A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
APOL 3

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Gestão de Recursos Humanos
A certificacão pela OHSAS 18000 serve como guia para a implantação de sistema de gestão de segurança e higiene ocupacional, acentua a abordagem pela minimização do risco, procurando reduzir os acidentes e as doenças do trabalho, os tempos de parada por esses motivos e, consequentemente, os custos humanos e econômicos.
Os benefícios proporcionados pela implantação da Norma OHSAS 18000 incluem
I. manter um meio ambiente de trabalho seguro.
II. evidenciar o mau funcionamento da saúde e da segurança no trabalho.
III. integrar as responsabilidades de higiene, segurança e saúde ocupacional da empresa.
 
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	II e III, apenas.
	
	C
	I e III, apenas.
Você acertou!
A certificação pretende garantir a segurança no trabalho (I), exigindo a responsabilidade da empresa por condições de higiene, segurança e saúde (III).
	
	D
	II, apenas.
	
	E
	I, apenas.
Questão 2/5 - Gestão de Recursos Humanos
Diversas teorias relacionaram salário à felicidade, mas hoje os benefícios e a remuneração deixaram de ser determinantes na escolha de um novo emprego. Claro que sempre buscamos o crescimento financeiro, mas isso deixou de ser o fator mais importante para que o colaborador se sinta feliz e realizado em seu trabalho.
Segundo Locke, citado por Bergamini e Coda, em 1990, a satisfação no trabalho é entendida como a relação percebida entre o que um indivíduo espera de seu trabalho e o que ele percebe que está obtendo. É ainda um estado de prazer emocional resultante da avaliação que um profissional faz sobre até que ponto as funções que desenvolve atendem seus objetivos.
Considerando o texto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
Uma boa remuneração salarial é garantia total de felicidade profissional.
 PORQUE
 A realização pessoal e profissional depende da harmonização entre funções estabelecidas e os objetivos alcançados.
 
A respeito das asserções, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	B
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Você acertou!
Boa remuneração não é garantia absoluta de felicidade profissional (I), porque esta depende da conciliação entre funções exercidas e alcançar os objetivos que o trabalho proporciona.
	
	C
	A asserção I é verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
	
	E
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Questão 3/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
Estudamos no tema mediação de conflitos e negociação que existem algumas técnicas para abordarmos situações conflituosas. A autora Caroselli (2012) apresenta técnicas e instrumentos que podemos lançar mão para chegarmos a um bom termo nestas situações.
Leia o diálogo exposto abaixo que foi adaptado de um caso apresentado por Caroselli (2012),  e que se estabeleceu entre Maria e Sérgio. Maria trabalha no departamento de contabilidade há 03 anos e Sérgio é seu supervisor imediato deste a sua entrada na empresa.
 Funcionária: Não gosto de ser criticada na frente dos outros.
Supervisor: Você está exagerando, Maria. Está acontecendo alguma outra coisa na sua vida que pode estar lhe incomodando?
Funcionária: Não, nada está acontecendo na minha vida que tem me incomodado, além é claro do modo como você tem realizado a avaliação pública do meu desempenho. Porém tenho certeza de que podemos resolver esse problema.
Supervisor:  Podemos considerar que já foi resolvido.
Funcionária: Mesmo assim, gostaria de marcar uma reunião com você para falarmos sobre isso.
Supervisor: Nenhum de nós tem tempo para uma coisa tão pequena. Para mim está resolvido.
Funcionária: Sérgio isso tem acontecido diversas vezes, então não considero tão insignificante, ainda mais que também acontece com os outros colegas de trabalho. Veja, depois de tanto tempo trabalhando juntos, acredito que podemos conversar e resolver essa questão antes que isso se torne mais sério.
Agora responda qual a alternativa que apresenta a técnica utilizada por Maria.
Nota: 20.0
	
	A
	Maria utilizou a técnica KIND, pois o conflito que surgiu foi  nos níveis hierárquicos  que se encontram abaixo ou no meio da pirâmide organizacional. Também ela estabeleceu uma data para que se encontrem e resolvam o conflito estabelecido.
A alternativa A, está incorreta, pois a Maria não era mediadora do conflito e, portanto não poderia aplicar a técnica KIND Essa técnica exige que o mediador aplique o seguinte procedimento: primeiramente marcar com a pessoa mais difícil envolvida no conflito.  Na ocasião do encontro, colocar a sua determinação em resolver o conflito, utilizar palavras firmes, porém de forma gentil. Mostrar que alocou tempo para conhecer a situação e as pessoas envolvidas no conflito, em especial sobre ela, suas preferências no trabalho, coisas que lhe são importantes, etc. Demonstrar o quanto se informou a respeito. Após isso há necessidade de propor alguma coisa nova, ou seja, precisa ser algo que ainda não foi tentado para resolver o conflito, por exemplo, listar os problemas que estão enfrentando, as soluções já tentadas e fazer um diário que contenha cada ação de tentativa de resolução. Não podemos encerrar a conversa até que não haja uma proposta definitiva para garantir o sucesso futuro.
	
	B
	Maria utilizou o resultado E-N-D,  pois ela procurou entende o seu supervisor e não atribuiu a ele intenções negativas ao seu comportamento. Bem como determinou medidas que cada um deveria tomar para seguir no relacionamento sem prejuízos.
A alternativa B também está incorreta, pois não vimos no diálogo à estratégia de aplicação do resultado E-N-D, a autora nos diz que em situação de conflito devemos procurar entender a outra pessoa antes de reativamente atribuir intenções negativas ao comportamento dela. Lembrando que no ambiente de trabalho, antes de nossos objetivos pessoais, estão os objetivos e metas do departamento ao qual estamos inseridos e esses objetivos devem estar em mente no momento de lidar com os conflitos.
Vamos às palavras:
E = recrutar (em inglês, enlist). Quer dizer recrute a ajuda da pessoa, converse que o estresse causado pela situação no qual estão passando não fará bem a nenhum dos envolvidos e nem gerará um resultado positivo para a equipe como um todo.
N = Negociar – negocie. Ouça e explique o que lhe gera mal estar e ouça o que o outro tem a dizer e vejam no que ambos podem mudar.
D = Determinar – determinem as medidas que cada um tomará na sequência para lidar positivamente com o conflito.
	
	C
	Maria utilizou de uma técnica diversiva, tentou interromper o comportamento inadequado do Sérgio por meio de perguntas que o remeteu a uma reflexão sobre o tipo de ação que tem optado frente ao desempenho de seus subordinados.
A alternativa C é incorreta, pois para aplicar a técnica diversiva, Maria deveria desde o inicio do conflito, ou melhor, da situação de seu descontentamento pedir que Sérgio se acalmasse, o que não é o caso da situação apresentada.
	
	D
	Maria utilizou a abordagem AWE-FILL, pois requer o desenvolvimento de um novo hábito e  de estratégia para redução do conflito. Exige uma mudança mental do Sérgio. Ela praticou com o seu supervisor as etapas nesta abordagem: afirmar, retroceder, encorajar, preencher.
Você acertou!
A alternativa D está CORRETA, pois Maria utiliza a  Abordagem AWE-FILL e aplica todas as etapas desta abordagem. A letra A, significa um afirmativa de um comportamento. Os seja afirmar algo (assert). Depois a letra W (withdraw): recue um pouco, ou seja, diminua a severidade da frase que acabou de proferir. Depois encoraje uma troca de ideias (encourage) e após  prepare-se para preencher (fill) a conversa com detalhes.
	
	E
	Maria não utilizou de nenhuma técnica que foi trabalhada