Buscar

Percepções Extra Sensoriais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Construímos uma representação do mundo utilizando dois processos básicos: a sensação e a percepção. Esses processos são imensamente importantes na codificação, organização e interpretação dos estímulos que recebemos do ambiente exterior. Tais mecanismos usam dos cinco sentidos para converter esses estímulos em mensagens neurais que dizem como cada um vai perceber e julgar acontecimentos em situações espeficificas. Percepções extra sensoriais seria a capacidade humana de receber informações sem usar os cinco sentidos já conhecidos. Muitas teorias tentam explicar como isso acontece colocando em discussão se as informações existentes sobre como o cérebro recebe, interpreta e armazena estímulos e experiências é realmente assertiva para analisar alguns temas polêmicos da mente humana. 
 Pesquisas mais recentes consideram novas fronteiras perceptivas, mas são cautelosas ao relacionar essas fronteiras com experiências extra sensoriais famosas, como a “Premonição “ e a “ Experiência De Quase Morte “ relada por um grande numero de pessoas. A Psicologia junto a Medicina vem estudando uma possível capacidade do cérebro de captar e pressentir acontecimentos do meio físico em estados alterados de consciência, relacionando essa capacidade ao quadro de Estado De Morte Aparente. Evidencias sugerem que alguns pacientes em coma ou com traumas graves no cérebro continuam a receber e sentir estímulos do ambiente externo, só que de forma completamente confusa e desorganizada.
 O prefixo “para” carrega desconfiança quando é utilizado em assuntos relativos a percepção extra sensorial. Pode-se usar a expressão paranormal como exemplo, ela é freqüentemente associada ao misticismo e a coisas improváveis. Com a Parapsicologia não foi diferente, ao começar a estudar fenômenos inexplicáveis até então de forma divergente a abordagem cientifica tradicional da época essa linha da psicologia recebeu - e ainda carrega de certa forma - o status de pseudociência da comunidade cientifica. Atualmente a parapsicologia ainda é muito polemica, porém esta buscando estreitar cada vez mais os laços com o método cientifico. 
 Com a ascensão do estudo do cérebro e da mente através da Neurociência e da Psicologia chegando ao público comum, o debate emergiu novamente. Focado em temas com: telepatia, radiestesia, mediunidade e principalmente: experiências relacionadas à morte. Pesquisas feitas com pacientes que “voltaram à vida“ depois de serem considerados mortos clinicamente evidenciam grandes semelhanças nas histórias contadas, onde é possível visualizar padrões claros, independe da cultura que essas pessoas estão inseridas. 
 Em momentos extremos onde a situação fisiológica do cérebro é grave, o banco de memórias e os principais anseios e medos do individuo podem continuar em contato com a mente, criando alucinações com imagens, sons, cheiros e percepções que foram assimiladas ao passar da vida. Um estudo espeficifo, feito por Psicólogos da Universidade de Edimburgo e Cambridge complementou essa idéia, concluindo que as experiências “ de quase morte ou vida após a morte “ são truques da mente com base biológica. As alucinações que essas pessoas sofrem em meio a estados de consciência comprometidos sofrem influencia de outro mecanismo do cérebro: a significação, onde a mente da sentido a sensações e percepções incomuns e aparentemente inexplicáveis . 
Bibliografia:
LAWRENCE, LESHAN.1995. De Newton à Percepção Extra Sensorial: A Parapsicologia E O Desafio Da Ciência Moderna. Summus, 1° Edição, 216.
CARLEIAL, BERNADO - Psicólogo Clinico. Percepção Extra- Sensorial e Sexto Sentindo . Disponível em: http://meuartigo.brasilescola.com/psicologia/percepcao-extrasensorial-sexto-sentido.htm . Data de acesso: 24/08/2014.
PRADO, CAROLINA. Estudo Diz Que Experiência " Sobrenaturais " De Quase Morte São Truques Da Mente. SuperInteressante, Nov 2011. Disponível em: http://super.abril.com.br/blogs/como-pessoas-funcionam/novo-estudo-explica-experiencias-sobrenaturais-de-quase-morte/ . Data de acesso: 21/08/2014

Outros materiais