Buscar

Metodologia da historia – Unidade 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Metodologia da historia – Unidade 4
Silva (2013, p. 8) alega que “alguns estudos apontam a escassez de produções acadêmicas que discutam o ensino de História nos anos iniciais”. Isso nos mostra que esse campo de estudos ainda precisa de muita pesquisa para que tenhamos um conhecimento amplo, mas também aponta que se discute principalmente o livro didático. Podemos verificar outras linguagens no texto de Silva, relevantes para a prática docente. Marque a alternativa que NÃO corresponde à visão do autor e dos PCN’s:
	 
	a.
	No primeiro ciclo o trabalho com fontes orais deve ser prioritário, uma vez que as crianças ainda não alcançaram plenamente o ciclo da alfabetização.
	 
	b.
	Os materiais e recursos didáticos, no Brasil, são bem distribuídos e os professores e alunos estão, atualmente, bem assistidos na distribuição de materiais didáticos diferentes.
	 
	c.
	Materiais didáticos são produtos fundamentais na concretização do currículo, mas podem exercer funções antagônicas: potencializar a construção do saber histórico ou controlar e padronizar a ação docente.
	 
	d.
	O trabalho de leitura de documentos deve ser prioritário nas séries iniciais do ensino fundamental; pois as crianças pequenas estão tomando contato com as diversas linguagens comunicativas, como a língua escrita, matemática e artes.
2-Leia a afirmação a seguir: “A partir da seleção cultural, que define o que é legítimo ensinar, entende-se que ocorrem processos de transformação do conhecimento que incluem, de diferentes formas, a participação da escola e dos professores em um movimento que se desloca do currículo formal os saberes a serem ensinados - para o currículo real os saberes ensinados e aprendidos”. Assinale a alternativa que não se adequa a esse padrão. Marque a opção INCORRETA:
	 
	a.
	A dinâmica e a cultura escolar devem ser levadas em consideração ao se discutir esse movimento de deslocamento curricular.
	 
	b.
	Atualmente, não há espaço nas para se discutir essa temática.
	 
	c.
	É importante verificar que nem todos os professores possuem um capital cultural que os permita ampliar o debate acerca do currículo formal para o currículo real.
	 
	d.
	O entendimento de que os professores elaboram e reelaboram o que aprendem e o que ensinam, permite identifica-los como agentes transformadores do currículo.
3-O século XXI trouxe para a escola, e para outros ambientes também, o uso de aparelhos tecnológicos dentre os quais o smartphone. Símbolo de uma geração que nasceu na era da informação, este dispositivo pode ser pernicioso ou benéfico numa sala de aula. Sobre esta temática, relacione os grupos de pessoas com suas posições.
( 1 ) Professores contrários ao uso
( 2 ) Alunos
( 3 ) Profissionais da Educação
( 4 ) Pedagogos
(   ) Ignoram regras estabelecidas e usam os dispositivos em horários diversos.
(   ) Entendem que o debate sobre o tema é importante e urgente acerca do uso das novas tecnologias no ambiente escolar.
(   ) Alegam que o uso desses aparelhos prejudica o andamento das aulas, principalmente no tocante a consulta de livros físicos.
(   ) Acreditam que a escola e seus agentes precisam se adequar às novas demandas da tecnologia.
	 
	a.
	4 – 3 – 2 – 1
	 
	b.
	3 – 1 – 4 – 2
	 
	c.
	2 – 4 – 1 – 3
	 
	d.
	1 – 2 – 3 – 4
4-Sabe-se que os materiais didáticos são de fundamental importância para a prática docente voltada ao aprendizado e que não se resumem a livros didáticos – apesar de serem ainda hoje os mais conhecidos. Alguns autores apresentam acepções diversas para tais materiais. Relacione a definição ao seu autor.
A. Apple
B. Bittencourt 
C. Gimeno Sacristán
(   ) Materiais para o desenvolvimento curricular.
(   ) Materiais com o discurso produzido, tendo a intenção de comunicar e transmitir o saber das disciplinas escolares.
(   ) Instrumentos à serviço do poder reprimindo e domesticando o trabalho docente.
(   ) Conjunto de signos visuais e textuais que são produzidos sem uma finalidade escolar e que posteriormente passa a ser utilizado didaticamente.
	 
	a.
	C – C – B – A
	 
	b.
	B – A – A – C
	 
	c.
	A – C – C – B
	 
	d.
	C – B – A – B
5-Emília Viotti da Costa, estudiosa da temática Material Didático vinculado à História, aponta para uma questão bastante relevante, mas pouco abordada. Assinale a alternativa CORRETA:
	 
	a.
	Defende o uso do material didático enquanto documento e suporte de informação.
	 
	b.
	Apresenta alunos como produtores de materiais didáticos.
	 
	c.
	Aponta-os como recursos que fomentam uma aprendizagem mais eficaz, de acordo com o discurso imposto pelas novas demandas educacionais.
	 
	d.
	Legitimo os materiais didáticos como ferramenta imprescindível para os docentes.
6-As novas demandas trazidas à tona nos últimos tempos, em especial a velocidade no processamento de informações, fizeram com que a escola - e as demais instituições sociais - se modificassem. Dessa forma, a relação entre ensino-aprendizagem também se alterou. Assinale V ou F nas alternativas abaixo acerca dessa nova realidade.
(   ) A relação professor aluno ficou mais horizontalizada, ou seja, atualmente o docente e o discente não se diferenciam mais devido ao nível de respeito mútuo que se estabeleceu entre eles.
(   ) O uso de correntes historiográficas distintas ampliou a visão acerca da dicotomia “dominador-dominado”.
(   ) O crescimento do binômio ensino-pesquisa acentuou-se.
(   ) O professor é hoje um mediador do conhecimento e busca articular o que se aprende na Academia e o remoto, que se passa no dia a dia do aluno.
	 
	a.
	V – V – V – V
	 
	b.
	F – V – V – V
	 
	c.
	F – F – F – F
	 
	d.
	F – F – V – V
7-Nos últimos séculos, o campo da História tem passado por mudanças muito significativas. Dentre estas, destacamos a crítica a uma abordagem considerada superada, que apresentava uma história eminentemente política, fragmentada, objetiva e baseada em mitos ou heróis. Assinale a qual modelo se refere à assertiva anterior. Marque a opção CORRETA:
	 
	a.
	Contemporâneo
	 
	b.
	Marxista
	 
	c.
	Positivista
	 
	d.
	Hegeliano
8-A universalização do ensino e assunção das responsabilidades estatais sobre este não implicou, necessariamente, numa democratização do acesso ao saber. Isso pode ser verificado principalmente quando se observa o currículo das classes menos favorecidas e o das elites. Assim, o docente ao selecionar o conteúdo que utilizará em sua classe exerce um papel fundamental ampliando ou diminuindo a diferença entre as classes sociais. Sobre esse tema, marque Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ) nas assertivas abaixo:
(   )  I. O docente não tem escolha: ele precisa cumprir totalmente o programa curricular que lhe é apresentado no início do ano letivo.
(   )  II. Sendo a escola uma reprodutora das desigualdades sociais, tudo o que acontece em seu meio é direcionado, maquinalmente, para tal.
(   )  III. Na escola há certo poder de influência, muitas vezes camuflado, mas também é um espaço de possibilidades.
(   )  IV. Muito do que é apresentado pela escola torna-se legítimo, ainda que não seja o melhor para a maioria. A escola não é neutra e quase sempre apresenta uma cultura da classe dominante.
	 
	a.
	F – V – F – V
	 
	b.
	F – F – V – V
	 
	c.
	F – V – V – V
	 
	d.
	V – V – V – V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais