Buscar

Trabalho Horas Complementares (LEITURA: A ARTE DA GUERRA)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: 
RA: 
Curso: Administração (Unip Interativa)
Pólo: Data: 
Atividade Complementar
Relatório sobre o livro: “A Arte da Guerra de Sun Tzu”
O livro em si trata-se de uma obra antiga, mas com conceitos que permeiam até os dias atuais. Escrito a 500 anos a.C. A obra ainda é de suma importância aos administradores, principalmente por abranger situações corriqueiras que ainda hoje são enfrentadas por muitos administradores, que é o caso das horas de tomar decisões. 
Em cada um de seus 13 capítulos é abordado um tema, o qual, podem ser vistos como adversidades e o livro mostra a metodologia a ser utilizada para enfrenta-las, superá-las e obter o sucesso almejado. Dentre os temas decorrentes nos capítulos, cito os que mais se assemelham com os desafios encontrados pelos administradores no cotidiano. Eles são: Planejamento; cujo mostra que para enfrentar uma adversidade até então desconhecida, é necessário um preparo anterior, conhecer do que se trata tal adversidade e fazer um planejamento conforme os dados obtidos sobre o assunto, ou seja, é ter a noção do problema que irá enfrentar e já ter uma ideia formulada do que deverá ser feito para conseguir obter o resultado desejado. Outro capítulo que destaco é sobre a estratégia de ataque, no mesmo diz: “Alcançar cem vitórias em cem batalhas não é a conclusão última da sabedoria. Melhor é romper a resistência inimiga sem luta”. Nessa passagem nota-se que após já ter o planejamento formulado e conhecer o mínimo necessário sobre o problema em questão, a medida é lidar com o assunto pelos seus pontos fracos, não necessariamente bater de frente com o problema, mas lidar com ele por seus pontos falhos e dessa maneira solucioná-lo de forma estratégica. E por último, mas não menos importante, como já citado anteriormente, estão os pontos fortes e pontos fracos, que com base nas suas experiências e informações anteriores, você tendo noção desses pontos, você descobre maneiras de encará-los pelos seus pontos fracos e pode formular estratégias de tornar-se tão forte quanto ou superior a ele.
Diante da minha leitura do livro pude compreender o motivo pelo qual, embora a sua idade, ele ainda seja tão atual. Ele abrange os pontos mais importantes que hoje são utilizados por muitos profissionais, não somente profissionais da administração, mas de outras áreas também. Eu pude perceber uma relação bem forte também com decisões que profissionais do marketing precisam tomar corriqueiramente para obter o resultado esperado. Não há embasamento científico na minha opinião, mas acredito que ele tenha servido como inspiração para a criação de muitas teorias relacionadas ao sucesso organizacional, entre outras. 
Print do livro: acessado diretamente na biblioteca virtual.
 Comprovante de entrega:

Continue navegando