Buscar

Avaliando Aprendizado de Legislação Tributária

Prévia do material em texto

GST0278_EX_A4_201502041121
	   » de 50 min.
		
	 
	Lupa
	 
	Aluno: LAERCIO GOMES
	Matrícula: 201502041121
	Disciplina: GST0278 - LEG TRIB 
	Período Acad.: 2016.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Dentre as contribuições especiais abaixo relacionadas destacamos:
		
	
	
	
	
	Taxa de Lixo e Contribuição de Melhorias.
	
	
	IPTU, IPVA, IR.
	
	
	Taxa de Lixo e Taxa de Incêndio.
	
	
	PIS, PASEP, COFINS e INSS.
	
	
	ISS, ICMS e IOF.
	
	
		2.
		Responda com base na Constituição Federal - Sim ou Não. É vedado que as contribuições sociais para a seguridade social tenham base de cálculo própria de impostos? Incide contribuição social para a seguridade social sobre aposentadoria e pensão concedidas pelo regime geral de previdência social? As contribuições sociais para a seguridade social sobre a folha de salários, a receita ou o faturamento de pessoas jurídicas poderão ter alíquotas ou bases de cálculo diferenciadas, em razão da atividade econômica ou da utilização intensiva de mão de obra?
		
	
	
	
	
	Não, não, sim
	
	
	Sim, sim, sim
	
	
	Sim, sim, não
	
	
	Sim, não, não
	
	
	Não, sim, sim
	
	
		3.
		Identifique a opção correta que define segundo a Legislação Tributária os tributos:
		
	
	
	
	
	É uma prestação pecuniária (em dinheiro) e compulsória (obrigatória) que não constitua sanção de ato ilícito (contrário à lei) instituída em lei (só lei cria tributos) e cobrada mediante a atividade administrativa plenamente vinculada (a lei diz como deve ser cobrado).
	
	
	É uma prestação pecuniária (em dinheiro) e compulsória (obrigatória) que não constitua sanção de ato ilícito (contrário à lei) instituída em lei (só lei cria tributos) e cobrada mediante a atividade administrativa plenamente vinculada (a lei deixa livre ao Estado como deve ser cobrado).
	
	
	É uma prestação pecuniária (em dinheiro) e compulsória (obrigatória) que não constitua sanção de ato ilícito (contrário à lei) instituída em lei (portarias criam tributos) e cobrada mediante a atividade administrativa plenamente vinculada (a lei diz como deve ser cobrado).
	
	
	É uma prestação pecuniária (em dinheiro) e compulsória (obrigatória) que não constitua sanção de ato ilícito (contrário à lei) instituída em lei (decretos criam tributos) e cobrada mediante a atividade administrativa plenamente vinculada (a lei diz como deve ser cobrado).
	
	
	É uma prestação pecuniária (em dinheiro) e compulsória (facultativa) que não constitua sanção de ato ilícito (contrário à lei) instituída em lei (só lei cria tributos) e cobrada mediante a atividade administrativa plenamente vinculada (a lei diz como deve ser cobrado).
	
	
		4.
		Acerca da espécie tributária CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA, é INCORRETO afirmar:
		
	
	
	
	
	Determina o art. 145, III da Constituição Federal de 1988 que que a União, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal poderão instituir ¿contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas¿.
	
	
	A Constituição Federal de 1988 refere-se à contribuição de melhoria unicamente no inciso III do seu art.145.
	
	
	O fato gerador da Contribuição de melhoria é a realização de uma obra pública, que, não obrigatoriamente deve acarretar valorização a imóveis privados determinados.
	
	
	Apesar da escassez de elementos constitucionalmente positivados constata-se que a contribuição de melhoria é um tributo vinculado porque o seu fato gerador é uma atividade estatal especifica relativa ao contribuinte.
	
	
		5.
		No sistema tributário brasileiro, os tributos são classificados como vinculados ou não vinculados quanto ao uso do que foi arrecadado. Nete caso, são exemplos de tributos não vinculados:
		
	
	
	
	
	Taxas de poder de polícia
	
	
	Impostos ordinários
	
	
	Empréstimos compulsórios
	
	
	Tarifas
	
	
	Contribuições de melhoria
	
	
		6.
		As taxas segundo a Legislação Tributária e a Constituição Federal serão instituídas em razão de:
		
	
	
	
	
	Alienações.
	
	
	Melhorias.
	
	
	Serviços.
	
	
	Obras.
	
	
	Compras.

Continue navegando