Buscar

meiose e gametogênese

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MEIOSE E GAMETOGÊNESE
(Scheila Maria)
Redução do número de cromossomos à metade, recombinação genética e segregação aleatória dos cromossomos homólogos paternos e maternos.
Na mitose, uma replicação de DNA é seguida por uma divisão e na meiose, a cada replicação ocorrem duas divisões resultando então em células haploides.
A fase S é mais longa que na mitose e a fase G2 mais curta ou ausente. 
Pré-leptóteno: corresponde à prófase inicial da mitose. Cromossomos muito delgados e difíceis de ser observados.
Leptóteno: núcleo aumenta de tamanho e os cromossomos se tornam visíveis. Cada um com duas cromátides, porém aparência de simples e se fixam a uma área do envelope nuclear.
Zigóteno: emparelhamento dos homólogos formando o complexo sinaptonêmico. O CS é formado por um componente central e dois componentes laterais. Em cada componente lateral ficam as duas cromátides de cada um dos homólogos. As cromátides formam alças nas laterais do CS.
Pontos de fixação: região em que o CS e os telômeros se inserem no envoltório nuclear. 
O CS é então uma armação proteica construída para que se produza o alinhamento e a recombinação dos homólogos. OBS: devido ao encurtamento dos cromossomos apenas 0,3% dele está em contato direto com as cadeias laterais do CS.
Paquíteno: cromossomos se encurtam e o emparelhamento se completa. Ocorre a recombinação genética (crossing over) = Cortes seguidos pelo cruzamento e emenda das partes que se intercambiam.
Bivalentes/tétrades: dois centrômeros, dois cinetócoros.
Diplóteno: cromossomos homólogos começam a se separar de modo que as cromátides da tétrade se tornam visíveis e o CS se desfaz. Porém a separação não é completa, as cromátides homólogas permanecem unidas nos locais onde houve intercâmbio. Esses pontos de conexão chamam-se quiasmas. 
Obs.: todos os ovócitos I chegam a essa fase antes do sétimo mês de vida intrauterina e permanecem assim até a puberdade. Portanto, na mulher, o diplóteno muito longo. 
Diversos setores da cromatina apresentam um acentuado desenrolamento. Nessas regiões o DNA é transcrito em alta velocidade expressando uma intensa síntese de RNA responsável pelo enorme crescimento que o ovócito apresenta antes de ser expulso do ovário. 
Diacinese: a cromatina volta a se condensar, as tétrades se distribuem homogeneamente por todo o núcleo e o nucléolo desaparece. 
As etapas seguintes da meiose I são as responsáveis pela separação dos homólogos a polos opostos da célula.
Prometáfase I: condensação alcança grau máximo, envoltório nuclear desaparece e microtúbulos do fuso se ligam aos DOIS cinetócoros.
Metáfase I: bivalentes se dispõem no plano equatorial e quiasmas ainda estão sendo exibidos. 
Anáfase I: os cinetócoros opostos são tracionados para os respectivos polos de modo que os homólogos de cada bivalente se separam entre se e se mobilizam 3 direções opostas, cada um com suas duas cromátides. 
Telófase I: cromossomos haploides chegam aos polos e em torno deles são construídos envoltórios nucleares. 
Ao fim da telófase I ocorre a partição do citoplasma, não há fase S e as células-filhas derivadas da meiose I são haploides, porém cada cromossomo com duas cromátides-irmãs. 
No homem são formados os espermatócitos II e na mulher, como a divisão do citoplasma é desigual ocorre a formações do ovócito II e do primeiro corpo polar.
Espermatócitos II e ovócitos II começam a segunda divisão meiótica, na qual as cromátides-irmãs serão separadas. 
Prófase II – reaparecimento das fibras do fuso e desaparecimento do envoltório nuclear
Metáfase II – cromossomos no plano equatorial da célula e fibras do fuso se unem ao cinetócoro
Anáfase II – as fibras do fuso exercem tração sobre o cinetócoro, centrômero então se divide e as cromátides se separam. 
Telófase II – cada um dos polos recebe um jogo haploide de cromátides que passam a se chamar cromossomos. Forma-se um novo envoltório nuclear, e o citoplasma se reparte pondo fim a meiose. 
Não disjunção: fenômeno no qual a segregação dos homólogos pode falhar, de maneira que os dois homólogos de um par não se separam e passam juntos a uma das células-filha.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais