Buscar

ATIV 8 FUNDANENTOS E METODOLOGIA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
CURSO DE PEDAGOGIA – 3º semestre – Ano 2018/1
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Profª Miriam Brum Arguelho
Aluno(a): Odelci Gotin					RGM:053.16393 
ATIVIDADE 8 - Vale 2 pontos
Exercício 1
1) Vários estudos apontam que as trajetórias dos professores são importantes para a construção das suas identidades docentes. Fazer o exercício reflexivo de acessar a sua memória ajuda na organização e planejamento da sua prática pedagógica. 
Redija um texto apresentando a sua trajetória no processo de alfabetização, relacionando com a visão e metodologias apresentadas pelos teóricos estudados em nossa disciplina. Essa atividade será avaliada pela riqueza de informação do seu texto e qualidade da relação entre o seu conhecimento prévio e a aprendizagem do conteúdo abordado na disciplina.
O texto deve conter:
a) a narrativa da sua trajetória desde o primeiro contato com as letras dentro e fora da escola. Quando você chegou à escola já sabia ler e escrever? Como foi esse processo?
b) Uma análise entre o conceito de alfabetização utilizado na época da sua escolarização (normalmente era a cartilha) e o que as propostas teóricas sugerem atualmente, com base no material que estudamos em nossas aulas. Escreva entre 20 e 30 linhas.
Para realização desta atividade é importante que você leia o artigo complementar: Letramento e modos de ser letrado: discutindo a base teórico-metodológica de um estudo. (GOULAR, Cecília, 2006) disponível nos arquivos da disciplina.
Bons Estudos!
Meu primeiro contato com as letras foi na fase dos cinco/seis anos, quando minha mãe começou a me ensinar a escrever meu nome, pois eu morava numa localidade no interior da minha cidade e lá não tinha educação infantil, a gente ingressava na escola com sete anos de idade na primeira série do ensino fundamental. Nessa escola também tinha somente duas professoras, portanto as mesmas se dividiam, uma dava aula pros alunos da primeira e segunda série e a outra pros alunos da terceira e quarta séries. A escola era um lugar mágico aos meus olhos, me lembro que eu amava estudar nela, lá reforcei as amizades com os colegas que já faziam parte da minha infância, fui aprendendo cores, formas, letras, escrever, ler, calcular, etc... Me lembro bem da primeira cartilha, a qual tinha uma figura que correspondia a inicial da letra, também continha a letra de forma pontilhada para passar por cima com o lápis aonde se desenvolvia a coordenação motora e assim posterior se aprendia a escrever a mesma. Assim foram meus primeiros traços, tempo de grandes descobertas. Após concluir as quatro séries iniciais oferecidas por essa escola, a gente tinha que pegar o transporte todo dia para se deslocar a cidade para dar continuidade as séries fundamentais, aonde ingressei na escola Princesa Isabel. Realidade totalmente diferente, tamanho da escola impressionava, conteúdos divididos em matérias e cada matéria um professor, foi um grande choque de realidade onde percebi que acabava a brincadeira de aprender e teria que me esforçar muito para alcançar os objetivos e conseguir a aprovação. Vivi momentos únicos, grandes histórias e fiz muitas amizades novas. Fui cursando ano após ano, sempre conseguindo aprovação e assim concluindo as séries iniciais. No ensino médio me separei de um parte dos meus colegas, pois os mesmos foram para escolas diferentes onde ofereciam cursos técnicos. Momentos de descobertas, pois após os três anos no ensino médio eu teria que saber qual o destino trilhar, portanto foi o destino que mudou minha história, tive que adiar o meu sonho de ir para a faculdade devido a uma gravidez inesperada. Assim tive minha filha, construí minha casa, prestei concurso público para servente e trabalho numa escola de educação infantil, e após quinze anos afastada da escola, consegui realizar meu sonho antes adiado e ingressei na faculdade. Hoje cursando o terceiro semestre de pedagogia, me sinto realizada apesar de o começo não ter sido nada fácil, mas escolhi essa graduação por acreditar na importância do pedagogo na vida do aluno.

Outros materiais