Buscar

apol eja

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Educação de Jovens e Adultos 
Atente para a seguinte citação: 
“César Callegari defende uma mudança de olhar em relação à EJA. ‘Um bom programa de EJA pode se transformar no mais importante programa de inclusão social por meio da educação. O Brasil tem 14 milhões de analfabetos e 40 milhões de analfabetos funcionais. É para eles que devem ser estruturados e oferecidos programas de EJA que os respeite, reconheça os seus saberes’. [...] Nesse sentido, [...] tais programas devem ser desenvolvidos por professores preparados para essa modalidade educacional e para esse público — e não por professores alfabetizadores de crianças, como hoje normalmente ocorre — e contando com material didático e tecnologias apropriadas para essa faixa etária”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BIZONI, Alessandra Moura. Educação de Jovens e Adultos: As dificuldades enfrentadas para a inclusão no sistema de ensino. <http://www.uff.br/ejatrabalhadores/arquivos-2010-maio/educacao-de-jovens-e-adultos-as-dificuldades-enfrentadas-para-a-inclusao-no-sistema-de-ensino-23042010.htm>. Acesso em 20 fev. 2017.
Considerando o texto dado e os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das principais fragilidades que impedem o avanço do ensino/aprendizagem voltado ao público da EJA no Brasil:
	
	A
	O grande número de pessoas que procuram a EJA e a pouca quantidade de vagas nas escolas particulares e públicas no país para contemplar esse público é o principal problema para o avanço da EJA no Brasil.
	
	B
	A formação de docentes no Brasil voltada especificamente para o público da EJA é uma das principais fragilidades para o avanço dessa modalidade de ensino/aprendizagem nesse país.
	
	C
	A falta de tecnologia de última geração para a EJA é o que acarreta maior dificuldade para o avanço dessa modalidade de educação no país.
	
	D
	A cultura de cada local, por ser um agravante para o desenvolvimento de atividades pedagógicas dos professores da EJA, é a principal fragilidade para o avanço dessa modalidade de ensino no país.
	
	E
	A inclusão digital é o principal entrave para o avanço da EJA no Brasil.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
Questão 2/5 - Educação de Jovens e Adultos 
Leia o seguinte fragmento de um artigo:  
“Moacir Gadotti acredita que a criação de um novo termo para designar o que Paulo Freire já obtinha em sua alfabetização é, assim como Emília Ferreiro defende, um ‘retrocesso conceitual’, uma supervalorização do que poderia ser chamada ‘cultura escrita’, desvalorizando a visão de Freire, pois alfabetização passa a ser simplesmente codificação e decodificação, mas, na realidade, em Paulo Freire se ultrapassa esta definição, sua visão é como leitura do mundo que precede a da palavra, visão crítica e que traz transformação”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARAÚJO, Edmilsa Santana De. Alfabetização e letramento na visão de Paulo Freire. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito__0721f167b554939018b948ecd8443cdf.pdf>. Acesso em 10 fev. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos, analise as afirmativas que representam a quarta característica da concepção de alfabetização defendida por Paulo Freire como sendo um ato de conhecimento:
I. A quarta característica refere-se à alfabetização no sentido de conscientização política.
II. Essa característica não leva em consideração a trajetória de vida e os aspectos econômicos dos educandos.
III. Essa característica refere-se a imposições de um ideal político.
IV. Essa característica relaciona-se aos temas geradores que não são propostos aleatoriamente, pois fazem parte da realidade vivenciada pelos educandos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	III e IV.
	
	B
	I e II.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	II e III.
	
	E
	I e IV.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
Questão 3/5 - Educação de Jovens e Adultos 
Atente para o seguinte fragmento de texto:
 “Para Vieira Pinto [...], compete ao educador praticar um método crítico de educação de adultos, dando ao aluno a oportunidade de alcançar a consciência crítica. Neste sentido, não basta formar para o trabalho, o educador tem que se comprometer em trabalhar na intenção de que o educando adulto desenvolva sua consciência crítica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA. Cristiane Rodrigues de Viveiros. Álvaro Vieira Pinto e a educação de adultos. Ler e escrever com histórias do cotidiano. FERNANDES, Adriana Aparecida et al. <http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2007/Simp%C3%B3sio%20Academico%202007/Trabalhos%20Completos/Pratica/PDF/46%20Prat.%20Marijane%20II.pdf>. Acesso em 20 fev. 2017.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos, analise as afirmativas que representam a posição de Álvaro Vieira Pinto, autor do livro Sete lições sobre a educação de adultos, sobre a noção crítica de alfabetização:
I. Para o autor, é impossível apresentar ao educando imagens de seu dia a dia, de seu modo de vida a fim de gerar reflexão, ação e crítica.
II. Para o autor, o método crítico visa constituir no educando uma consciência crítica de si e de sua realidade.
III. O método crítico, para o autor, permite que o analfabeto seja visto como sujeito da alfabetização, pois transforma a si mesmo, sendo que a contribuição do educador consiste em possuir uma técnica adequada para proporcionar os elementos da linguagem escrita.
IV. Para o autor, o método crítico visa constituir no educando uma posição de oprimido ou opressor, atuando em uma dessas perspectivas em sua sociedade.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	III e IV.
	
	B
	I e II.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	II e III.
	
	E
	I e IV.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
Questão 4/5 - Educação de Jovens e Adultos 
Leia o seguinte excerto de texto: 
“Os Encontros Nacionais de Educação de Jovens e Adultos (ENEJAs) mantêm a preocupação com o registro das reflexões produzidas nesses eventos, além de um trabalho cuidadoso de síntese dessas reflexões, sistematizadas em relatório final, em cada encontro. Construídos a muitas mãos, publicá-los é também reconhecer o importante trabalho de cada equipe de relatoria, como guardiã do pensamento contemporâneo da EJA”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAIVA, Jane; MACHADO, Maria M.; IRELAND, Timothy. Educação de Jovens e Adultos: Uma memória contemporânea, 1996-2004. Brasília: UNESCO/MEC, 2004. p. 12.
Considerando os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos, os objetivos principais dos Enejas no Brasil são:
	
	A
	Fiscalizar e advertir as instituições privadas que não ofertam a EJA.
	
	B
	Proporcionar discussões sobre o cenário da educação de jovens e adultos no país, suas demandas e desafios
	
	C
	Ampliar e resgatar a oferta de ensino para jovens e adultos no país e no exterior..
	
	D
	Questionar e mostrar o alto índice de instituições privadas do país que ofertam a EJA.
	
	E
	Apresentar e verificar a quantidade de instituições privadas de ensino da educação de jovens e adultos no país.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
Questão 5/5 - Educação de Jovens e Adultos
Leia o seguinte fragmento de texto:  
“[A alfabetização] possibilita uma leitura crítica da realidade, constitui-se como um importante instrumento de resgate da cidadania e reforça o engajamento do cidadão nos movimentos sociais que lutam pela melhoria da qualidade de vida e pela transformação social”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREIRE, Paulo. Educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991. p. 68. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre o ensino
para o público adulto, analise as afirmativas que caracterizam corretamente a concepção de alfabetização defendida por Paulo Freire como sendo um ato de conhecimento:
I. Escolha de conteúdos mediante uma investigação de palavras e temas geradores, os quais são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos.
II. O importante não é transmitir conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida pelo educando.
III. Memorização dos códigos alfabéticos para aprender a ler e a escrever.
IV. Imposição de palavras para possibilitar a leitura de mundo.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	III e IV.
	
	B
	I e II.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	II e III.
	
	E
	I e IV.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
Questão 1/5 - Pedagogia do Campo
Leia o trecho de texto a seguir: 
“Os anos 1980, na América Latina, ficaram conhecidos como “a década perdida”, no âmbito da economia. Das taxas de crescimento do PIB à aceleração da inflação, passando pela produção industrial, poder de compra dos salários, nível de emprego, balanço de pagamentos e inúmeros outros indicadores, o resultado do período é medíocre.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: IPEA. Anos 1980, década perdida ou ganha?. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2759:catid=28&Itemid=23>. Acesso em 10 de fev. de 2018. 
De acordo com o livro-base Pedagogia social, o final dos anos de 1980 se caracterizou como o auge do processo:
	
	A
	Do surgimento das universidades brasileiras.
	
	B
	De redemocratização nacional.
	
	C
	Da ampliação dos cursos de licenciaturas.
	
	D
	Do reordenamento das leis educacionais.
	
	E
	De melhoria dos índices da educação nacional.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
Questão 2/5 - Pedagogia do Campo
Leia a seguinte citação de texto: 
“Os índices de gravidez na juventude aumentam constantemente, considerando pesquisas em variados países. A menina que se encontra nessa fase da vida, marcada por mudanças físicas e mentais, não está suficientemente preparada para a gestação. Se ela não está disposta a encarar tal situação, muito menos estará o futuro pai, pois este também é responsável pela concepção e nascimento da criança”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Portal Info. Gravidez na adolescência. Disponível em: <http://gravidez-na-adolescencia.info/>. Acesso em: 11 fev. 2018. 
De acordo com o livro-base Pedagogia social, no Brasil, as ideias e as expectativas dominantes acerca da sexualidade de pessoas jovens dizem respeito:
	
	A
	a uma ideia inserida na sociedade, trazendo elementos que não condizem com o ciclo natural dos seres humanos.
 
	
	B
	a aspectos que devem ser retirados da pauta nas escolas, pois incentiva o sexo precoce.
	
	C
	à ideologia de gênero, distanciando garotas e garotos.
	
	D
	a teorias não críticas, evidenciando as questões arcaicas na sociedade.
	
	E
	a uma suposta naturalidade do desejo sexual entre os jovens, o que possivelmente se refere às concepções biológicas da sexualidade que enfatizam o sexo como um instinto natural.
 
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
Questão 3/5 - Pedagogia do Campo
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 “Desde que surgiu nas discussões acadêmicas dos Estudos Culturais em Educação, o conceito de pedagogias culturais tem se mostrado uma produtiva ferramenta teórica que vem possibilitando a articulação de várias áreas com o campo da Educação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Portal educação. ANDRADE, Paula. Usos e possibilidades do conceito de pedagogias culturais nas pesquisas em estudos culturais em educação. Disponível em:  <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/viewFile/1501/1140>. Acesso em: 08 de fev. de 2018. 
De acordo com o livro-base Pedagogia social, referente às pedagogias culturais, os professores apresentam uma postura:
	
	A
	Ambígua, uma vez que elas podem estar substituindo a instituição escolar tradicional na missão de ensinar.
	
	B
	Condizente com a realidade educacional.
	
	C
	Adaptativa às características sociais brasileiras.
	
	D
	Voltada para a educação tecnológica.
	
	E
	Reflexiva, voltada para a análise das questões culturais.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
Questão 4/5 - Pedagogia do Campo
Considere a seguinte afirmação: 
“Os Parâmetros Curriculares Nacionais, mais conhecidos como PCN, é uma coleção de documentos que compõem a grade curricular de uma instituição educativa.[...]O documento é uma orientação quanto ao cotidiano escolar, os principais conteúdos que devem ser trabalhados, a fim de dar subsídios aos educadores, para que suas práticas pedagógicas sejam da melhor qualidade.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARROS, Jussara. PCN – PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/pcnparametros-curriculares-nacionais.htm>. Acesso em: 09 de fev. de 2018. 
De acordo com o livro-base Pedagogia social, a opinião geral entre os educadores acerca do uso de dispositivos pedagógicos, seria que:
	
	A
	Os planos e as metas de ensino estão distantes da realidade e das experiências vividas pelos profissionais.
	
	B
	O uso está em consonância com a educação global, com amplo acesso aos recursos necessários.
	
	C
	Existe um excesso de dispositivos disponíveis nas escolas brasileiras, dificultando o seu uso.
	
	D
	Os planos e recursos estão de acordo com a realidade social, sendo que adaptações sana as desigualdades.
	
	E
	Os dispositivos estão em acordo com a média da educação mundial.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
Questão 5/5 - Pedagogia do Campo
Leia o trecho de texto a seguir: 
“A promulgação do ECA em 1990 e a da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) em 1993 consagram uma nova abordagem para políticas de proteção integral para infância e juventude. [...] a criança e o adolescente deixam de ser vistos como portadores de necessidades – e frequentemente um problema a ser enfrentado – e passam a ser considerados sujeitos de direitos[...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Fundação Telefônica. Construindo Políticas Públicas para a Infância e Adolescência. Disponível em: <http://fundacaotelefonica.org.br/promenino/trabalhoinfantil/noticia/construindo-politicas-publicas-para-a-infancia-e-adolescencia/>. Acesso em 10 de fev. de 2018. 
De acordo com o livro-base Pedagogia social, Vecchio aponta que dois fatores então têm sido comumente apontados como principais alvos das políticas para a infância, sendo:
	
	A
	A desnutrição infantil e a paternidade deficiente.
	
	B
	A falta de capacitação profissional e a educação sem obrigatoriedade.
	
	C
	A necessidade de ampliar as leis e a ampliação das campanhas de vacinação.
	
	D
	O número médio de nascimentos, que tem aumentado no Brasil, e a distribuição da renda.
	
	E
	A necessidade de rever a estruturação dos conceitos de infância, e a qualidade do ensino.
 
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais