Buscar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ORÇAMENTO

Prévia do material em texto

Disciplina: Contabilidade e Finanças 
CAPÍTULO 1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
a) O que são e para que servem as definições de negócio, missão e visão?
São conceitos fundamentais para a criação, organização e desenvolvimento de uma empresa, servem de guia para os comportamentos, atitudes e decisões de todas as pessoas envolvidas na busca dos seus objetivos. Sendo assim, negócio indica o âmbito e setor de atuação da organização, a missão é a declaração sobre o que a organização é, e a visão explica a posição que a organização quer alcançar no futuro.
b) Cite alguns valores que a organização pode desenvolver.
Eficiência, pro atividade, Valorização humana, preocupação com a satisfação do cliente, postura colaborativa, transparência, comprometimento, competência, honestidade, seriedade, qualidade na prestação de serviço, valorização dos colaboradores e sustentabilidade.
c) O que é planejamento?
Consiste na busca de antecipação de eventos e a consequente ação prévia e oportuna sobre eles. Essa busca consiste em análise de vários ambientes que possuem algum tipo de inter-relação com a organização, visando a criação de cenários adequados que propiciem a melhor tomada de decisão.
d) Quais são os níveis de planejamento. Descreva suas principais características.
Planejamento é classificado em três níveis:
Estratégico: é a visão do futuro da organização, que se estrutura na análise dos fatores ambientais externos, e nos fatores internos, estabelecendo assim os valores, visões e missão da organização. É caracterizado também por ser de longo prazo, de cinco a dez anos.
Tático:  resulta do maior detalhamento dos macros definições do estratégico. É o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas. É caracterizado também por ser de médio prazo, de um a cinco.
Operacional: é de onde saem as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas. Neste planejamento os envolvidos são aqueles que executam. Aqui, todos os níveis da organização estão envolvidos e cuidam do acompanhamento da rotina, garantindo que todas as tarefas e operações sejam executadas, de acordo com os procedimentos estabelecidos, preocupando-se em alcançar os resultados específicos. É caracterizado também por ser de curto prazo um período de 3 a 6 meses.
e) O que se faz e qual é o propósito da análise ambiental?
Corresponde a análise dos diversos fatores e forças do ambiente, às relações entre eles ao longo do tempo e seus efeitos ou potenciais efeitos sobre a empresa, sendo baseada nas percepções das áreas internas e externas, em que as decisões estratégicas da empresa deverão ser tomadas.
f) Caracterize, estratégias, ações e metas.
A estratégia pode ser definida como o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir os objetivos, postulados de forma a definir em que situação a organização se encontra, que tipo de organização se encontra, que tipo de organização ela é ou deseja ser. As metas é o que se espera de cada objetivo definido através da estratégia e as ações determina como vamos “fazer para” atingir os objetivos.
g) Como pode ser estruturado o sistema de gestão, visando atingir os objetivos da organização?
Pode ser estruturado através do planejamento estratégico, iniciando pela análise dos aspectos da empresa que irão nortear as ações da empresa por longo prazo. Deve-se então definir NEGÓCIO, MISSÃO, VALORES E VISÃO. Sequencialmente precisamos fazer uma análise sistêmica do ambiente que a organização está inserida, analisaremos o ambiente externo ( verificando as oportunidades e ameaças) e a o ambiente Interno (analisando os pontos fortes e fracos), depois de identificar essas influências, traçaremos os objetivos e estratégias para melhorar esses aspectos, posteriormente vamos implantar um plano de ação de metas, que é onde vamos colocar em práticas as estratégias elaboradas, e finalmente iremos precisar do orçamento para concluir as nossas metas. Sinteticamente temos: NEGÓCIO, MISSÃO, VALORES E VISÃO ->ANÁLISE AMBIENTE (oportunidades,ameaças,pontos fortes e fracos)-> OBJETIVOS-> ESTRATÉGIAS-> PLANO DE AÇÃO E METAS-> ORÇAMENTO E FLUXO FINANCEIRO. 
h) Por meio de pesquisa via Internet, identifique a missão e valores, entre outros elementos do processo estratégico de uma organização de sua escolha.
Empresa: CACAU SHOW:
MISSÃO
Proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência memorável e excelência em produtos e serviços, sendo referência em gestão do negócio de chocolate.
VISÃO
Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade socioambiental.
VALORES
Ética, Respeito e Honestidade, Compromisso com o Crescimento e Resultados, Incentivo e Reconhecimento ao Desenvolvimento Individual, Prática da Inovação, cuidado consigo mesmo, com o outro e com os detalhes
i) Elabore as macro definições de uma organização (negócio, missão, visão, valores, análise ambiental, objetivos estratégicos, mapa estratégico, indicadores e metas).
Feito em sala e apresentado a turma
CAPÍTULO 2 ORÇAMENTO
a) O que vem a ser um orçamento?
É um plano que resulta da mescla de aspectos físicos e monetários, financeiros e não financeiros, tangíveis e intangíveis. Este processo, de preferência deve estar alinhado ao planejamento estratégico como uma quantificação em nível operacional dos objetivos.
b) O que um orçamento deve permitir?
Deve reunir as projeções relativas às peças de todas as unidades da organização. Com isto, ele permite a projeção das vendas, compra de materiais, necessidades de mão-de-obra e investimentos, com abrangência para as decisões de impacto, tanto operacional quanto financeiro.
c) Quais as condições necessárias para implementar um ciclo orçamentário?
Planejamento: nesta condição o orçamento pode materializar os objetivos sob a forma de valor.
Execução, o orçamento contribui para orientar as ações e decisões, visando assegurar a eficácia da organização e o comando que vai possibilitar a difusão dos planos.
Controle/Avaliação, fornece as medidas para avaliar o resultado global da organização e o desempenho dos diferentes centros de responsabilidade por meio da análise e identificação dos desvios e em caso de necessidade, a elaboração das medidas de adequação.
d) Quais são as principais vantagens do orçamento?
Auxilia no planejamento da organização, com a definição das medidas de desempenho e recursos operacionais;
Serve de instrumento de participação, comunicação e orientação das atividades;
Auxilia na resolução de problemas de interdependências da organização, já que seu desenvolvimento ocorre de forma seqüencial, perpassando os centros de responsabilidade ou áreas de interesse individuais;
Permite detectar com maior precisão os pontos fortes e fracos da organização, possibilitando implementar estratégias para a melhoria do desempenho;
Possibilita atuar no aprimoramento dos aspectos organizacionais como, nível de autoridade, eficiência, eficácia, economia e responsabilidade etc;
Pode gerar economia de recursos como, materiais e mão-de-obra etc;
Suas metas podem ser utilizadas como base para a remuneração variável e;
Suas metas servem de parâmetro para o controle do desempenho, permitindo a análise dos desvios e a geração de medidas de melhoria.
e) Quais são as possíveis desvantagens do orçamento?
O descolamento entre o planejado e o realizado, seja em termos numéricos ou apenas de intervalo de tempo para sua obtenção, atrapalham o processo de previsão de gastos e receitas, bem como a implementação de estratégias;
A dificuldade de considerar aspectos ambientais, tais como variações de clientes, concorrência, mudanças de legislação e variações econômicas;
O período de tempo demasiado longo também reduz a precisão das estimativas, o que exige revisões constantes;
Visão fortemente pautada nos aspectos financeiroslevando muitas vezes a perda do foco e a “brigas” internas por recursos que, não raras vezes resultam em atitudes antiéticas ou em desmotivação.
f) Quais são os tipos de orçamento existentes? Qual a idéia central de cada um deles?
Orçamento Empresarial: Estima recursos nos processos básicos, podendo ter como base a estrutura organizacional e os valores de anos anteriores.
Orçamento Contínuo: Estima recursos com renovação do período concluído e acréscimo do mesmo período no futuro.
Orçamento Base Zero: Estima recursos em pacotes de decisão de acordo com as necessidades, da estaca zero, com justificativa e priorização.
Orçamento Flexível: Estima recursos para vários níveis de atividade, ajustando-as a atividade real para então realizar a análise comparativa.
Orçamento Atividades: Estima recursos em termos de atividades necessárias, com utilização dos direcionadores de custo.
Orçamento Perpétuo: Estima recursos com base na relação causa e efeito.
Orçamento Beyond Budgeting: Estima recursos de forma descentralizada e flexível, guiado por um conjunto de princípios.
g) Qual é o melhor tipo de orçamento?
Orçamento Contínuo, por permitir maior maleabilidade e revisão de objetivos e metas. Embora tenha um intervalo de 12 meses como período padrão, sua base pode ser móvel, o que significa que ao fim de um período, acrescenta-se outro. Por exemplo, ao encerrar o mês de janeiro de X1, acrescenta-se janeiro de X2, fazendo com que o novo horizonte do planejamento seja de fevereiro de X1 a janeiro de X2. Resumindo, no orçamento contínuo ocorre a renovação do período concluído e acréscimo do mesmo período no futuro.
h) Quais são as peças que compõe o sistema orçamentário?

Continue navegando