Buscar

MARCOS EDUARDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
Formulário de planejamento da Atividade Online 02
	Parte II - Proposta Avaliativa Pontuada
	Proposta de Atividade Online – AO 02
	Curso:
	História
	Professor(a):
	
	Nome da Disciplina:
	História e Cultura Indígena
	Nome do Aluno:
	
	Produção de Texto
	Questão 01
	
	Valor:
	03 pontos
	Nos últimos anos, um dos grandes temas discutido a respeito da história indígena diz respeito à possibilidade de extinção dos grupos indígenas atualmente existentes no Brasil. A história destes povos tem demonstrado sua enorme perseverança e, contrariando as estimativas, prova a grande resistência destes povos. Os autores e vídeos analisados procuram destacar a grande importância de se trazer os índios para a história, assim como trazer sua história para a escola. Assim, baseado nos textos e vídeos analisados, produza um texto destacando qual a importância de se estudar a história dos povos indígenas no Brasil e, principalmente, qual a importância de se ensiná-los na escola?
	Resposta
	
Através do texto e do documentário proposto podemos ver que havia cem milhões de índios no continente hoje só existe cinco milhões, no Brasil só quatrocentos mil dividido em duzentas etnias, situadas em reservas demarcadas e que são protegidas pelo governo federal. 
Estudar a historia indígenas e de vital importância, pois através dela podemos compreender muito do hoje. Assim os povos indígenas e a sua cultura podemos até compreender um pouco do que somos se voltarmos às raízes da historia indígenas e fizer um estudo dela, muito do que estes praticavam e alguns de seus costumes são seguidos até hoje por nós mesmos. E assim podemos enfatizar a importância desse povo e sua cultura e sabermos que eles tinham uma hierarquia a ser seguida, um conhecimento muito grande dentro da mata onde viviam, sabendo quais as plantas que eram venenosas e quais as ervas que serviam para cura de doenças. 
O Pajé tem o titulo mais importante da aldeia mora afastado, e as pessoas procura ele para se tratar tanto espiritualmente como fisicamente. Devemos transmitir esse conhecimento amplo e diverso nas escolas para que os alunos saibam a real necessidade de se respeita a cultura indígena que tenha a sua luta para preservar essa rica historia, pois os indígenas tem o mesmo direito que qualquer outra pessoa. 
�

Outros materiais