Buscar

Diagnóstico da DTM por exames imaginológicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diagnóstico da DTM por exames imaginológicos
Tomografia 
Aplicações Odontológicas 
A tomografia computadorizada tem muitas aplicações na Odontologia. Ela pode ser usada para identificar e delinear processos patológicos, visualizar dentes retidos, avaliar os seios paranasais, diagnosticar trauma, mostrar os componentes ósseos da articulação temporomandibular e os leitos para implantes dentários.
 Processos Patológicos
 	A tomografia computadorizada é muito útil na avaliação de patologias na região de cabeça e pescoço. Ela avalia a presença ou extensão do tumor envolvendo a maxila ou mandíbula, infecção ou outra patologia. Um programa denominado DentaScan ou reformatação multiplanar obtém imagens axial e panorâmica da mandíbula e maxila. Este programa é útil na localização, avaliação, monitoramento e tratamento de várias patologias da mandíbula e maxila13. Ele define o contorno, a altura e a espessura do osso alveolar, mostra a posição do nervo alveolar inferior e do assoalho do seio maxilar, sendo muito útil na realização de implantes dentários. 
A tomografia computadorizada identifica o processo patológico e possibilita sua reconstrução em três dimensões auxiliando o cirurgião no plano de tratamento. Ela permite a detecção do conteúdo do espaço patológico (ex: sangue, lesão cística, tumor) antes da realização de um procedimento invasivo
Tomografia Computadorizada é um exame que produz imagens a partir de um equipamento que analisa o corpo inteiro de uma pessoa por meio de várias radiografias transversais produzidas dentro de um túnel, de modo a separá-lo em diferentes ‘fatias’. Um setor da coluna lombar representa pelo menos 600 cortes para construir uma imagem.
Radiografia Panorâmica 
A radiografia Panorâmica é uma técnica extra-oral que produz uma única imagem tomográfica das estruturas faciais que inclui ambos os arcos dentários, maxila e mandíbula, e suas estruturas de suporte.
Devido a Panorâmica possibilitar uma ampla visualização dos maxilares é um importante exame radiográfico utilizado como imagem inicial de uma avaliação por permitir adequada visualização ou auxiliar na indicação de outras radiografias. Atualmente, a maioria dos dentistas solicita esse exame no início e no controle dos tratamentos odontológicos.
A sua principal vantagem é a possibilidade de observação simultânea dos arcos dentais em uma película. Desta forma, pode-se ter uma vista global do status radiográfico da saúde bucal de um indivíduo, o que facilita o diagnóstico, planejamento e acompanhamento de cada caso. As especificações da radiografia panorâmica são muito abrangentes, envolvendo as especialidades cirúrgicas como a periodontia, implantodontia, cirurgia e traumatologia maxilo facial, além das especialidades que restauram a funcionalidade e estética oral, como a ortodontia, prótese e dentística. Por fim, mas não menos importante, o estudo das diversas patologias maxilomandibulares, podem se manifestar de forma silenciosa, sendo encontradas como que de forma acidental.
A radiografia panorâmica, é um exame útil e bastante prático para complementar o exame clínico no diagnóstico das doenças dos dentes (cáries ou doenças endodônticas) e dos ossos da face. Através desse exame, o dentista pode visualizar todos os dentes de uma só vez, inclusive os que ainda não nasceram. É comum solicitá-lo também como exame pré-operatório em cirurgias dos dentes e ossos. O resultado é a entrega de um trabalho de altíssima qualidade, realizado pelos dentistas da Odonclinic Campo Grande.
Teleradiografia 
A Telerradiografia é uma técnica na qual a distância entre a fonte emissora dos raios e o paciente permite obter uma imagem de tamanho natural.
Por ser uma representação em tamanho real, permite melhor qualidade das imagens e maior precisão no diagnóstico.
A tomada radiográfica é realizada de acordo com a necessidade de cada paciente, podendo captar a parte frontal, lateral ou posterior do crânio.
Cada técnica de tomada radiográfica na Telerradiografia possui uma finalidade. 
Telerradiografia Lateral: a técnica é principalmente utilizada para o planejamento de tratamentos ortodônticos, pois permite a avaliação do crescimento e do desenvolvimento de maxila e mandíbula em relação à base do crânio. 
Póstero-Anterior de Mandíbula: a técnica permite a visualização do osso mandibular em toda a sua extensão, diagnosticando, fraturas e expansões corticais ósseas, dentre outros. 
Póstero-Anterior Waters: a técnica é utilizada para o diagnóstico de sinusites maxilares, presença de corpos estranhos, e fraturas nos seios paranasais, etmoidais e maxilares no sentido póstero-anterior. 
Antero-Posterior de Towne: a técnica permite a visualização e análise da parte posterior do crânio, dos côndilos e do seio frontal.
Raio X Transcraniana
A ATM transcraniana é uma técnica radiográfica na qual é possível analisar o posicionamento condilar em relação à fossa articular.
Procedimento de fácil execução que pode indicar alterações em pacientes que nada apresentam clinicamente.
Na ATM Transcraniana, três tomadas radiográficas são registradas no mesmo filme, possibilitando a comparação das estruturas bucais do paciente em oclusão, em repouso e com a boca aberta.
O exame é indicado principalmente para pessoas que sofrem de disfunção da ATM. A Radiografia Transcraniana contribui com informações valiosas sobre a anatomia, o posicionamento, o grau de movimentação e a relação com as estruturas circunvizinhas da Articulação Temporomandibular.
Eletromiografia
A eletromiografia é um método de diagnóstico que avalia problemas nervosos ou musculares.
Esta técnica utiliza elétrodos de superfície para avaliar a capacidade das células nervosas transmitirem sinais elétricos.
Utiliza também elétrodos em forma de agulha para avaliar a atividade muscular em repouso ou durante a contração muscular.
No fundo, trata-se de um método de registo dos potenciais elétricos gerados nas fibras musculares em ação.
A eletromiografia é útil no diagnóstico de sintomas, como formigueiros, fraqueza muscular, parestesias (sensação de “adormecimento”), dores ou cãibras musculares, movimentos involuntários dos músculos ou paralisia muscular.
As doenças mais comuns que podem causar estes sintomas são as doenças dos músculos, doenças que afetam a capacidade das células nervosas comunicarem com o músculo (como a miastenia gravis), doenças dos nervos periféricos (como a síndrome do túnel cárpico) e outras doenças nervosas.
Este teste permite, com frequência, distinguir se a causa dos sintomas reside numa lesão do nervo ligado a um determinado músculo ou se resulta de uma doença neurológica mais generalizada.
Ressonância magnética 
A ressonância magnética, ou ressonância nuclear magnética (RM), é um método de diagnóstico por imagem que usa ondas de radiofrequência e um forte campo magnético para obter informações detalhadas dos órgãos e tecidos internos do corpo, sem a utilização de radiação ionizante. Esta técnica provou ser muito valiosa para o diagnóstico de uma ampla gama de condições clínicas em todas as partes do corpo.
Requer equipamentos com tecnologia de ponta, além de médicos radiologistas e PESSOAL TÉCNICO experientes. Alguns exames de ressonância magnética exigem a administração de um meio de contraste através da veia (Gadolinium - DTPA) - líquido que realça as imagens dos órgãos e/ou vasos sanguíneos e, assim, permite diagnóstico mais preciso. Depois do exame, ele é eliminado através da urina.
Como a ressonância magnética permite obter imagens mais nítidas dos tecidos moles próximos aos ossos, é o tipo de exame mais sensível para avaliar a coluna e articulações. É amplamente utilizada para o diagnóstico de lesões relacionadas ao esporte. As imagens permitem que o médico radiologista identifique mesmo pequenas rupturas e outras lesões em ligamentos, tendões e músculos.
É muito útil na avaliação dos orgãos e estruturas abdominais e da pelve sendo muitas vezes o exame mais preciso.
É muito útil no diagnósticodas afecções da pelve feminina, como complemento de outros exames, como a ultrassonografia permite o estudo detalhado da próstata, principalmente, nos casos em que persistem dificuldades diagnósticas após o estudo com outros métodos. 
No estudo do encéfalo (crânio), as imagens de alta definição permitem o diagnóstico de tumores, derrames e muitas outras doenças que podem comprometer essa região.

Outros materiais