alerg. imunopatol. Ano de 2009. Disponível em: <http://www.sbai.org.br/revistas/Vol322/ART%202-09%20-%20GP%20-%20Rea%C3%A7%C3%B5es%20de%20Hipersensibilidade%20a%20Medicamentos%20-%20parte%20I.pdf>. Acesso em: 08 set. 2017.
FIGUEIREDO, Luiz. QUAIS AS MEDIDAS IMEDIATAS NO CHOQUE ANAFILÁTICO?. Rev. Assoc. Med. Bras. vol.47 no.4 São Paulo Oct./Dec. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302001000400014>. Acesso em: 09 set. 2017.
AUTOR DESCONHECIDO. O que fazer em caso de choque anafilático. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/primeiros-socorros-para-choque-anafilatico/>. Acesso em: 08 set. 2017.
SIMON, Hany. Anafilaxia: o que fazer em casos graves de alergia?. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2015/05/anafilaxia-o-que-fazer-em-casos-graves-de-alergia>. Acesso em: 10 de set. 2017.
GALLINARO, Aline. CAMPOS, Simone. REAÇÃO ANAFILÁTICA A MEDICAMENTOS INJETÁVEIS EM FARMÁCIAS DE MARINGÁ: AVALIAÇÃO SOBRE A FREQUÊNCIA, MANEJO E O CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS FARMACÊUTICOS. Vol.18,n.2,pp.33-37 (Abr - Jun 2014). Disponível em: <https://www.mastereditora.com.br/periodico/20140501_121555.pdf>. Acesso em: 08 set. 2017.
MINOZZO, Edson. ÁVILA, Ednaildes. Escola Segura: Prevenção de Acidentes e primeiros Socorros. Porto Alegre: Editora AGE, 2006.
CASTRO, Fábio. MANUAL DE SUPORTE AVANÇADO DE VIDA EM ANAFILAXIA E ASMA. 1ª edição. Editora Atheneu, 2014.

Continue navegando