Buscar

Literatura Infantojuvenil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Literatura Infantojuvenil
1. As narrações, a exemplo dos contos populares, contos de fada, as lendas, o cordel e o mito, por um tempo foram suprimidas dos estudos literários. Um resgate desse material considerado popular ocorreu no século XX, surgindo com ele novas propostas de análise. Assim, disserte sobre a importância da narrativa popular.
RESPOSTA ESPERADA:
Considera-se o ato de narrar inerente ao ser humano. Contar oralmente era considerado uma forma de transmitir a cultura e os registros. Foi grande o aumento da produção de literatura sobre narrativas de tradição oral, principalmente no âmbito infantil e infantojuvenil.
QUESTÃO:
2. Quando compramos um livro, especialmente os destinados ao público infantojuvenil, uma das primeiras coisas que observamos é a imagem. Estas são fundamentais para despertar o interesse dos jovens leitores. Sendo assim, disserte sobre a importância da imagem para a formação do leitor.
RESPOSTA ESPERADA:
Para que a formação de leitores aconteça, a linguagem não verbal, no caso dos livros de imagens, são muito importantes. Vivemos em um mundo visual, no qual a imagem é sempre o que mais chama a atenção. Nesse sentido, para que seja despertada a curiosidade nos pequenos leitores, os livros com imagens são excelentes. Em 1920, a psicanálise também trouxe contribuições quando confirmou que as imagens favorecem o estabelecimento de relações entre o concreto e o abstrato.

Outros materiais