Buscar

Resumo para prova 1 de história do direito- Sociedades arcaicas, sociedades antigas, Grécia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociedades arcaicas.
Eram agrafás, possuiam pluralismo juridico, varios direitos. Existiam poucos papeis sociais que eram dados conforme a reciprocidaddade determinada segundo o grau de parentesco. Não existia um centro de poder nem dominação de um sobre o outro, a função do chefe era mediar conflitos e contar a historia do povo oralmente; em tempos de paz o chefe tinha função, mas não poder, em tempos de guerra ele tinha poder, o chefe também devia ser dotado de genrosidade. Havia um ideal radical de igualdade, assom como a ideia de solidariedade, como por exemplo um cidadão ir para a guerra em defesa do povo. Os direitos coletivos sobressaiam-se aos individuais. O direito confundia-se com a religião que era o centro social, o direito arcaico era baseado nos costumes,tinham uma protojurispriudência, situações orientadas pelo costume oraol. Direito era concreto, indiferenciado,sem diferenciação com a religião e surgia em situações de conflitos. As socieddaes arcaicas não possuiam autoridades de direito, como tribunais, mas possuiam contratos, as regras criadas pelo povo vinculavam direitos, deveres e comportamentos, o não cumprimento dessas regras tinham consequencias.
Socieddaes antigas
A passagem para as sociedades antigas é marcada pelo surgimento da escrita e formação das cidades. As cidades permitiram maiores relações sociais, e a escrita mais interações, como a complexificação do direito em um sistema escrito e codificado. Nas sociedades antigas existiam muitos papeis e funções sociais.
A escrita possibilitou enxergar as situações para além da situação, ou seja, projetando para o futuro, o que modificou o modo de ver a socieddae. A escrita surgiu através da contagem de, por exemplo, animais e plantas e dos pictogramas, que eram desenhos, aos poucos a construção imagética foi virando sons que viarram letras e por fim palavras.
Tipos de escrita das civilizações antigas eram: ideográfico, combinação de simbolos. Cuneiforme na mesopotâmia, que eram formas de cones em tabletes de argila. E os hieróglifos no Egito. ideográficp (simbolos representam sons)
No egito a forma de governo era monarquica, onde o faraó era o proprio Deus na terra, tinha essa visão devido a previsibilidade na natrureza, com a fertilidade do solos e riqueza de minerais. Na mesopotâmia o rei era só um representante de Deus, tinha-se essa visão devido a pouca previsibilidade da naturazal, com um solo menos fértil e muitas tempestades. Portanto, no egito o poder era mais concentrado, havia mais centralidade politica que na masopotâmia. A economia do egtio dependia pouco das trocas comerciais, a mesopotâmia era muito dependente do comercio. Na mesopotamia também era monarquia
Caracteristicas em comum no direito das socieddaes antigas, havia um meio termo entre direito concreto a abstrato com, ainda, forte influência de costumes, a escria estava ´presente no direito, a lei não era a fonte dominannte de direito
Na mesopotamia, os atore sociais podem pautar comportamentos. O rei emite a norma, mas o direito é revelado, possui uma orige divina. Uma fonte do direito da mesopotamia é o codigo da Hamurabi, que fazi determinaçõe sobre, por exemplo, contratos, herança, adoção, direito da familia, nele, as mulheres tinham mais autnomia que em Grecia e roma. Também tinha como determinação o principio da represalia, vingança.
No egito, adorava-se a Deusa da justiça, então, aplicava-se uma logica social, etica e cosmica que dava ao faraó deveres relativos à justiça, religião,tal como o de dominar conflitos visando o equilibrio. A concepção de equilibrio era a de que um conflito estava resoçvido quando as duas partes saissem satisfeitas do tribunal. No egito o direito também era revelado por Deus, também tinha origem divina
Para os povos hebraicos, o povo era um povo eleito por Deus, Deus era o legislador. A lei era oral, os rabinos interpretavam as situações e aplicam essa lei divina aos casos concretos.
Grécia
A primeira civilização importante da Grécia foi Creta, que possuia uma forma de escrita ideográfica, na qual simbolos representam sons, foi chamada de Linear A e nunca foi decifrada,e a linear B, considerada um pré-grego. Apos apos os declinio de Creta, tem inicio o periodo micenico, depois de um tempo essa civilização desaparece sem deixar vestigios, desaparece também a escrita, iniciando o periodo homérico. No peridodo pré classi,o em 750 a. C a escrita é recuperada e se cria o alfabeto grego.
Em Atenas, surge a polis, cidade-estado onde a politica é discutida e deliberada pelos habitantes, o direito não tem origem diviva ele é resultados das discussões politicas dos cidadãos, a pólis foi i caminho para a democracia ateniense, essa, no entanto, não era representatiava, ela era excludente, não visava a igualdade. A sociedade ateniense era dividida hierarquicamente em: cidadãos( homens livres, maiores de 21 anos e nascidos en atenas)- estrangeiros-mulheres e crianças-escravos. As mulheres não possuiam capacidade cidadã para deliberar e discurir a politica.
Havia a distinção entre publico e privado, publico era tudo referente a vida politica,cultural e civica da polis, privado era onde o cidadão cuidava de sua prole, o local de alimentação, de plantio, de sobrevivência.
A democracia am Atenas funcionava da seguinte forma, escolhia-se 10 membros e decidia-se o orgão maximo de deliberação da polis, esses orgãos eram: Assembleia, Conselho de 500 membros. Para fazer parte do conselho, era necessario ser cidadão. Atenas também tinha muitos tribunais, como o Aerópago que julgava os casos de subversão da constituição. Os casos menosimportantes eram julgados pelos tribunais judiciais,

Continue navegando